TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implementando o Cuidado em Rede

Por:   •  21/4/2017  •  Resenha  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  1.107 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Fichamento de Estudo de Caso

Nome do aluno (a) Selma de Jesus Vieira da Silva

Trabalho da disciplina: Atuação em Base Territorial 

Tutor: Prof. Jose Carlos S.

RECIFE / 2017

Estudo de Caso: Implementando o Cuidado em Rede

Atuação em Base Territorial  

REFERÊNCIA:

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.

Implantação das Redes de Atenção à Saúde e outras estratégias da SAS / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

MERHY E, Cecílio LCO & Nogueira RC 1992. Por um modelo técnico- assistencial da política de saúde em defesa da vida: contribuições para as Conferências de Saúde. Ministério da Saúde, Brasília. (Cadernos da 9a Conferência Nacional de Saúde. Descentralizando e Democratizando o Conhecimento, v. 1). 1992.

        De acordo com o caso apresentado, o estudo aponta que existe um crescimento gradual em relação a uma cobertura de atenção a saúde básica, sendo a mesma relacionada à família e o bem estar de todos. O trabalho produzido assume expectativas da Politica Nacional de Atenção Básica – Saúde mais perto de você, um projeto político que abrange seu relacionamento físico com o usuário com o expositivo de melhorara a qualidade dos serviços oferecidos.

        A área de saúde nos permite uma reflexão de curta, media e longo prazo para o desenvolvimento eficiente dos serviços e qualidade operacional dos mesmos. Segundo Merhy Celio e Nogueira (1992), a organização da produção dos serviços se da a partir do arranjo de saberes da área, bem como das estratégias políticas implementadas por um determinado grupo social.

        Destarte a saúde é um sistema que sistematiza e interage com uma rede integral de ações e serviços correspondentes, assim permite que encaminhamentos sejam feitos, medidas sejam tomadas e estratégias articuladas. Vejamos a questão que se deu por uma visita de um profissional que possibilitou um encaminhamento para o pré-natal de uma senhora indicado a uma unidade de saúde da família. Um procedimento que muda por completo uma situação social, emocional e patológica.

        Este caso retrata uma realidade da pauperização e da vulnerabilidade social. Apresenta uma usuária da saúde que atendida por um profissional da saúde que disponibiliza medicamentos, encaminhamentos de extrema importância para a saúde da mãe e do bebê, ainda orientada ao melhor momento e escolha do seu parto. A usuária já com dificuldades financeiras e sociais vai à busca do que lhes tem por direito seu medicamento, se depara com genérico e com dosagem diferenciada, assim encaminhada à outra unidade de saúde que possa garantir os mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (147.2 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com