TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Implantação de um programa odontológico

Por:   •  20/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Anos de implantação de um programa odontológico de prevenção a gestantes e bebês na maternidade Evangelina Rosa, Teresina-PI.

O Programa Preventivo para Gestantes e Bebês (PPGB) é um programa de extensão universitária do curso de odontologia, desenvolvido no Instituto de Perinatologia Social do Piauí, anexo da maternidade Evangelina Rosa, em Teresina. Desde sua implantação, em 1997, sua atuação centra-se em uma perspectiva preventiva promocional. Atualmente, 16 alunos do curso de odontologia da UFPI, além de estudantes de mestrado participam do projeto. A ideia consiste em trabalhar de forma educativa e preventiva tendo como público-alvo gestantes e bebês de até três meses de idade.

O objetivo do PPGB é de conscientização de mães, sensibilizando-as da importância da adoção de hábitos capazes de prevenir e/ou controlar o curso de evolução das doenças placa-induzidas, perpetuados ao longo de gerações e de que são exemplos a cárie dentária e doenças periodontais. Inseridas nesse contexto, a equipe que participa do programa orienta e qualifica as mães para práticas em saúde bucal, com o que visa a torná-las competentes e interativas e, a partir da apreensão dos conhecimentos adquiridos, passarem a exercer, também, a função de promotoras de saú-de. Em última análise, essas ações auxiliam na modificação de antigos costumes e construção de novos hábitos, tanto no ambiente familiar quanto no coletivo, obtendo, com isso, melhor qualidade de vida a todos.

      O presente trabalho tem por objetivo evidenciar em números, desde a implantação do projeto em 1997 até março do presente ano, o sucesso do programa, mostrando os grandes impactos positivos à população teresinense.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com