TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do Recurso de Diagnostico Por Imagem na Prevenção Patológica

Por:   •  8/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4

A importância do Recurso de Diagnostico

Por Imagem na Prevenção Patológica

Debora Pereira dos Santos

RESUMO

Com base em estudos, avaliações e consultas, temos por finalidade apresentar como se inicia os processo patológicos odontológicos após a troca dos dentes deciduos.  Todos os dados apontados foram retirados de uma vasta analise de livros e artigos a fim de que todas as informações estejam o mais próximo possível da realidade oferecendo aos leitores o apoio na identificação e acompanhamento da doença.

Palavras Chave: Odontologia, Raio-x.

ABSTRACT

”See ABSTRACT Based on studies, evaluations and consultations, we aim to present how the dental pathological processes are started after the change of the deciduous teeth. All of the above data were taken from a comprehensive analysis of books and articles so that all information is as close to reality as possible, offering readers support in identifying and monitoring the disease.


Keywords: Dentistry, x-ray.

INTRODUÇÃO

A fase de dentição mista da criança ocorre por volta dos 6 aos 12 anos de idade, sendo assim essa fase deve ser considerada de suma importância devido as alterações buco maxilares. Nesta fase, realizar um exame radiográfico é de suma importância a fim de se ter informações de grande valia caso ocorra à necessidade de uma intervenção odontológica, principalmente se a intervenção for à avaliação de desenvolvimento nas áreas dentomaxilar e craniofacial.

Desenvolvimento

Nesta fase de dentição mista, a criança passa a sofrer alterações nos primeiros molares e  os incisivos centrais e laterais já passam a sofrer alterações. Já os caninos e pré-molares sofrem essas alterações por volta dos 10 e 12 anos, dando inicio ao afloramento bucal e finalizando todo esse processo de desenvolvimento odontológico da troca de dentição por avanço de idade.

Devido nessa fase a criança ter maturidade para compreensão do procedimento no exame é possível observar que o mesmo será de nível satisfatório. Para exames de objetividade em avaliação única as do tipo periapical e Interproximais, são os mais indicados, no caso de uma avaliação num todo, a panorâmica é a mais subjacente.

Os exames radiográficos nessa idade são solicitados com a finalidade de solucionar patologias relacionadas a situações peculiares da idade como, por exemplo, alterações anatômicas relacionadas aos espações entre os dentes permanentes com relação ao tamanho da boca, existe também estudos que apontam para avaliação dentaria com relação a estudos de avaliação se o paciente sofrera com osteoporose, porem pouco se conhece sobre o método (Alves de Mesquita., Ricardo – 2010 MG).

Existem algumas associações de métodos sendo os mais comuns: panorâmico ao interproximal, periapical ao interproximal.

O método periapical e inteproximal  é o método mais indicado para  a idade e nessa associação o recomendado é fazer uma montagem completa da boa utilizando 14 radiografias, formalizando 10 imagens periapical e 4 Interproximais. Como mostra na figura1.

[pic 1]

No procedimento técnico Periapical objetiva-se avaliar os incisivos centrais e

laterais e os caninos e molares.

Já no procedimento Interproximal destina-se a avaliação da região posterior, tanto superior e inferior quanto laterais direita e esquerda. Como na figura 2.

Recomenda-se para este exame o filme padrão periapical, caso seja necessário pode-se utilizar também o filme infantil (2,2x3)

O exame é executado da seguinte maneira, avalia-se:

A - Molares superiores e Inferior; Molares ou pré-molar Superior e Inferior; Canino superior e Inferior; Incisivo superior e Inferior.

Nas imagens abaixo, mostraremos algumas alterações que são apontadas pelo exame de Raio-x através da periapical e panorâmico.

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

CONCLUSÃO

Logo conclui-se que no momento inicial da dentição infantil, é de suma importância que o paciente faça um acompanhamento odontológico com objetivo de prevenção, visto que parte deste acompanhamento deve-se ao fato de evitar problemas cardíacos, estomacais e trazer consigo uma qualidade de vida para este paciente. Sendo assim, para um diagnostico completo, é importante que o profissional de odontologia tenha conhecimento de diagnostico por imagem, evitando que tais patologias passem despercebidas, visando evitar problemas futuros caso haja alteração desde a troca dos dentes decíduos, pois é nesse momento onde as alterações poderão dar inicio, fazer esse acompanhamento gerara menos transtorno no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (321 Kb)   docx (315.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com