TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Na área De Recursos Humanos

Trabalho Escolar: Diagnostico Na área De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  8.696 Palavras (35 Páginas)  •  1.172 Visualizações

Página 1 de 35

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 JUSTIFICATIVA 5

3 OBJETIVOS 6

3.1 OBJETIVO GERAL 6

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6

4 METODOLOGIA 7

4.1 PESPECTIVA DE ESTUDO 7

4.2 TÉCNICA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS 7

4.3 DELIMITAÇÃO DE ESTUDOS 8

4.4 LIMITAÇÕES DE ESTUDO 8

5 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO 9

6 REFERENCIAL TEÓRICO 12

6.1 AS FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 12

6.2 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 12

6.3 REMUNERAÇÃO 13

6.4 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 14

6.5 GESTÃO DE PESSOAS NA ERA DO CONHECIMENTO 15

6.6 RETENÇÃO DE TALENTOS 16

6.7 PRÁTICAS DE RETENÇÃO DE TALENTOS 17

6.8 ROTATIVIDADE 17

6.9 CAPITAL HUMANO 18

6.10 BENEFÍCIOS 19

6.11 RECOMPENSAS 20

6.12 OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO 20

6.13 EMPOWERMENT 21

6.14 GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS 20

7 DIAGNÓSTICO NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS 24

7.1 POLITICAS DE ORGANIZAÇÃO DO SETOR 24

7.2 APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 24

7.2.1 ANALISE E DESCRIÇÃO DE CARGOS 24

7.3 PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS 24

7.4 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 25

7.5 PROGRAMAS DE MUDANÇAS 25

7.6 MANUTENÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 26

7.6.1 REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS 26

7.7 MONITORAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 26

7.8 TOPICOS EMERGENTES DE RECURSOS HUMANOS 27

8 ANALISE DAS INFORMAÇÕES 28

9 IDENTIFICAÇÃO DE FORÇAS E FRAQUEZAS 34

10 IDENTIFICAÇÃO DAS CAUSAS DOS PROBLEMAS 35

11 RECOMENDAÇÕES ESTRATÉGICAS 35

12 CONCLUSÃO 37

13 REFERÊNCIAS 38

14 ANEXO 39

1 INTRODUÇÃO

Gestão de pessoas é um recente tema de estudo. A competitividade que foi gerada a partir da globalização exigiu a criação de um novo modelo de gestão, que muda o foco e tenta se adaptar aos novos tempos, e assim a área de Recursos Humanos vive em constante mutação. Essas mudanças influenciam o clima organizacional e a produtividade dos colaboradores da organização.

Dessa forma a gestão do capital intelectual tem atualmente extrema importância, embora a grande maioria dos executivos nas empresas ainda não se deu conta da necessidade de possuir uma administração de Recursos Humanos que seja atuante e participativa na tomada de decisões da organização.

O trabalho é parte importante na vida, e as pessoas devem fazê-lo com prazer, sem ficarem entediadas ou mal-humoradas. Quando tratadas com respeito certamente retribuirão com o melhor de si, o que consequentemente traz mais benefícios e vantagens competitivas para a organização.

A função de Recursos Humanos atualmente está amplamente ligada aos objetivos e metas da empresa, dando suporte a todas as áreas e fazendo com que os funcionários estejam sempre motivados e comprometidos. Dentre suas diversas responsabilidades, estão o recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, cargos e salários, planejamento de carreiras, administração de conflitos, avaliação de desempenho e atração e retenção de talentos.

A elaboração deste TCC tem o objetivo de realizar um Diagnóstico de Recursos Humanos a partir de questionários aplicados aos funcionários da Checon Distribuidora e Transportadora Ltda, empresa de grande porte que atua no ramo de distribuição e transporte de bebidas, mais especificamente produtos da marca Schincariol, sendo sua matriz localizada no município de Eunápolis, interior do estado da Bahia. Após análise dos questionários, serão apresentadas sugestões para melhoria dos processos de gestão de pessoas, com vistas à melhoria do clima organizacional.

2 JUSTIFICATIVA

A área de Recursos Humanos passou por diversas fases. No início do século XX, os primeiros departamentos de RH apenas controlavam as admissões e demissões feitas por outros setores, realizavam os pagamentos e administravam planos de benefícios dos funcionários. Em grande parte consistia apenas em assegurar que os procedimentos fossem seguidos. Quando a tecnologia como testes e entrevistas, começaram a surgir, o departamento de recursos humanos passou a desempenhar um papel maior na seleção, no treinamento e na promoção de funcionários.

Devido a grandes prejuízos que ações judiciais poderiam causar às empresas, as práticas efetivas em relação ao pessoal, tornaram-se mais importantes. Negociando com sindicatos ou empregando de maneira igualitária, a área de pessoal ganhou status tanto pelo que poderia fazer para proteger a organização de problemas quanto pela contribuição positiva que dava para a competitividade da empresa.

Todos os processos pelo qual passou a gestão de recursos humanos demonstram que hoje é mais importante do que nunca contratar pessoas, treiná-las e motivá-las continuamente. Atualmente, as melhores práticas de RH para muitas empresas incluem contratação altamente seletiva, equipes de trabalho e tomadas de decisão descentralizadas, altos salários, treinamento extensivo, diminuição das diferenças de status e muito compartilhamento de informações entre funcionários e gerência.

Comprovadamente, administrar efetivamente o sistema de RH representa retornos financeiros maiores para a empresa. O fato de os funcionários serem hoje fundamentais na busca de vantagem competitiva levou à criação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.4 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com