TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada Clínica Integral Do Idoso

Por:   •  28/4/2023  •  Dissertação  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
CLÍNICA INTEGRAL DO IDOSO I

LUANA PATINHO
RA: 6700014

ATIVIDADE 1: Os alunos deverão ler o seguinte artigo científico em língua portuguesa:
 SALES, MVG et al. Condições de saúde bucal do idoso no Brasil: uma revisão de literatura. Arch Health
Invest (2017) 6(3): 120-124. Disponível em:
http://www.archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1918/pdf
Este artigo aborda o tema “Condições da saúde bucal do idoso ”. Os alunos deverão:
a) Fazer a leitura crítica do artigo científico.
b) Fazer relatório da compreensão do texto do artigo em análise, com emissão de opinião científica
sobre:
 Objetivo
 Metodologia
 Resultados e Discussão
 Conclusão
Postar o relatório na plataforma.

Condições da saúde bucal do idoso

O presente trabalho objetiva relatar as condições de saúde bucal do idoso brasileiro; enfatizando a qualidade de vida desse idoso, bem como o grau de conhecimento dos cuidadores no que diz respeito à higiene e manutenção da saúde bucal desses idosos; através de uma revisão de literatura a respeito do tema. O objetivo do artigo é mostrar como a população idosa necessita de atenção à saúde bucal, quando e por que.
A pesquisa abrange a busca de artigos publicados nos últimos dois anos na Scientific Electronic Library Online-SciELO sobre o tema “Condições de saúde bucal do idoso”.
Estudos mostram que a institucionalização de idosos se deve a fatores como: solidão associada à viuvez, menor oportunidade de emprego, menor suporte social e baixa renda, os quais se tornaram mais evidentes nos últimos anos. Estudos analisaram o nível de conhecimento de alguns cuidadores que atuam em instituições asilarem sobre a higiene bucal e a manutenção da saúde bucal do idoso e a falta de cooperação deste foi relatada como sendo a maior dificuldade encontrada pelos cuidadores durante a higiene bucal destes.
Vários estudos têm demonstrado que as lesões bucais em idosos são decorrentes de alterações como o próprio processo de envelhecimento, alteração metabólica, fatores nutricionais, usa de drogas, uso de próteses, hábitos psicopáticos, consumo de álcool e tabagismo.
Portanto, a educação em saúde bucal, além de ajudar a melhorar a estética do idoso, também pode manter a função mastigatória normal e, assim, manter o estado nutricional, pois a proteção tende a promover a proteção dos dentes.
O envelhecimento provoca diversas alterações fisiológicas em todo o corpo. A prevenção, a informação e os cuidados adequados de higiene oral na população adulta são muito importantes, pois os dentes são preservados até à idade máxima.
A população brasileira tem experimentado mudanças demográficas ao longo dos anos. O aumento da expectativa de vida tem levado a um aumento da população idosa do país. Perante este rápido crescimento populacional, é notória a necessidade de proporcionar aos seniores uma elevada qualidade de vida.
A partir deste trabalho pode-se concluir que à medida que a tecnologia melhora e a expectativa de vida aumenta, os idosos são mais saudáveis ​​e têm menos doenças, mas estas ainda podem ser prejudiciais à saúde desses idosos se não forem tratadas e diagnosticadas precocemente. Devido às doenças causadas pelo próprio envelhecimento, há uma maior necessidade de tratamento odontológico para essa população. Esse conhecimento possibilita que os profissionais de saúde se engajem em ações que promovam a saúde e previnam a doença. Considerada de suma importância fisiológica e metabólica, a cavidade oral começa a sofrer danos com a idade. Em idosos institucionalizados, a condição é mais grave para a população geriátrica em geral devido às múltiplas doenças sistêmicas concomitantes, além de cuidados com a saúde bucal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (55.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com