TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Resíduos

Por:   •  19/8/2021  •  Dissertação  •  2.261 Palavras (10 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 10

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚEDE
PGRSS


CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO

Razão Social: 

CNPJ: 

CMC:

CNES:

CNAE:

Nº de alvará:
Endereço: 
Cidade: 
Fone / Fax: 
E-mail: Responsável Técnico:
Horário de funcionamento:


Introdução

Este Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde foi elaborado para que a clínica possa manejar adequadamente todos os resíduos gerados no estabelecimento, atendendo as legislações em vigor (RDC 306/04; Conama 358/05) contribuindo assim, com a saúde pública e o meio ambiente. O documento aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando   os aspectos referentes

a geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final.  

  1. Equipe de trabalho do PGRSS

Colocar aqui os dados do RT

Nome:

CPF:

CROMG_____

Cirurgiões Dentistas

  1. Caracterização do Estabelecimento

O consultório odontológico tipo II, com atendimento intraestabelecimento. O corpo clínico é composto apenas pela Dra. Carla Reis Machado. Refeições não são realizadas no local. Todo o material de consumo do consultório é armazenado em armário planejado em MDF, local seco e protegido da luz, dentro do consultório.  Os EPIs constituídos por luvas descartáveis, jalecos descartáveis, gorros descartáveis, óculos de proteção, faceshield, máscaras faciais cirúrgicas e máscaras N95 são armazenados em armário planejado em MDF, dentro do consultório, em local seco e protegido da luz.

As especialidades atendidas no consultório são: clínica geral e cirurgia oral menor. São realizadas limpezas, raspagens, restaurações em resina fotopolimerizável, extração simples e múltiplas, biópsias incisionais e excisionais, com fixação em formol 10%, moldagens de próteses parciais removíveis e fixas com alginato e silicone de condensação. Nenhuma moldagem é vazada com gesso, sendo descontaminada através da lavagem em água corrente, posteriormente é borrifado álcool 70% e guardados por 10 minutos. Todos os materiais de consumo e instrumentais são acondicionados nos armários planejados em MDF, em recipientes com tampa. Os instrumentais são esterilizados em autoclave Bioart Elite 12L, ano 2020.

O aparelho de raio x instalado no consultório é o Aparelho De Raio-X Parede Pantográfico Timex 70E Saevo 220v, ano 2019. O número de série é 10069210087. A proteção é realizada com avental plumbífero com protetor de tireoide.

Os prontuários são eletrônicos, armazenados em nuvem. As radiografias impressas são fornecidas aos pacientes. Quando o paciente decide que a guarda permanece com o profissional, são armazenadas dentro de envelopes de papel craft, dentro de caixas de papelão. Essas caixas de papelão são armazenadas dentro dos armários planejados em MDF.

Os medicamentos de uso odontológico são armazenados em suas caixas originais, e as caixas são armazenadas em embalagens de plástico resistente, dentro do armário planejado em MDF.

Todos os materiais são classificados de acordo

  1. Fluxo de atendimento

O(a) paciente entra em contato com o consultório através da ligação telefônica ou WhatsApp no número específico do consultório (34-996827009). Ele(a) é então agendado pela própria dentista em uma agenda eletrônica (Dentista Organizado). O paciente entra pela entrada principal, na qual estão localizados tapetes higienizantes e um totem com álcool 70%. A secretária do condomínio recepciona o paciente, indicando a sala de espera em que deve aguardar. O paciente então se direciona para a recepção no 1º andar, onde ele se identifica na sala 5.1. A dentista então o chama para o atendimento, encaminhando o para dentro consultório. O paciente se senta na cadeira e é atendido pela dentista. Ao final do atendimento, seu retorno é agendado pela profissional dentro do consultório, através do mesmo sistema (Dentista Organizado). O paciente então é liberado. Se dirige à saída, que consiste na mesma porta principal, no andar térreo.

Após o atendimento, é trocado o plástico filme no equipo, todas as superfícies do consultório são higienizadas com desinfetante, o equipo é higienizado com álcool 70% e a cuba é limpa com solução de hipoclorito de sódio e água. O plástico é reaplicado, e o próximo paciente é chamado.

  1. Caracterização dos aspectos ambientais
  • Abastecimento de água: O sistema de abastecimento rede pública (DMAE). A clínica possui uma caixa d’água. Não há aplicação de produtos químicos na água para abastecimento. Controle interno da qualidade da água: O controle é semestral, e a análise mais recente foi realizada em 08 de março pela empresa “Astra Triângulo Controle Ambiental LTDA”: A coleta de material é feita no ponto de entrada (torneira da cozinha).
  • Efluentes líquidos: Possui rede de esgoto ligada à rede coletora pública – (DMAE), o qual é a responsável pelo tratamento externo; conforme previsto no item 13.3.1 da RDC ANVISA 306/2004 (ANVISA, 2004, pág. 19.). O DMAE, através de suas Unidades de Recuperação Ambiental – Estações de Tratamento de Esgoto – ETE´s, realiza um amplo trabalho de coleta e tratamento de efluentes, transformando os poluentes indesejáveis em líquidos com níveis menores ou iguais aos padrões exigidos pela legislação vigente. O objetivo maior é a despoluição. Os dejetos captados pelo DMAE, passam por um tratamento e depois, retornam para o rio ou para o mar, com até 98% de pureza.

  1. Classificação dos resíduos de serviços de saúde
  • GRUPO A / SUBGRUPO A4

- Resíduos com possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção.
– Recipientes e materiais resultantes do processo de assistência à saúde, que não contenha sangue ou líquidos corpóreos na forma livre.
- Peças anatômicas (órgãos e tecidos) e outros resíduos provenientes de procedimentos cirúrgicos ou de estudos anatomopatológicos ou de confirmação diagnóstica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (145.8 Kb)   docx (60.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com