TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de implantação de Cirurgias Odontológicas

Por:   •  27/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 7

Projeto de implantação de Cirurgias Odontológicas

Nome do Projeto

Odontologia Hospitalar

Dados da Instituição

Unidade: Departamento Municipal

Código do Município:

Informações Cadastrais

Entidade: Prefeitura Municipal

CNPJ: 

Endereço:

Responsáveis Pelo Projeto

Como estratégia para elaborar esse projeto, formou-se um grupo técnico de trabalho composto por profissionais da área da saúde:

Elencar nome dos responsáveisa

I - INTRODUÇÃO:

I.I Breve Histórico da Instituição

O Município ......................................., com ......................... anos de existência, com população estimada em ............................................... habitantes  está localizada a sudoeste do Estado de São Paulo na região ..........................................., é .........................................................

As fontes de recursos Federais destinados a Saúde, o PAB Fixo e Variável, repasses para ACS, Saúde da Família, Saúde Bucal, PMAQ, assistência Farmacêutica, Teto Mac, Brasil sem Miséria, Piso Fixo de Vigilância Sanitária, Vigilância em saúde, e os recursos financeiros Estaduais o Município Possui o PAB – Estadual, Glicemia, Dose Certa e o Sorria São Paulo.

.

I.II Características da Instituição

O Departamento Municipal de Saúde ....................................... está regulamentado desde 1994, através do Decreto 3078 de 16 de maio, embora com antigo nome de Secretaria Municipal de Saúde.

A estruturação do Departamento Municipal de Saúde feita pelo Decreto 3459 de 31 de agosto de 1998, permitiu, inclusive que as funções designadas pudessem ser comtempladas com os respectivos pró labores.

Hoje, o Departamento funciona graças a uma equipe coesa, com o propósito de implementar as ações e serviços previstos pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

Antes da implantação do SUS em ............................., o modelo de Saúde do município era centralizado a nível estadual, tal circunstância levou a insuficiência de recurso humanos e de materiais, a falta de participação da população para sugerir, reclamar ou aplaudir, por inexistência de acesso aos gestores do sistema, resultando em elevados índices de mortalidade e morbidade.

Com a municipalização (1988), se estruturando de baixo para cima, ganha força e se concretiza.

Apesar de tudo que se alcançou com a municipalização havia e há uma grande continua necessidade de aprimoramento, onde se optou por implantar um novo modelo de saúde – E.S..F., sendo essa a forma mais descentralizada possível de ação de saúde.

Com este modelo de saúde, o impacto foi bem maior. Um fator síntese, que reflete este trabalho de mudança, é diminuição de taxa de mortalidade infantil e de hospitalizações.

O município firmou em 2007 o Termo de Compromisso Gestão Municipal, pactuando responsabilidades e atribuições inerentes a esfera municipal na condução do processo permanente de aprimoramento e consolidação do SUS. Este termo formaliza o pacto pela saúde na suas dimensões pela vida e de gestão, contendo os objetivos e metas, atribuições e responsabilidades, e os indicados de monitoramento e avaliação.

Integra o Departamento de Saúde a estrutura da Prefeitura Municipal, hoje sob a responsabilidade do Prefeito Municipal, Diretor de Saúde e Conselho Municipal de Saúde.

II- Identificação da Proposta

Promover avanços e melhorias na Saúde Bucal do Município e região, através de atendimento Odontológico especializado nas áreas de Estomatologia, Traumatologia, Cirurgia Ortognática e Pacientes com Necessidades Especiais, no âmbito ambulatorial e Hospitalar a pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS.

II – Objetivo Geral

Contribuir com os Programas já existentes no Município (Saúde Bucal/ Brasil Sorridente/ CEO) e ser referência de atendimento odontológico nas especialidades de Estomatologia, Traumatologia, Cirurgia Ortognática e Pacientes com Necessidades Especiais, às macro regiões atendidas pelo Departamento Municipal de Saúde, no âmbito ambulatorial e hospitalar de média e alta complexidade.

II.I Objetivo Especifico

Promover a inserção do cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar da Santa Casa de forma a otimizar o diagnóstico, prevenção e tratamento de afecções na cavidade bucal e estruturas correlatas de forma a melhorar a qualidade de vida do paciente.

Justificativa do Projeto:

Estruturar a especialidade de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial já existente no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), para realização dos tratamentos de alta complexidade em nível hospitalar, sendo que nestes casos atualmente a central de regulação aguarda disponibilidade de vagas pela equipe de Otorrinolaringologia da UNESP-Botucatu, e capacitar a especialidade de Pacientes com Necessidades Especiais aos tratamentos odontológicos em nível hospitalar, cujo serviço de referência é a UNESP de Araçatuba.

Conceitos: (especialistas)   

ESTOMATOLOGIA

É uma especialidade que realiza procedimento cirúrgico de média complexidade, em que se remove uma parte ou toda a lesão de tecido vivo, mole ou ósseo, para o estudo das suas características histológicas.


Basicamente, a biópsia apresenta dois tipos fundamentais, cujas aplicações ficam a cargo do discernimento profissional:


a) Biópsia incisional - remoção de parte da lesão. É indicada em casos de lesões extensas ou de localização de difícil acesso em que se necessita de diagnóstico e planejamento do ato cirúrgico ou em doenças cujo tratamento não é cirúrgico.


b) Biópsia excisional - remoção de toda a lesão. É indicada em casos de lesões de pequenas dimensões e de fácil acesso.

c) traumatologia – especialidade que cuida de traumas da face com uso de pinos e placas de titânio, e vias aéreas superiores seio maxilar e glândulas salivares.

d) PNE (Pacientes com necessidades Especiais) – que não consegue se condicionar e adequar ao meio, devendo por segurança ser feito em nível hospitalar com sedação e analgesia; onde realizamos procedimentos básicos dentistica, periodontia e endodontia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (198.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com