TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Odontologia e Bioetica

Por:   •  25/10/2020  •  Seminário  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

  1.  O que é a Estratégia Saúde da Família (ESF)?

 De acordo com o que foi desenvolvido e eu conseguir aprender na disciplina Saúde Bucal Coletiva Estratégia Saúde da Família (ESF) é um programa da atenção básica que reúne vários profissionais das diversas áreas de saúde a ter uma aproximação maior com a realidade das famílias brasileiras, promovendo-as prevenção promoção, continuidade ao tratamento e a cura para tratamentos de saúde.

[pic 2]Fonte: MEC

2.      Você já fez uso do serviço público de saúde em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) – Posto de Saúde? Como foi a experiência? Caso não tenha tido, entreviste e descreva o relato da experiência de outra pessoa.

CASO DE EPLEPSIA:

Nome: Maria Julia Rodrigues de Macêdo

Idade: 21 anos

Diagnóstico: Epilepsia (Sequelas de uma pré- eclampsia em momento de parto)

Julia teve sua primeira convulsão à 3 anos atrás, estava em casa e surpreendeu sua mãe com sua primeira crise epilética, foi levada a idade Básica de Saúde, medicada e encaminhada para a cidade vizinha para que realizar um exame de tomografia, desde então ela apresenta crises frequentes, mais no entanto é acompanhada por vários especialista e faz tratamentos contínuos tudo pelo SUS.  

[pic 3] Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo

 3.      Os princípios do SUS foram cumpridos nessa experiência relatada? Quais?

 Sim. Todos, a UNIVERSALIDADE por que ela precisou do sistema e foi atendida, a EQUIDADE, por que ela recebeu o tratamento necessário desejado sem nenhuma diferença e a INTEGRALIDADE, por que o sistema atendeu sua necessidade e continua na assistência no tratamento e a reabilitação.

[pic 4]Fonte: Folha do Vale

4.      Após ler as atribuições do cirurgião-dentista (CD) na Atenção Primária a Saúde (APS), descreva de acordo com a sua opinião, como os profissionais de Saúde Bucal podem ofertar uma atenção a saúde mais integral à população? Como o CD pode desenvolver ações além daquelas realizados no consultório odontológico?

 Conhecer a realidade de seus pacientes, como eles vivem, condições de vida, quais as situações de riscos que os cercam, principais dificuldades enfrentada no dia-a-dia, anotar por faixa etária quais os procedimentos odontológicos mais necessários em cada um, prestar a educação sobre saúde bucal necessária, acompanhar a rotina daqueles pacientes, o papel do CD é bem mais do que atender em consultório, é promover saúde, educar, diagnosticar e solucionar, visitas semanais realizando campanhas de prevenção é mais que essencial e é um dever.

[pic 5] Fonte: UOL

5.      A respeito do Sistema Único de Saúde (SUS), para você, quais são os principais entraves e dificuldades na prestação do serviço público de saúde? Quais sugestões você daria para melhorá-lo?

 O SUS pra mim é o melhor e mais completo programa de saúde gratuito do mundo, ele não é culpado por nada de ruim, mais a maneira que é desenvolvida e muitas das vezes as dificuldades impostas pelas pessoas que o alimenta é tremenda, as principais dificuldades encontrada hoje no meu ponto de vista são: falta de organização com o sistema e com os usuários, as pessoas não respeitam a dificuldades dos outros só pensam em ofertas, corrupção é algo preocupante o desvio de verbas dos governantes é escrúpulo, as filas de esperas por atendimento especializado, falta de medicamentos obrigatórios nas farmácias populares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (482.8 Kb)   docx (592.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com