TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Prescrever Medicação

Por:   •  2/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Osmar Lins

BACHARELADO EM ODONTOLOGIA

Marília Bernardino Laranjeira Ferraz

COMO PRESCREVER MEDICAMENTOS

Vitória de Santo Antão, 2017

Marília Bernardino Laranjeira Ferraz

COMO PRESCREVER MEDICAMENTOS

Trabalho de Pesquisa, apresentado ao eixo de Farmacologia e Terapêutica, como pré-requisito à obtenção de uma das notas que compõem a média da II Unidade.

Orientadora: Prof. Adriano Costa

        

Vitória de Santo Antão, 2017

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.................................................................................................5

2- REFENCIAL TEÓRICO.................................................................................7

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................13

REFERÊNCIAS...................................................................


Introdução

A prescrição é um documento formal que aqueles que prescrevem assumem compromisso por aquele medicamentos/terapêuticas que foi dispensado e administrado ali pautado. Para que se realize a prescrição é necessário que o paciente apresente algum problema de saúde física e dirigir-se a um profissional de saúde. Perante a lei, os profissionais da saúde aptos a prescrever são: médicos, médicos-veterinários, cirurgiões-dentistas e os enfermeiros.

É aplicada regulamentações com relação prescrição de medicamentos e sobre aspectos éticos a serem seguidos pelos profissionais. As principais normas que versam sobre a prescrição de medicamentos são a Lei Federal n.º 5991, de 17 de dezembro de 1973 e o Decreto n.º 3181, de 23 de setembro de 1999 que regulamenta a Lei n.º 9787, de 10 de fevereiro de 1999, bem como a Resolução – CFF n.º 357, de 20 de abril de 2001, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), que define as Boas Práticas em Farmácia.

As prescrições mais meticulosas devem abranger apropriados princípios de farmacodinâmica, farmacocinética, dose, interações e efeitos adversos e entre outros fatores.

É indicado, pela Organização Mundial de Saúde, seis etapas para o processo de prescrição: na 1° etapa, é necessário que o profissional reúna informações passadas através do paciente, que devem ser averiguadas e elucidadas os sinais e sintomas, a fim de definir o problema e diagnosticar melhor; na 2° etapa, o profissional deve apontar o objetivo terapêutico; na 3° etapa deve eleger a medicação que tenha mais eficácia para o paciente; na 4° etapa atribui-se o ato da prescrição no qual pode englobar medidas medicamentosas e/ou medidas não medicamentosa; a 5° etapa o paciente é instruído com relação à terapêutica escolhida; e a 6° etapa é realizar o acompanhamento do tratamento apresentado.

Além disso, é essencial que a prescrição seja feita de forma legível, clara e com linguagem de fácil compreensão. Algumas regras são estabelecidas em lei, sendo elas: Identificação tanto profissional como do paciente, não deve apresentar rasuras, deve esta com letras de fôrma, por extenso e legível, empregar tinta e de acordo com a nomenclatura e sistema de pesos e medidas oficiais. Sendo obrigatório utilizar um receituário peculiar, contendo a assinatura e o carimbo do prescritor e data da prescrição. Porém não deve indicar atos desnecessários ou impróprios pela legislação do País, como também não pode receitar ou atestar de forma secreta, ilegível ou em branco.

Para que se tenha um controle dos fármacos prescritos à autoridade monitora por meio de receitas especifica. Alguns fármacos para ser liberado são necessários que se tenha a prescrição junto ao documento denominado de Notificação de Receita. As substancias de controle são: imunossupressores, talidomida, psicotrópicos, entorpecentes, antirretrovirais e entre outros.

A Notificação de Receita de cor amarela (A) é fornecida de forma numerada e controlada para uso de prescrição de entorpecentes e psicotrópicos, a Notificação de Receita de cor azul (B) pode ser impressa pelo profissional ou instituição para a prescrição de psicofármacos. A Receita de cor branca é para controle especial no qual deve ser preenchida vias, sendo uma via da farmácia ou drogaria e a outra do paciente.

        De acordo com o que foi descrito anteriormente, o objetivo desse trabalho foi dissertar sobre como prescrever medicações, mencionando a prescrição de medicamentos pelo Cirurgião-Dentista. A fim de correlacionar a Farmacologia e Terapêutica.

Estudo do tipo: revisão literária narrativa. Pesquisa realizada em artigos pesquisados na biblioteca virtual em saúde (BVS). Foram pesquisados 5 artigos, sendo selecionados 3. As palavras chaves utilizadas para pesquisa foram: Prescrição Terapêutica, Prescrição Medicamentos e Prescrição de Medicamentos na Odontologia. O intervalo de 2009 até 2014. O idioma das pesquisas foi à língua portuguesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com