TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Histologia Oral

Por:   •  9/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  6.460 Palavras (26 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 26

Pesquisa desenvolvimento facial, odontogênese, esmalte, dentina, polpa, mucosa oral, periodonto

Aula 1 - Desenvolvimento facial

NAs 8 primeiras semanas, existe uma chance maior de fatores ambientais ou genéticos causarem má formações, como por exemplo número e formato de dentes e fendas faciais.

1ª fase - 4 primeiras semanas → embrião

Proliferação celular e migração, não existe uma diferenciação muito grande dessas células. Se existe algum dano nessas células, o embrião nem evolui.

2ªfase → 8 semanas → embrião

Proliferação e diferenciação celular para formação dos orgão, existe possibilidade de instalação de doenças congênitas.

3ª fase → 3 mês em diante → feto

Já possui todos os orgãos formados, mas agora vão crescer e amadurecer → instalação de doenças congênitas muito menor que na 2ª fase.

Controle do desenvolvimento feito de maneira genética:

→ Gene Homeobox: genes reguladores do desenvolvimento de uma maneira geral, inclusive da face. Família grande de genes, no desenvolvimento dos dentes foram encontrados mais de90 genes. Eles resultam na formação de proteínas chamadas fatores de transcrição.

Os fatores de transcrição → proteínas que se ligam diretamente em algumas partes do DNA estimulando expressão de outros genes.

Os fatores de crescimento → EGF, FGF, BMP são proteínas não produzidas por genes homeobox, que se ligam a superfície celular e induzem uma via de sinalização através do receptor específico pra eles na célula competente (tem receptor pra aquele fator). Isso culmina na expressão de outros genes.

A combinação de diferentes genes homeobox e diferentes fatores de crescimento resultam em códigos - via de sinalização ou conjunto de regras. O que faz com que um dente seja um molar é um conjunto de regras, de genes que são expressos somente para aquele dente.

O embrião na 3ª semana

O folheto externo é o ectoderma → assoalho da cavidade amniótica

O folheto intermediário, com formação de notocorda é o mesoderma

O folheto interno é o endoderma. → teto do saco vitelínico

4ª semana

Ectoderma está sofrendo um dobramento que vai formar pregas e posteriormente vai se fechar formando um tubo neural, que se separa do ectoderma. Evento importante para o desenvolvimento das estruturas da face→ durante a formação do tubo as células apicais das pregas neurais se desprendem do tubo e formam uma transição epitélio-mesênquima

→ células com caracteristica epitelial vão começãr a se soltar e vão adquirir característica de fibroblasto e vão começar a migrar para o resto do organismo. Vão penetrar o tecido conjuntivo de vários locais, inclusive dos que vão formar a face → CÉLULAS DA CRISTA NEURAL

Formam gânglios espinais, neurônios do SNA, os melanócitos, células que produzem noradrenalina.

No final da quarta semana e começo da quinta → embrião começa a dobrar no sentido latero-lateral formando-se um intestino primitivo revestida por endoderma. Também vai se dobrar no sentido crânio-caudal formado a boca primitiva (estomodeu) que vai ser revestida por ectoderma .

A separação do intestino primitivo da boca primitiva é uma junção entre ectoderma e endoderma chamada Membrana Bucofaríngea. Logo ela se desfaz, para abrir a comunicação entre intestino e boca. Epitélio da cav. oral → origem ectodérmica.

Na região faríngea do embrião começam a surgir algumas protuberâncias (como se fosse no pescoço) que chamam-se arcos branquiais. Na região frontal existe a proeminência frontal (no meio vai se desenvolver o nariz e do lado os olhos).

Quando os 6 pares arcos branquiais começam a se desenvolver eles vão começar a separar a face do coração. O quinto e sexto pares no ser humano vão se involuir, deixando apenas 4 pares importantes. Como o embrião já está formando a pele, os arcos branquiais são revestidas por ectoderma, um acúmulo de mesoderma e internamente possuem endoderma ou ectoderma - depende da localização do arco. → Epiderme com conjuntivo em baixo.

As células da Crista neural, migram e penetram no mesoderma dos arcos branquiais, adicionando células proveniente do ectoderma ao mesoderma dos arcos branquiais. As células vieram do ectoderma e se fundiram com do mesoderma formando o ECTOMESÊNQUIMA. (SOMENTE NOS ARCOS BRANQUIAIS).

Mesoderma → tecido conjuntivo embrionário → Mesênquima.

Mesênquima → conjuntivo embrionário com origem no mesênquima

As células da Crista Neural que migram para o 1º arco tem uma expressão gênica (genes homeobox) diferentes daquelas que migram pro segundo e demais arcos.

Ectomesênquima → conjuntivo que dá origem a polpa, dentina, tecido de suporte, estruturas musculares da face. - menos do esmalte.

A falha na migração das células da crista neural, causam defeitos no feto. Estas células são muito vulneráveis ao alcool e ao ácido retinoico.

Síndrome de Treacher Collins → causada pela deficiência de migração das células neurais. Podem causar uma redução no número dos dentes, na forma dos dentes, etc. - pode ter ma formação de coração e outros orgãos.

Arco Branquial → Externamente revestido por ectoderme, o meio é sua maior parte formada por ectomesênquima (tecido conjuntivo), o endoderma reveste todos os arcos branquiais com exceção do 1º (revestido por ectoderma).

O 1º arco branquial delimita o estomodeu por isso é internamente formado por ectoderma.

Cada arco branquial tem uma artéria principal, um nervo, um componente muscular uma barra de cartilagem. O 1, o 2 e o 3 arcos estão relacionados com o desenvolvimento de estruturas da face e do pescoço (língua, palato, dentes, osso hiode e dentes). As estruturas que se desenvolverem do 1 arco vão levar a inervação e suprimento sanguíneo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44 Kb)   pdf (213.1 Kb)   docx (592.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com