TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EPIDEMIOLOGIA DA DOENÇA PERIODONTAL

Por:   •  29/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  14.222 Palavras (57 Páginas)  •  848 Visualizações

Página 1 de 57

AULA 05 – PERIODONTIA 02/09/2016

EPIDEMIOLOGIA DA DOENÇA PERIODONTAL

  • Epidemiologia
  • É o estudo da distribuição e dos determinantes de estados ou eventos relacionados à saúde em determinadas populações e a aplicação deste estudo no controle dos problemas de saúde”

OBS: A epidemiologia é um estudo que busca entender como que uma determinada doença se manifesta e se distribui na população, quem é mais afetado ou quando é mais afetado por exemplo, com isso pode ser traçado métodos de prevenção na população/comunidade visando evitar a doença. Existem diversos estudos epidemiológicos.

 Quando se fala, por exemplo, em prevalência maior de periodontite agressiva em adultos jovens é porque durante muito tempo se observava que a doença acometia mais este grupo de indivíduos, tanto é que por um tempo esta doença era chamada de periodontite juvenil, tudo isto vêem sido observado através da epidemiologia, por isso é uma ciência tão importante.

  • Saúde da população;
  • Fatores que influenciam a situação de saúde;
  • Impacto das ações propostas;

OBS: Através do estudo da epidemiologia iremos entender como é a saúde e como é a doença daquela população, e o porquê de uma pessoa estar doente a outra não, entender quais os fatores de risco que o indivíduo esta exposto para que se tornasse susceptível a determinada doença.

Por exemplo, doenças do trato gastrointestinal são mais freqüentes em indivíduos que estão exposto à esgoto a aberto sem tratamento, isso porque as condições do ambiente propiciam que ela tenha isto, a maneira de prevenir isto seria tratando o esgoto, deixando-o devidamente fechado. Depois que fechar o esgoto, por exemplo, serão feitas avaliações para ver se as ações feitas de fato tiveram um real sucesso.

  • Diagnostico da doença periodontal

- Individuo: acumulo de placa;

- População: baixa condição sócio-economica

OBS: O diagnóstico da doença periodontal é no indivíduo, sabemos que neste caso o acumulo de placa é o que irá causas a gengivite, ou seja, acumulo do agente causador (fator etiológico).

Na população é observado que a as comunidades com baixa condição sócio econômica e cultural é que possuem mais gengivite, devido a falta de informação e condições ambientais por exemplo.

  • Propósitos:

- Quantidade e distribuição de uma doença em uma população;

- Investigar as causas desta doença;

- Controlar a doença;

OBS: O estudo epidemiológico tem como proposta verificar quantas pessoas possuem a doença na comunidade, além da quantidade se verifica quais pessoas são acometidas (mulheres, homens, negros, etc). Investigar as causas das doenças, no caso das doenças periodontais já é claro que o agente causador é o acumulo de biofilme, porém para outras doenças o agente etiológico não é tão claro desta forma. Depois de obter as informações são propostas ações para controlar a doença na comunidade.

OBS: Existem diversos tipos de estudos que vão identificar isso na comunidade.

  • Modelos de Estudo
  • Estudo Transversal
  • Prevalência da doença numa população num dado momento;
  • Estabelece relação da doença com outro valor;

OBS: Se pegar a turma que esta na sala de aula, por exemplo, e fazer um exame periodontal em todos para identificar quem esta com gengivite, suponhamos que hoje 02/09/2016 teremos 70% de pessoas com gengivite na sala de aula, isto é um exemplo de estudo transversal, onde em determinado momento faz a avaliação em uma população ou grupo, com isso poderá ser obtida a prevalência, ou seja, quantas pessoas estão com a doença.

  • Estudo Longitudinal (grupo e grupo controle):
  • Avalia se um fator esta associado ao desenvolvimento da doença:
  • Demanda grupos grandes e por um longo tempo;

OBS: Pode ser feita uma avaliação hoje na turma e observar que há 80% de pessoas com gengivite, depois de um ano a mesma turma é avaliada novamente, depois de novo e de novo, este é um exemplo de estudo longitudinal, onde se avalia, por exemplo, se as pessoas com gengivite estão com o mesmo índice de placa, ou seja, analisa se o fator etiológico esta variando. O estudo longitudinal demanda tempo, porém ele é mais preciso, pois ele mostra não só como esta a população mas como a doença se desenvolve ao decorrer do tempo, como as ações preventivas podem surtir mais ou menos efeito.

  • Princípios de um teste diagnóstico

ESTADO REAL DA DOENÇA

RESULTADO DO TESTE

DOENTE

SAÚDAVEL

Positivo

A (positivo)

B (falso-positivo)

Negativo

C (falso-negativo)

D (negativo)

Sensibilidade

A/ (A+C)

Especificidade

D/ (B+D)

Valor previsor positivo

A/ (A+B)

Valor previsor negativo

D/ (C+D)

OBS: O estado real da doença é feito também para saber no determinado momento quantas pessoas possuem gengivite, quantas estão saudáveis ou quantas tiveram resultados falso-positivo e falso-negativo.

Vamos imaginar “a grosso modo” na periodontia, quando sondamos e a gengiva sangra pode ser que o operador colocou força demais na sonda e machucou o paciente e por isso houve o sangramento, ou seja, o operador marcou como doença mas este resultado da sondagem é falso-positivo. Um exemplo de falso-negativo é em pacientes fumantes, onde após a sondagem não sangra mas isso não quer dizer que ele não esta tendo a doença, isso porque ele esta tendo uma vasoconstrição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (93.9 Kb)   pdf (656.1 Kb)   docx (263.3 Kb)  
Continuar por mais 56 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com