TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DO TIPO DE SORRISO NA PERCEPÇÃO ESTÉTICA DO DESVIO DA LINHA MÉDIA DENTÁRIA

Por:   •  23/10/2017  •  Monografia  •  9.447 Palavras (38 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 38

UNIVERSIDADE CEUMA[pic 1][pic 2]

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO CURSO DE ODONTOLOGIA

BIANCA LOBO GAMA

INFLUÊNCIA DO TIPO DE SORRISO NA PERCEPÇÃO ESTÉTICA DO DESVIO DA LINHA MÉDIA DENTÁRIA

SÃO LUÍS – MA

2015


BIANCA LOBO GAMA

INFLUÊNCIA DO TIPO DE SORRISO NA PERCEPÇÃO ESTÉTICA DO DESVIO DA LINHA MÉDIA DENTÁRIA

[pic 3]

SÃO LUÍS – MA

2015

INFLUÊNCIA DO TIPO DE SORRISO NA PERCEPÇÃO ESTÉTICA DO DESVIO DA LINHA MÉDIA DENTÁRIA

BIANCA LOBO GAMA

BANCA EXAMINADORA

___________________________________

 Prof. Dr. Laércio Santos Dias

Orientador

___________________________________

 Prof. Ms.Dr. Saulo André de Andrade Lima

Co-Orientador

___________________________________

Prof. (a). Ms. Melissa Proença Nogueira Fialho

___________________________________

Prof. (a). Dra. Luciana Freitas Gomes e Silva


DEDICATÓRIA

Dedico a Deus toda felicidade desse momento, benção concedida por Ele, e que hoje me permite compartilhar com todos que fazem parte da minha vida.


AGRADECIMENTOS

Meu eterno agradecimento a Deus, que me permite viver, que me protege, cuida de mim, que só deseja que eu seja feliz e que em toda a minha vida, mas que nesses cinco anos, Ele me fez uma pessoa melhor, que nos momentos que eu julgava ser incapaz, Ele estava comigo e tranquilizava o meu coração me fazendo entender que esse sonho não era só meu, que é benção Dele para minha vida e que eu seria capaz, e fui. Muito obrigada meu Pai querido!

Aos meus pais, João Batista e Liz Cristina, pelo apoio e confiança, pelos ensinamentos e orações, por nunca me faltarem, por me amarem e por estarem tão felizes quanto eu estou. Aos meus irmãos João Vitor e Thamires, pela torcida e amor incondicional. Como é grande o meu amor por vocês.

Ao meu tio Raimundo Gama, pela oportunidade, pelo presente, sabedoria, ensinamentos, pelo esforço e confiança que foi dado a mim. Só Deus sabe o quanto eu sou grata a você. A minha tia Otacília Cristina, por estar ao meu lado, por estender a mão, por sido tão presente e ter tornado esse momento mais fácil com a sua ajuda e compreensão. Vocês são para mim como pais, muito obrigada por tudo.

A uma pessoa de grande admiração, pela sua sabedoria, seu caráter, por ser prestativa a todos, e que nesse momento muito me ajudou, Mayane Oliveira. Desejo a você sucesso.

A todos os meus familiares que vibram comigo esse momento mágico, valioso, onde inúmeros sentimentos se misturam, mas em palavras fica tão difícil descrever. Aos amigos que fazem parte dessa trajetória, que choraram, sorriram, que foram para mim como irmãos, companheiros, essenciais e verdadeiros. A pessoa que desde o início, ainda como namorado esteve comigo, apoiando, me dando amor, sendo paciente e acreditando em mim, e hoje como esposo, somamos essa conquista e agradecemos a Deus pelas bênçãos de todos os dias. Te amo Leandro.

Ao Prof. Dr. Laércio Santos Dias, pela oportunidade e apoio na elaboração deste trabalho, sendo extremamente atencioso.

Muito obrigada a todos!

Se quer mesmo obter o sucesso, você precisa trilhar caminhos novos, ao invés de procurar atalhos que todo mundo conhece.

(John D. Rockefeller)

SUMÁRIO

RESUMO        10

ABSTRACT        11

1 INTRODUÇÃO        12

2 MATERIAIS E MÉTODOS        15

3 RESULTADOS        21

4 DISCUSSÃO        25

5 CONCLUSÃO        29

6 REFERÊNCIAS        30

APÊNDICES        34

APÊNDICE I – TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO        35

APÊNDICE II – QUESTIONÁRIO        37

ANEXOS        41

ANEXO I – APROVAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO        42

ANEXO II – NORMAS DA REVISTA CIENTÍFICA        46

ARTIGO CIENTÍFICO


Influência do Tipo de Sorriso na Percepção Estética do Desvio da Linha Média Dentária

Bianca Lobo Gama1

Saulo André de Andrade Lima2

Laércio Santos Dias3

  1. Curso de Odontologia da Universidade Ceuma. Endereço: Avenida Guaxenduba, número 61, bairro Centro. Email:bia.gama2503@hotmail.com
  2. Profº do Curso de Odontologia, Universidade Ceuma. Email: sauloaal@hotmail.com
  3. Profº do Curso de Odontologia, Universidade Ceuma. Email: leo_dias22@hotmail.com.br 

RESUMO

Objetivos: Avaliar a influência da altura do sorriso no grau de percepção estética do desvio de linha média dentária superior, considerando dentistas, estudantes de odontologia e leigos Metodologia: Foram obtidas duas fotografias de uma modelo feminina, uma com sorriso espontâneo (sorriso alto) e outra com sorriso menos enfático (sorriso normal). Ambas as fotografias foram recortadas de forma a mostrar apenas a ponta do nariz, filtro labial, lábios e mento. Em seguida, os sorrisos foram manipulados para produzir alterações progressivas da linha média dentária superior em relação à linha média facial a cada 1 mm, desde 0 até 4 mm. Essas fotografias foram apresentadas aos examinadores por meio de apresentação de slides, onde foram entregues um questionário e uma ficha com 10 escalas visuais analógicas (EVA), para que os julgadores pudessem quantificar o grau de percepção estética de cada imagem avaliada.    Resultados: Constatou-se que houve diferença significativa entre Dentistas e Leigos quanto a percepção estética (p=0.033) e que o sorriso alto, obteve valores significativamente menores de grau de percepção estética que o sorriso normal somente para o avaliador dentista (p=0.002). Quando foram comparados os desvios de linha média no mesmo tipo de avaliador para mesmo tipo de sorriso (p>0.05) não houve diferença estatística significativa Conclusão: Conclui-se, portanto, que dentistas são mais críticos em relação a percepção estética do sorriso, a altura do sorriso não influencia o grau de percepção e leigos, estudantes de Odontologia e Dentistas não diferenciam desvios de linha média de 1mm, 2mm, 3mm e 4mm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.2 Kb)   pdf (703.1 Kb)   docx (247.2 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com