TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: O Pequeno Principie

Por:   •  21/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 7

DE SAINT-EXUPÉRY, Antoine. O pequeno príncipe. Editora Melhoramentos, 2017.

        

        O livro O pequeno príncipe tem como personagens principais o protagonista pequeno príncipe um garoto com cabelos cor de ouro que usa cachecol vermelho e veio de outro planeta e o próprio autor Antoine como narrador, a historia apesar de apresentar imagem infantil é indicada não só para crianças, mas para pessoas de todas as idades. Na historia o pequeno príncipe vai viajando e encontrando pequenos planetas, onde moram alguns exemplos de personalidade de pessoas adultas que para ele são consideradas meio que esquisitas por a maioria se ocupar com coisas ingênuas, após ele passar por vários planetas ele chega a terra onde conhece um piloto de avião que abandou o sonho de infância de virar pintor por motivo das opiniões adultas. O autor do livro Antoine de Saint Exupéry foi um escritor, ilustrador e piloto francês, e autor de vários livros, nasceu em 1900 no dia 29 de junho em Lyon França, morreu em um acidente de avião, durante uma missão de reconhecimento, no dia 31 de julho de 1944.

        O livro o pequeno príncipe começa contando a historia do narrador que aos seis anos de idade começou a fazer desenhos, seus primeiro desenhos foram uma jiboia que engoliu um elefante, ele mostrou então o desenho para um adulto, o adulto então pensou que fosse um chapéu por motivo de não ter uma longa imaginação igual a das crianças, no entanto disse que seria melhor o garoto parar de desenhar por não ter futuro com desenhos.

As pessoas grandes aconselharam-me deixar de lado os desenhos de jibóias abertas ou fechadas, e dedicar-me de preferência à geografia, à história, ao cálculo, à gramática. Foi assim que abandonei, aos seis anos, uma esplêndida carreira de pintor. Eu fora desencorajado pelo insucesso do meu desenho número 1 e do meu desenho número 2. As pessoas grandes não compreendem nada sozinhas, e é cansativo, para as crianças, estar toda hora explicando (DE SAINT-EXUPÉRY, 2017, p.2).

        Este garoto ficou velho e desistindo do seu sonho, foi ser piloto de avião, no qual com o passar dos anos certo dia em um voo aconteceu um acidente fazendo que ele isso parar no meio de um deserto, sem outra saída então ele decidiu concertar o avião, passando horas sem conseguir foi anoitecendo e ele apagou ali mesmo na areia do deserto, acordando depois de muito tempo com a presença de um pequeno garoto dos cabelos cor de ouro e com cachecol vermelho, o pequeno príncipe, que já foi logo o pedindo um desenho, o piloto assustado não ousou perguntar nada, então lhe mostrou o desenho da jiboia que tinha engolido o elefante, o príncipe então reconheceu que era a jiboia e o elefante, o que deixou o piloto admirado, pois ninguém nunca reconheceu seus desenhos fez o desenho que ele pediu adquiriu certo afeto pelo garoto que tinha vindo de outro planeta muito distante da terra, segundo De Saint-Exupéry (2017), o pequeno príncipe tinha vindo do era o asteroide B 612 que só foi visto em 1909 uma vez pelo telescópio, por um astrônomo turco. Mas ninguém levou o astrônomo a serio por sua maneira de se vestir, só sendo levado a serio depois de muito tempo quando se apresentou com roupas formais.

Se lhes dou esses detalhes sobre o asteróide B 612 e lhes confio o seu número, é por causa das pessoas grandes. As pessoas grandes adoram os números. Quando a gente lhes fala de um novo amigo, elas jamais se informam do essencial. Não perguntam nunca: "Qual é o som da sua voz? Quais os brinquedos que prefere? Será que coleciona borboletas?" Mas perguntam: "Qual é sua idade? Quantos irmãos ele tem? Quanto pesa? Quanto ganha seu pai?" Somente então é que elas julgam conhecê-lo. Se dizemos às pessoas grandes: "Vi uma bela casa de tijolos cor-de-rosa, gerânios na janela, pombas no telhado..." elas não conseguem, de modo nenhum, fazer uma idéia da casa. É preciso dizer-lhes: "Vi uma casa de seiscentos contos". Então elas exclamam: "Que beleza!" (DE SAINT-EXUPÉRY, 2017, p.11).

        O narrador acredita que as pessoas não se importam com o essencial que o outro tem a oferecer, mas se interessam por coisas que menos se tem necessidade de prestar atenção. O narrador valorizar as pequenas coisas que o mundo tem a oferecer, como as estrelas, beleza de uma flor e o pôr do sol, pois ele acha que o muito que as pessoas buscam não esta nas coisas difíceis, mas si nas mais simples e acessíveis.

        O pequeno príncipe contou ao piloto que precisava que ele desenhasse um carneiro para comer o baobá que poderia trazer prejuízos ao seu planeta, e também contou por onde tinhas passado ate chegar a terra conhecendo vários tipos de pessoas com personalidades diferentes, sendo um rei, um vaidoso, um bêbado, um homem de negócios, um acendedor de lampião, um geografo. Ele conheceu essas seis personalidades passando por seis planetas ate que então chegou à terra o sétimo planeta infestado por tais personalidades, de acordo com De Saint-Exupéry (2017), a terra não é qualquer planeta, lá tem 111 reis brancos e negros, 7 mil geógrafos, 900 mil negociantes, 7,5 milhões de beberrões e 311 milhões de vaidosos.

        O príncipe cotou que ao chegar à terra conheceu uma serpente que prometeu o levar a seu planeta em um instante, segundo De Saint-Exupéry (2017), a serpente disse, em quem eu toco eu o devolvo a terra de onde veio, posso te ajudar se tiver saudade de sua terra.

        Ele contou também que conheceu uma raposa que caçava galinhas e era caçada pelo homem, a qual o convenceu o príncipe a cativa ela para que um fosse importante para o outro.

Minha vida é monótona. Eu caço as galinhas e os homens me caçam. Todas as galinhas se parecem e todos os homens se parecem também. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra (DE SAINT-EXUPÉRY, 2017, p.51).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com