TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação do Arco de Dentição

Por:   •  14/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO DE ODONTOLOGIA

DISCIPLINA CLÍNICA INTEGRADA I

Laila Braz Pereira

Lais Nunes Pereira

Rafaella Medrado Costa

RELATO DE CASO CLÍNICO

                

Feira de Santana - BA

2022

[pic 2]

CURSO DE ODONTOLOGIA

DISCIPLINA CLÍNICA INTEGRADA I

RELATO DE CASO CLÍNICO

                

Relato de caso clínico apresentado a disciplina Clínica Integrada Ido curso de odontologia da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana.

Feira de Santana - BA

2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...........................................................................................................

2 RELATO DO CASO CLÍNICO ...................................................................................

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS .....................................................................................

REFERÊNCIAS ............................................................................................................

1 INTRODUÇÃO

O conhecimento das estruturas anatômicas da cavidade oral é fundamental para confecção do tratamento protético, bem como a identificação das alterações nos tecidos ósseos, gengival e nas articulações temporomandibulares com a perda dos dentes. Tais modificações afetam a mastigação, fonação, estética e conforto do paciente. Alterações como reabsorção óssea, hipotonicidade muscular e disfunções da ATM podem ser amenizadas com um tratamento reabilitador protético adequado. (LAPORT, et al., 2004)

Os entendimentos destes processos causam a realização de uma reabilitação consciente, suprindo as necessidades e expectativas do paciente e proporcionando satisfação ao dentista. Assim, na confecção dessa prótese devem-se respeitar os limites anatômicos e fisiológicos da atuação da musculatura envolvida, analisar a área de rebordo residual, definindo corretamente a área chapeável, diagnosticar a presença de bridas e torus no assoalho bucal e deve-se respeitar o freio lingual, as inserções dos músculos genioglosso e o fórnix gengival. (ASSUNÇÃO, et al., 2004)

Quando se confecciona uma prótese mal adaptada ou ocorre desadaptação devido ao longo período de uso, podem ocorrer lesões no tecido conjuntivo, classificando como hiperplasia inflamatória, que geralmente é assintomático. Conhecer e respeitar as estruturas anatômicas são essenciais para a obtenção de sucesso no tratamento de indivíduos desdentados totais. (ASSUNÇÃO, et al., 2004).

2. RELATO DO CASO CLÍNICO

Paciente melanoderma, 63 anos de idade e sexo masculino, apresentou-se na clínica escola da UNEF no dia 28/ 03/2022 procurando por atendimento odontológico, e foi realizado a anamnese e exame clínico para detalhar as necessidades do paciente e o tratamento proposto. O mesmo já fazia uso de prótese total superior há mais de 10 anos sem realizar nenhum tipo de manutenção. Foi observado a má adaptação e desgaste da prótese, sugerindo uma nova reabilitação protética.

[pic 3]

Clínica 1:

No mesmo dia, foi feita a moldagem funcional no paciente, iniciado com a seleção da moldeira S2 para desdentado. O material de escolha utilizado foi a godiva, pois ele garante um ótimo afastamento dos tecidos moles, da musculatura inserida no rebordo, boa adaptação em vários tipos de moldeiras e permite correção.

Na confecção do modelo anatômico depois de realizado a moldagem, foi utilizada o gesso especial para vazar e obter o modelo de gesso.

                           [pic 4][pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com