TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cárie Dentária

Por:   •  24/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 3

Cárie Dentária

A população mundial sofreu muito com a falta de recursos contra a prevenção e os cuidados com a cárie no século XX. As pessoas não tinham assistência, o que ocasionava grande consequências, como dor, excisão, e contaminação. O descobrimento do flúor foi de grande mérito a princípio, um método de prevenção que mudou a vida da população universal.

Desde o período paleolítico, o Homo sapiens é afetado pela cárie dentária, apesar disso essas lesões só aumentaram. O homem em constante evolução mudou seus hábitos, sua alimentação, passou a produzir e cozinhar seus alimentos, assim inaugurou novos cardápios, passaram a consumir mantimentos ricos em carboidratos, amidos e açúcares, aumentando o desenvolvimento de lesões cariosas.

A cárie dentária ocorre quando os microrganismos, atravessam a camada do esmalte, facilitando que a cárie se desenvolva rapidamente na dentina transmitindo dor. O Streptococcus mutans é o principal colonizador, produz todos os resíduos deixados na boca, como açúcares, amidos em sacarose que são ácidos, formando uma constituição viscosa, chamada placa, que aglomera no dente, tudo isso através do metabolismo e fermentação, executando o processo que ocasiona a cárie dental, devido a desmineração dos tecidos dentais. Não é um caso ultrapassado, atualmente a cárie ainda é muito comum na população.

As bactérias estão presentes espontaneamente na boca. Os principais alvos da cárie dentária são crianças, devido a imperfeição da escovação e o grande consumo de alimentos ricos em açúcares, e em idosos o desgaste dos dentes e a diminuição das gengivas torna-se um local vulnerável para a cárie. O flúor ajuda a inibir o aparecimento de cáries em todas idades.

Contudo, a cárie se tornou uma epidemia, necessitando de um método de prevenção, para que as pessoas passassem a utilizar prevenindo ou cuidando de lesões presentes, pois a cárie dentária possuí estágios, o inicial, o avançado e o comprometimento pulpar/abscesso, que podem se agravar, necessitando de tratamento, podendo manifestar com muita dor, irritação e infecção da polpa dentária, sendo necessário a remoção dessa polpa para que não venha afetar o osso alveolar.

A água fluoretada pode trazer grandes benefícios para a saúde dentária, essa descoberta foi no século XX por McKay, quando observou que crianças que utilizavam a água com processo de fluoretação possuíam dentes manchados, mas não apresentavam dentes cariados e que crianças que não utilizavam esse tipo de agua possuíam dentes livres de manchas, porem com cáries.

Portando, o uso da água fluoretada com uma fórmula que possuí a composição correta, para que não haja nenhuma consequência negativa ao indivíduo e a estética de seu dente, funciona como um tratamento de prevenção a cárie dentária. Esse processo funciona como um projeto de saúde pública, deve ser controlado pelo servidor público e que seja fiscalizado, sendo uma tática para diminuição da placa dentel cariogênica, abrangendo um grande número populacional a fluoretação das águas abastecidas à sociedade torna-se um método de grande eficácia, fácil e por um custo razoável em relação ao preço de um tratamento dentário para combater a cárie , e muitas pessoas não teriam condição de se livrar desse incomodo por não ter acesso ao consultório odontológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com