TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CIRURGIÃO DENTISTA E A SUA IMPORTÂNCIA NA ATENÇÃO DA SAÚDE BUCAL DE PESSOAS PORTADORAS DE HIV

Por:   •  14/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE CEUMA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÂO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

        

RAFAEL GONÇALO DE ARAÚJO.

O CIRURGIÃO DENTISTA E A SUA IMPORTÂNCIA NA ATENÇÃO DA SAÚDE BUCAL DE PESSOAS PORTADORAS DE HIV

São Luís - Ma

2019

UNIVERSIDADE CEUMA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ODONTOLOGIA

CURSO DE ODONTOLOGIA

RAFAEL GONÇALO DE ARAÚJO

 

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Administração da Universidade Ceuma como requisito de nota parcial.

Orientador:

São Luís - Ma

2019

SUMÁRIO

1 PROBLEMA...........................................................................................................
2 HIPOTESES..........................................................................................................

3 OBJETIVOS..........................................................................................................

3.1 Objetivo Geral.................................................................................................
3.2 Objetivo Específico..........................................................................................

4 JUSTIFICATIVA....................................................................................................

5 REFERENCIAL TEÓRICO..................................................................................

6 METODOLOGIA...................................................................................................

7 CRONOGRAMA...................................................................................................

REFERÊNCIAS.......................................................................................................


1 PROBLEMA

Tratando da atuação odontológica, o desconhecimento prévio da doença e de suas manifestações clínicas, aliado ao preconceito construído sobre a aids, causou extremas limitações no tratamento dos portadores. A grande maioria dos  cirurgiões dentistas não sentem que tem o preparo necessário para conceder atendimento aos pacientes portadores de HIV/aids, principalmente quando estes já apontam complicações clínicas que necessitam de atenção. O profissional, devido à insegurança sentida, prefere evitar esse tipo de atendimento. No entanto, é necessário deixar claro que o tratamento dos indivíduos portadores do vírus HIV não tem maior complexidade que o de outros pacientes com agravos clínicos semelhantes. Ademais, os sinais clínicos iniciais da imunodeficiência associados ao vírus HIV aparecem com frequência, na cavidade bucal (Brasil, 2000), o que torna o cirurgião-dentista um importante ator no diagnóstico precoce da doença e reabilitação desse grupo específico de pacientes.

2 HIPÓTESES

A difusão do conhecimento acerca do atendimento, diagnóstico e tratamentos de variações na saúde bucal por HIV/aids e  instrução sobre riscos ocupacionais durante procedimentos odontológicos podem minimizar o preconceito para com esses pacientes, possibilitar segurança ao cirurgião dentista ao se deparar com algum caso relacionado  e promover saúde integral com maior qualidade de vida para portadoras do vírus da imunodeficiência humana.

3 OBJETIVOS


3.1 Objetivo Geral

Promover uma revisão e pesquisa minuciosa sobre o tratamento odontológico de portadores de HIV/aids, descrevendo a importância de manter os procedimentos que garantem atenção integral, sem barreiras preconceituosas ou estereótipos, à saúde bucal das pessoas com HIV/Aids sob a visão dos dentistas.

3.2 Objetivos Específicos

Para que seja possível analisar as informações sobre os tratamentos odontológicos de portadores de HIV/aids e contemplar, assim, o objetivo geral, seguem-se os objetivos específicos abaixo.

• Fazer o levantamento sobre as fases da doença;

• Mostrar quais os exames laboratoriais atualmente é usado para diagnosticar a doença e como o cirurgião dentista pode ser um fator importante nesse processo;

• Mapear as principais manifestações bucais causadas pela infecção;

• Nortear os riscos ocupacionais presentes na atuação clínica do cirurgião dentista no atendimento aos portadores de HIV/aids e condutas frente a acidentes.

4 JUSTIFICATIVA

Independente do problema de saúde, a promoção de saúde confere ao paciente tratamento integral. Partindo por esse pressuposto, o cuidado com a saúde bucal das pessoas quem portam o vírus HIV ou que já apresentam a AIDS (estágio clínico mais avançado do vírus) necessita de cuidados multidisciplinares que exigem atenção especial do cirurgião-dentista. A situação de imunossupressão que é gerada pelo vírus leva ao risco do surgimento de neoplasias ou infecções na cavidade oral.

Contudo, para que o profissional possa conceder integralidade em seu atendimento, é necessário que ele apresente uma qualificação ideal e tenha condições de estrutura física para tal atendimento. Assim, por meio de anamnese e exame físico, o dentista pode encontrar sinais e sintomas sugerem infecção causada pelo vírus HIV, cooperando e sendo um fator considerável para que precocemente seja diagnosticada a doença. O cirurgião-dentista exerce um papel igualmente importante nos pacientes que a infecção já foi comprovada por meio de exames, contribuindo para melhoria da sua qualidade de vida por meio de ações que garantam a manutenção da saúde bucal,

Dessa forma, fica nítida a importância de ter ciência dos cenários das práticas e efeitos em saúde bucal relacionados à assistência odontológica aos pacientes portadores de HIV/aids, levado em conta os processos de educação permanente desenvolvidos, o métodos utilizados e o acesso dos usuários a saúde integral sem barreiras preconceituosas.  Assim, este projeto busca descrever a dimensão no processo de atenção à saúde bucal dos portadores dessa condição patológica bem como investigar características e verificar a existência de parâmetros da humanização do cuidado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (104.9 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com