TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Traumatologia Forense

Por:   •  11/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE SANTA MARIA

ODONTOLOGIA

[pic 1]

ODONTOLOGIA LEGAL

TRAUMATOLOGIA FORENSE

MARIANNE BEZERRA GOMES DE OLIVEIRA

A Traumatologia forense é o estudo das lesões corporais que resulta de traumatismos de ordem físicas ou psicológicas. A traumatologia é dividida em energias de ordem mecânica (instrumentos), física, química, físico-química e biodinâmica.

 A energia de ordem mecânica são um conjunto de objetos agindo de uma mesma maneira e produzindo lesões semelhantes e elas se classificam em: de ação simples (perfurantes ou punctórios, cortantes e contundentes) e de ação composta (perfuro cortantes, perfuro contundentes e corto contundentes). Os instrumentais perfurantes ou punctórios tem como ação a pressão por meio de uma ponta e segui o sentido de eixo longitudinal. São longos e pontiagudos. Os instrumentos cortantes também têm ação por pressão e tem deslizamentos sobre a pele ou tecidos dos órgãos. Os mais utilizados são facas, lâminas, navalhas e bisturis. Os instrumentos contundentes têm como ação deslizamentos sobre uma superfície mais ou menos plana. É todo agente mecânico, liquido gasoso ou sólido, rombo, que, atuando violentamente por pressão, explosão, flexão, torção, sucção, percussão, distensão, compressão, descompressão, arrastamento, deslizamento, contragolpe, ou mesmo de forma mista, traumatiza o organismo. Os instrumentos perfuro cortantes tem como ação predomínio de profundidade sobre o comprimento; os bordos nítidos e lisos e as margens não apresentam traumas de contusão. O melhor exemplo desse tipo de instrumento são as facas. Os instrumentos perfuro contundentes agem inicialmente por pressão em uma superfície para em seguida perfurar a região atingida. Os instrumentos corto contundentes atua com pressão exercida sobre uma linha e são influenciados sobre a ação de seu próprio peso ou pela força de quem os maneja, produzindo lesões denominadas corto contusas.

A energia de ordem física altera o estado físico podendo provocar lesões corporais ou morte. E são compreendidas entre temperatura, pressão, eletricidade. Os tipos de lesões encontradas são: as Lesões produzidas pelo calor (produzidas por agentes físicos de temperatura elevada), Lesões produzidas pelo frio (denominada por geladuras) e Lesões produzidas pela eletricidade (provoca lesões severas e com frequência, a morte).

A energia de ordem química atua em tecidos vivos por intermédio de substâncias que provocam alterações de natureza somática, fisiológica ou psíquica, podendo levar a morte. Compreendem os cáusticos e os venenos. Cáusticos são substâncias que provocam desorganização dos tecidos vivos. Dependendo da quantidade e se já estiver absorvida, qualquer substância pode ser veneno.

A energia de ordem físico-química indica supressão da respiração (asfixia). Para a medicina legal somente interessam aquelas que apresentam três características: primitivas (quanto ao tempo, causa primária de morte), violentas (quanto ao modo, produzida por agente mecânico) e mecânicas (quanto ao meio).  Respeitadas essas características, interessam a medicina legal apenas as asfixias por enforcamento, estrangulamento, esganadura, sufocação direta ou indireta, afogamento e imersão em atmosfera de gases irrespiráveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (70.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com