TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

Por:   •  15/10/2022  •  Artigo  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE SANTA TEREZINHA – CEST

CARLA MORGANA DA SILVA DIAS

A HISTÓRIA DA SAUDE PÚBLICA NO BRASIL

SÃO LUÍS - MARANHÃO

FEVEREIRO 2022

FACULDADE SANTA TEREZINHA – CEST

CARLA MORGANA DA SILVA DIAS

A HISTÓRIA DA SAUDE PÚBLICA NO BRASIL

[pic 2]

SÃO LUÍS - MARANHÃO

FEVEREIRO 2022

A HISTÓRIA DA SAUDE PÚBLICA NO BRASIL

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi implementado em 1988 através da lei 8080/1990 baseando-se nos princípios da equidade, universalidade e integralidade, assim o sistema visa ofertar o atendimento de acordo as necessidades que são apresentadas tendo como objetivo ofertar mais a quem mais precisa e menos a quem requer menor cuidado (LIMA et al., 2005).

Anteriormente ao surgimento do SUS, a saúde pública atendia apenas os indivíduos que realizavam contribuição à previdência social, deste modo os cidadãos que não possuíam condições financeiras dependiam unicamente do exercício de caridade, nesse período a saúde era liderada por meio do INAMPS ( Instituto Nacional de Assistência Medica e Previdência Social ) , porém esse órgão no ofertava o acesso a saúde de forma universal a população brasileira, por este motivo essa era  uma “ regalia” ofertada aos indivíduos que realizavam contribuições à previdência social  (CAMPOS , 2007 ; LIMA et al ., 2005).

O INAMPS, setor regulador da saúde surgiu mediante a fomentação dos empresários que não aceitavam o fato dos seus colaboradores se ausentarem das atividades laborais por justificativa de não estarem em bom estado de saúde, sendo que a sua manutenção financeira era realizada pelo empregador, pelo funcionário e pelo estado (BARBOZA et al., 2020).

Os indivíduos que não estavam associados a previdência social obrigatoriamente deveriam buscar o atendimento privado, assim como outras opções como as Santas Casas de Misericórdia, hospitais universitários que ofertavam de fato um atendimento gratuito, porém a oferta de atendimento em decorrência a capacidade, era infinitamente inferior a procura (CORDEIRO, 2004).

Com o surgimento do Sistema Único de Saúde é que de fato passou-se a ofertar a saúde para todos, sem discriminação tornando a atenção integral a saúde, de fato um direito, promovendo a descentralização tornando assim a saúde municipalizada e participativa, sendo que atualmente o SUS atende em torno de 152 milhões de pessoas, sendo que esta é a sua única alternativa de acesso a saúde (BARBOZA et al., 2020; CORDEIRO, 2004).

                                               ENTREVISTA

Entrevistada: Carmen Inácio de Oliveira

Idade: 72 anos

Profissão: Enfermeira

Vínculo ao SUS: Possui cartão do SUS sendo este atualmente a sua única alternativa para o acesso a saúde

A Sra. Se lembra do período em que não existia o atendimento à saúde pelo SUS?

R. Sim, me lembro. Minha mãe precisou fazer uma Cirurgia de apendicite e não tinha carteira assinada nem plano de saúde, teve que pagar para ser atendida, isso tudo porque não tinha SUS.

O fato de não possuir dinheiro para pagar pelo atendimento não mudava em nada?

R. Não, naquele período não ter dinheiro era um problema do cidadão, ninguém, nenhum órgão associado ao estado ou a saúde se importava, aí era possível receber atendimento apenas por meio de hospitais filantrópicos ou hospitais, mas esses recursos não existiam em qualquer lugar, na roça por exemplo não tinha!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (188.6 Kb)   docx (123.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com