TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implementando o Cuidado em Rede

Por:   •  3/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Pós Graduação em Saúde da Família

Resenha Crítica de Caso

Ingrid de Almeida Baiao

Trabalho da disciplina Atuação em Base Territorial

                                                       Tutor: Prof. Jose Carlos Siciliano Oliveira

Rio de Janeiro

2020


IMPLEMENTANDO O CUIDADO EM REDE

O texto discute sobre as dificuldades encontradas pela população menos favorecida em relação ao acesso e ao cuidado básico de saúde em muitos municípios brasileiros.

O caso relatado, ocorreu uma situação comum na população brasileira, na qual, reside em uma comunidade em condições precárias.

A família visitada pelo ACS é composta pelos pais e 4 crianças de 11,9,8 e 5 anos, respectivamente, sendo a mãe gestante . A renda familiar é um pouco mais que um salário mínimo.O Pai estava desempregado e com idade acima dos 50 anos, fator que dificulta para reintegrar ao mercado de trabalho. A mãe é doméstica, grávida de 20 semanas do quinto filho, cujo pre natal ainda não estava sendo feito. Dessa forma a renda familiar era insuficiente para suprir as necessidades básicas.

Durante a fase de cadastramento das famílias da sua área de atuação, o agente de saúde teve contato com a referida família e encaminhou a mãe para a unidade de saúde competente para proceder com o pré - natal. Ao procurar dos medicamentos prescritos pelo médico, obteve a  resposta de  que estavam em falta na farmácia da unidade do seu bairro.Quanto aos exames de rotina do pré natal o tempo de espera dos resultados certamente inapropriado, visto sua condição, ela não poderia esperar tanto tempo, sua gravidez já estava avançada e o mesmo ocorreu para acompanhamento com nutricionista e assistente social.

Foi necessário a família buscar auxilio em uma maternidade do município vizinho, quando chegou a hora do parto, devido a precariedade do serviço de saúde que foi fornecido pelo seu município. A gestante foi a unidade de saúde com a ajuda de um vizinho e não com o transporte de pacientes do seu município.

A família teria que arcar com os custos do transporte, que era complicado devido as condições financeiras, para dar continuidade aos procedimentos dos período puerperério, que incluem a assistência medica a mãe e ao bebe.

Com isso, mais uma dificuldade foi encontrada por essa família, que seria aguardar o atendimento precário do seu município pois não tinham meios para se dirigir ao município vizinho, onde ocorreu o parto, devido a incapacidade do município fornecer o atendimento adequado não só a ela mas a maioria da população.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (43.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com