TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.427 Palavras (14 Páginas)  •  895 Visualizações

Página 1 de 14

Relatório de Materiais Dentários II

. Alginato

. Gesso

. Resina acrílica

. Elastômero

Alginato

É o hidrocolóide irreversível. Para molde de região úmida – material hidrofílico que tem em sua composição alginato de potássio e sulfato de potássio. Sendo indicado para: . moldagem de antagonista; . moldagem de transferência; .enceramento diagnóstico; . modelo de estudo e execução de restaurações provisórias.Tem como vantagens : Tolera fluidos bucais; .fácil manipulação; . Confortável para o paciente devido ao gosto agradável; .baixo custo; . não requer equipamento elaborado e é hidrofílico . Existem também as contra-indicações : Incapacidade de reproduzir detalhes e contra-indicado para moldagens de dentes preparados para prótese fixa ( rasgamento). Temos que ter os seguintes cuidados: . Armazenar sempre em ambiente frio e seco; . pó deve estar sempre homogeneizado; . recipiente sempre tampado e evitar aspirar a poeira que se eleva quando a tampa se abre. Manipulação : Devemos fazer a seleção da moldeira: medição com compasso, paquímetro ou posicionamento de moldeira. Sendo a superior, que alcance até o tuber e a inferior até a porção inicial do trígono retromolar. .Desinfecção de moldeira: cinco litros de água para um litro de hipoclorito. Podemos usar a cera periférica quando falta no fundo de vestíbulo. Usa para o selamento da borda da moldeira e vai completando até atingir o fundo . Preparo pó e líquido : Misturar as quantidades de pó e líquido na proporção do fabricante. Alteração de dosagem altera em consistência e tempo de presa, e também em sua resistência e fidelidade. Geralmente a moldeira total permite duas medidas de alginato e duas de água e moldeira parcial, uma medida, mas temos que avaliar o tamanho da moldeira, sendo a avaliação oriunda do tamanho da boca. Primeiro põe a água na cuba, depois coloca o pó de acordo com a proporção do fabricante. Verificar a temperatura da água que significa o controle grande de reação. Espatulação deve ser vigorosa e durante 1 minuto. Coloque o alginato na moldeira e leva a cavidade bucal onde vai ficar por 2 minutos, após esse tempo o alginato já está geleificado, na condição de hidrocolóide irreversível. Devemos ter muito cuidado com a sinérese (contração) e a embebição (expansão).

Posição paciente/ Operador

.Superior: paciente na posição de cadeira o mais reto possível próximo à 90 graus. Altura da cadeira de acordo com a altura do paciente. Altura do ombro. Operador: À frente do paciente para centralizar a moldeira e após centralizar, permaneça a frente, depois passe para trás, sempre segurando a moldeira. Façamos então uma respiração nasal ao lado do paciente para tranqüiliza-lo.

Inferior: Cadeira- 120 graus. Moldar a arcada inferior com a língua em dinâmica, leve inclinação. Não podemos moldar nunca o dorso lateral da língua. Segredinho básico: Depois de remover o molde de alginato da arcada inferior total, põe um pouco de alginato na área correspondente a língua. Um alginato bem retinho para quando vertermos o gesso, ter uma base reta e não fraturar na remoção.

Depois de remover o molde de alginato da boca passamos agora para o seguinte procedimento: Desinfecção do molde de alginato: 5 litros de água para 1 litro de hipoclorito . Não esquecendo , portanto que devemos verter gesso imediatamente após secarmos a desinfecção (tirar o excesso) . Se não for de imediato, tem que ter um umidificador. Uma caixa umidificadora, com esponja úmida para não ocorrer alteração dimensional e sinérese. De 10 a 15 minutos na caixa e de pois verter o gesso.

Gesso

Cristais de cálcio hemiidratado e gipsita na sua composição. A gipsita é fracionada e calcinada, perdendo parte da água de cristalização. De acordo com a técnica de aquecimento o gesso adquire características físicas diferentes. Requisitos do gesso: . Resistência, dureza, expansão de presa mínima. São 3 tipos básicos de gesso: Tipo II, Tipo III e Tipo IV. Utilização : Construir modelo, montagem no articulador, inclusão de próteses totais e parciais, troqueis, e como aglutinante de revestimento. Gesso Paris, II-Cristais de formas irregulares e porosas, serve para modelo de estudo, fixar modelo no articulador e preenchimento de muflas no preparo de próteses removíveis. Gesso Pedra, III- Os cristais são menores emais densos que os do gesso paris, serve também para modelo de estudo, modelo de trabalho de prótese total,construção de modelos de próteses provisórias. Gesso Tipo IV –É o pedra melhorado: Densita. Os cristais tem formas cúbicas ou retangulares, serve para confecção de troqueis, modelos de PPR, modelos de prótese fixas, implantes. É um gesso bem resistente. Existem também o gesso V, que tem alta resistência, serve para modelos de ortodontia e tem cristais bem homogêneos e uniformes e o gesso melhorado sintético,que tem baixa expansão fortalecido com resina e gipsita alfa melhorada e serve para troqueis e bandas dentárias, tem alta estabilidade dimensional e resistente a fraturas e ao corte.

Primeiro passo para trabalhar com o gesso –Agitar antes de usar : Os movimentos unificam os cristais. A relação água/pó é a única forma que se tem de ver se o gesso está alterado ou não. Ver relação água /pó e tempo na bula do material. Período de indução –É o tempo que decorre até que se evidencie o aumento de temperatura. Quando a temperatura atinge o ponto máximo, a maior perte do hemiidrato já se converteu em gipsita e a temperatura começa a cair até atingir a temperatura ambiente. Exemplo de manipulação errada – Se eu pego 100 gr. de gesso e ao invés de 20 ml. de água eu coloco 40ml., leva mais tempo para cristalizações, não vai ficar duro pois altera a quantidade de cristais,vai expandir mais, pois tem mais água agregada a ele, onde concluímos que: Quanto maior a relação água/pó, maior será o tempo de trabalho, maior será o tempo de presa e menor será a resistência do produto. Interfere no tempo de presa : As mais diversas impurezas, a granulometria, a relação água /pó, a velocidade de espatulação e a temperatura. Tempos : Espatulação: 1 minuto; tempo de trabalho: 3 minutos; perda de brilho: 9 minutos; tempo de presa inicial:40 minutos e tempo de presa final (secagem final) :7 dias . Cuidados essenciais : Armazenamento: pote fechado , de preferência de rosca, agitar antes de usar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com