TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LESÃO ENDOPERÍDIO – RELATO DE CASO

Por:   •  24/6/2019  •  Artigo  •  4.181 Palavras (17 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE DE UBERABA

IANE BARBOSA MEDEIROS

NERIZE RAIANE BONESSO

LESÃO ENDOPÉRIO – RELATO DE CASO

UBERABA - MG

2018

IANE BARBOSA MEDEIROS

NERRIZE RAIANE BONESSO

LESÃO ENDOPÉRIO – RELATO DE CASO

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba como parte das exigências à conclusão da disciplina Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso I do 10º período no ano de 2018 do Curso de Odontologia.

Orientador: Prof. Benito André Silveira Miranzi.

UBERABA - MG

2018

RESUMO

A inter-relação dos tecidos periodontais e tecido pulpar podem ocorrer por meio de comunicação, que resultará no surgimento das lesões endopério, essas lesões são causadas por produtos infecciosos e irritantes encontrados nos tecidos pulpares ou periodontais. Esse meio de comunicação pode ser de origem, iatrogênica, anatômica ou patogênica sendo a ultima um dos principais fatores causador da lesão, quando as bactérias atingem o periodonto ou tecido pulpar  desencadeando uma resposta inflamatória que resultará em agressão desses tecidos.As lesões endopério tem como principal via de comunicação o forame apical,outras estruturas anatómicas também contribui como exemplo os canais laterais,acessórios,ou deltas apicais,exposição dos tubulos dentinários devido a remoção do cemento de forma mecânica ou congénita sendo classificadas como vias de comunicação anatómicas fisiológicas ,em caso de perfuração e fraturas radiculares  sera classificadas como vias de comunicação patológica não fisiológica,ambas as comunicações geraram a lesão endo-periodontais.São classificadas de acordo com sua origem e tratamento. Um exame semiológico, clínico e radiográfico minucioso levará ao correto diagnostico e tratamento dessas lesões,  e seu prognostico dependera da causa,extensão e resposta do hospedeiro.Esse trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura,sobre as lesões endoperiodontais,com relação a sua divisão,classificação,microbiologia,etiologia,diagnostico e tratamento.

Palavras chaves: lesão endo – periodontais, etiologia,tratamento

REVISÃO DE LITERATURA

O contato direto dos tecidos periodontais e polpa pode ser um meio de comunicação de elementos infecciosos e irritantes da polpa para o periodonto ou periodonto pra polpa,essa relação de ambos os tecidos envolvidos são chamadas de lesões endo- perio.Atualmente mais de 50 por cento da morte pulpar é devido ao envolvimento endoperiodontico.Ela se origina a partir de uma lesão periodontal que evolui e gera uma lesão periapical ou se une com uma lesão periapical preexistente,ou pode ocorrer a partir de uma lesão endodontica periapical que se une ou forma uma lesão periodontal.(Dahlémer,al.2002).

As lesões endoperio são de uma natureza complexa,o tratamento e o prognostico dependerá do diagnostico da doença ,o envolvimento de ambos problemas pulpares e periodontal complica o diagnostico e o plano de tratamento.(Meng,1999).

A comunicação destas duas estruturas observa-se no início da odontogénese pois a papila dentária origina a polpa dentaria e o saco dentário da origem o ligamento periodontal (Shah N et al,1991). Na fase tardia de campânula são separados pela bainha epitelial de Hertwi.(Rotstein I, Simon JH et,al,2000).

Essa relação, pode ser justificada através do desenvolvimento embriológico,já que a polpa e o periodonto são formados pelo mesmo mesorderme,que se diferencia em papila dentaria, em polpa, e em dentina,e ainda esse mesmo medoderme quando  circundando pelo orgão do esmalte  como saco dentario,se diferencia em  cemento que recobrirá a raiz e as estruturas periodontais,ambas possui a mesma origem,os tecidos são biologicamente semelhantes formado por tecido conjuntivo froujo,celulas mesenquimias diferenciadas,fibroblastos,histiocitos,fibras colagenas e reticulares e vasos e nervos,e estão intimamente relacionados. (Gorduysus MO et,al 2018).

As lesões endo-perio são caraterizadas pelo envolvimento da doença pulpar e periodontal no mesmo dente,ocorrendo de forma simultânea,causadas por uma infeção mista de patogenos anaeróbios, o que sugere que a doença pulpar ou periodontal pode ser o resultado de uma infecção bacteriana nas vias de comunicação entre o  periodonto e a polpa,que possui uma relação de forma anatómica e funcional .O que determina a progressão da doença nestes tecido, e a probabilidade de infeção cruzada,será de acordo com tempo que a lesão esta presente,quanto mais tardiamente diagnosticado,mas desfavorável será o prognostico. (ROTSTEIN; SIMON, 2004).

A doença periodontal na polpa tem maior incidência de degeneração do que em dentes que não possui nenhum envolvimento periodontal sugerido que a doença periodontal tem um efeito prejudicial a polpa podendo ocorrer casos de pulpite retrograda.(Bergenholtz & Hasselgran et al,2008)

Vias de comunicação

As vias de comunicação entre estes tecidos podem ser divididas em  vias de comunicação anatómicas/ fisiológicas  e  vias de comunicação patológicas/não fisiológicas elas que determinaram a propagação da infeção(Rotstein I, Simon JH et al,200)

As vias de comunicação anatomicas fisiologica,são aquelas estruturas anatomicas que comunicam polpa e periodonto.(Harrington G, Steinar D, Ammons JW. Et,al 2002).

As estruturas periodontais como o ligamento periodontal,  gengiva,  cimento e o osso alveolar são componentes que têm uma grande importância  na manutenção do dente e também na  sua vitalidade, apesar do efeito da inflamação periodontal no tecido pulpar ser ainda controverso.Nos casos de periodontite agressiva generalizada,exposições pulpares e lesões cariosas não tratadas contribuem para o desenvolvimento da lesão endoperio,sendo que a causa principal do aparecimento desta lesão é a presença de bactérias os efeitos que estas causam são nocivos em ambos os tecidos, devido às semelhanças nas caraterísticas dos tecidos pulpares e periodontais . Em ambos os tecidos, as reações podem ser agudas ou crónicas, sendo que a nível pulpar são geralmente agudas e no periodonto são processos crónicos. (BURCH & HULEN ET AL,1974)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (166.2 Kb)   docx (51.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com