TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contrato de Consentimento

Por:   •  11/10/2019  •  Exam  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 7

VINÍCIUS DE ALMEIDA NETO

RUA ENGENHEIRO ANTUNES, 05 CENTRO.                                              

ODONTÓLOGO – CLINICA E ORTODONTIA CRO–MG 27644

 TEÓFILO OTONI-MG TEL.35213016

             O tratamento ortodôntico é sempre o resultado de uma escolha. Como qualquer outro tratamento do corpo, ele tem limitações e risco que lhe são inerentes. Isto raramente impede o tratamento, porém tem de ser considerado antes de se tomar à decisão de iniciá-lo.

FATORES QUE PODEM AFETAR O DESENROLAR DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO

COOPERAÇÃO: Na grande maioria dos casos, melhoras significantes podem ser alcançadas com a cooperação do paciente. Tempo de tratamento excessivo e/ou comprometimento de resultados podem ocorrer com a não cooperação.

CUIDADOS COM O APARELHO: Escovação deficiente aumenta o risco de cárie durante o tempo de uso dos braquetes. Uma higiene oral excelente, a redução de açúcar, dieta seletiva e procurar o consultório ou o dentista assim que perceber alguma parte solta ou incomodo anormal do aparelho ajudará a minimizar o aparecimento de cárie, lesões na mucosa, manchas brancas (descalcificação) e problemas de gengiva. Visitas rotineiras (3-6 meses) ao seu dentista clinico-geral para fazer profilaxia e checar a presença de cáries são necessárias.

USO DO ARCO EXTRABUCAL (RETRATOR) E ELASTICOS: Eles aplicam força sobre os dentes, portanto estes moverão para a sua posição correta. a quantidade de tempo de uso afeta o resultado. Use de acordo com as instruções!

 CUMPRIMENTO DOS HORÁRIOS DE CONSULTAS: Faltar às consultas cria problemas para a marcação de uma outra e aumenta o tempo de tratamento.

FATORES DE RISCO E LIMITAÇÕES QUE PODEM AFETAR O DESENROLAR DO TRATAMENTO

HÁBITOS MUSCULARES: Respiração bucal, chupar os dedos ou o lábio, posicionamento anormal da língua e outros hábitos incomuns, impedem o posicionamento correto dos dentes ou causam recidiva depois da retirada dos braquetes.

PADRÃO DE CRESCIMENTO FACIAL: Um padrão de crescimento esquelético incomum e um crescimento facial insuficiente ou indesejável podem comprometer o resultado dentário, produzindo mudanças faciais e alteração dos dentes durante a contenção. Cirurgias podem ser recomendadas nessas situações.

MOVIMENTO DENTÁRIO APÓS TRATAMENTO: Os dentes têm tendência a mudanças tanto depois quanto durante o período de contenção. Algumas mudanças são desejáveis outras não. Rotações ou apinhamentos dos incisivos inferiores, ou um pequeno espaço nos locais da extração ou entre os incisivos centrais são exemplos comuns.

PROBLEMAS TEMPOROMANDIBULARES (ATM): Possíveis problemas podem surgir na articulação temporomandibular, cujos movimentos estão presentes antes durante e depois do tratamento ortodôntico. A má posição dos dentes, oclusão inadequada ou problemas assintomáticos preexistentes na atm podem ser responsáveis pelo desequilíbrio nessa região. Uma estabilização (desgaste seletivo ou recontorno dos dentes) ou outro tratamento especial pode ser recomendado pelo seu dentista para melhorar a oclusão

DENTES IMPACTADOS: Na tentativa de mover dentes impactados (dentes que não conseguem erupicionar normalmente), sobretudo caninos e terceiros molares (dente de siso), podem ocorrer vários problemas como periodontais, recidivas ou perda de dentes.

REABSORÇÃO DE RAÍZES: A diminuição dos ápices das raízes pode ocorrer quando os dentes são movidos durante o tratamento ortodôntico. Radiografias periapicais deverão ser feitas semestralmente durante o tratamento para observação das raízes dentarias.Traumas, impactação, distúrbios endócrinos ou idiopáticos (desconhecidos) são causas deste problema.

DENTE SEM VITALIDADE OU NECROSADO: Um dente que sofreu alguma espécie de traumatismo pode necrosar depois de um longo período com ou sem tratamento ortodôntico. Este dente pode mudar de cor ou inflamar-se no transcorrer do tratamento ortodôntico e necessitar de um tratamento endodontico (tratamento de canal).

PROBLEMAS PERIODONTAIS: Podem ocorrer antes ou durante o tratamento. Podem causar inflamação das gengivas, perda de osso em volta do dente e também de elementos dentários. Uma excelente higiene oral e freqüente visitas ao seu dentista pode ajudar a controlar essa situação.

OCORRÊNCIAS RARAS: Engolir algum tipo de acessório usado no aparelho, inclinação de dentes, perda de restaurações.

                           

                           CONTRATO DE CONSENTIMENTO

            Pelo presente termo de compromisso, em que as partes são, Consultório Odontológico situado na Rua Engenheiro Antunes, nº 05, Centro, Teófilo Otoni, neste ato representado pelo cirurgião dentista Vinícius de Almeida Neto e a outra o Sr. (a)________________________________.

_______________________Brasileiro (a), profissão ___________________.

Identidade_________________ CPF___________________, residente à____________________________________________________________ Tem entre si, justo acertado o que segue discriminado.

  1. Que autorizo desde já o ortodontista e sua equipe a proceder ao tratamento ortodôntico indicado para____________________________ através dos estudos, diagnósticos e plano de tratamento avaliado através de documentação Ortodôntica e clínica, e que discutimos sobre o processo de correção e contenção onde foram sanadas todas as dúvidas.
  2. O paciente coloca-se ciente de que a prática da odontologia, e especial a ortodontia, não é uma ciência exata e reconhece que uma garantia absoluta não lhe foi dada em relação ao sucesso do tratamento, que riscos de prejuízos biológicos podem ocorrer, podendo o tratamento não atingir plenamente os objetivos propostos.
  3. O Paciente está ciente das condições do orçamento para execução do seu tratamento ortodôntico descrito em sua documentação, como explicamos abaixo:

O pagamento do tratamento ortodôntico ora contratado, inclui o valor dos aparelhos que o paciente precisar e  o valor das manutenções, que enquanto durar efetivamente o tratamento ortodôntico será pago mensalmente, a fase de contenção será feita a cada 4 ou 6 meses conforme orientação da equipe no final do tratamento-                                          

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (163.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com