TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRAUMATOLOGIA FORENSE, ESTUDO DE CASO DE HOMICÍDIO CONTRA IDOSOS

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  831 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

DANIELLE ELIAS GONÇALVES

HENRIQUE AHIORAN HOLANDA

ROMARIO BIANO DE NORONHA

TRAUMATOLOGIA FORENSE, ESTUDO DE CASO DE HOMICÍDIO CONTRA IDOSOS

CRATO-CE

2015

DANIELLE ELIAS GONÇALVES

HENRIQUE AHIORAN HOLANDA

ROMARIO BIANO DE NORONHA

TRAUMATOLOGIA FORENSE, ESTUDO DE CASO DE HOMICÍDIO CONTRA IDOSOS

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri com o objetivo da obtenção da nota de AV1.

Orientador: Dr. Glauberto Da Silva Quirino

CRATO-CE

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...............................................................................................04

2 OBJETIVOS....................................................................................................06

2.1 Objetivo geral...............................................................................................06

2.2 Objetivos específicos....................................................................................06

3 Metodologia.....................................................................................................07

Referências........................................................................................................08

 

      1  INTRODUÇÃO

Segundo Minayo, nas últimas décadas, tem-se notado que a estimativa de vida da população brasileira tem crescido. Trazendo assim novos agravantes, somados com a ausência de informação e o desrespeito aos idosos. A velhice traz complicações físicas, e até mesmo complicações mentais em determinados casos, o que resulta de certa forma, em uma exclusão familiar, tornando-se necessário um cuidador para prestar o atendimento requerido pelo idoso.

Em pesquisa feita, pela Secretaria dos Direitos Humanos, em 2010, foi registrado que 8,4% da população do sexo masculino, e 10,5% do sexo feminino, tem 60 anos ou mais, totalizando em 18,4% da população brasileira. Com o crescimento da população idosa, estima-se que em 2020 passem para 11,1% do sexo masculino e 14,0% do sexo feminino, totalizando 25,1% da população idosa com 60 anos ou mais no Brasil. O que implica dizer que ocorre uma feminilização da velhice.

Diante disso, é observável que o idoso já trás consigo vários sentimentos relacionados com o fato do envelhecimento, como medo da morte e o próprio preconceito. Além desses agravantes e condicionamentos do processo do envelhecimento que o idoso precisa enfrentar, ainda é submetido a violência seja por um membro da família ou por um cuidador, não familiar, trazendo danos físicos , psicológicos e até depreciando a relação social desse idoso, causando um sofrimento  psicológico,  tendo em vista o leque de preconceitos e privações que já trás naturalmente o processo de envelhecimento. Isso quando não leva o idoso a algum tipo de trauma físico, o que traz complicações clínicas resultando em óbito, o que é inadmissível. (OLIVEIRA, et al, 2013)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define violência contra o idoso como um ato único ou repetitivo ou mesmo a omissão, podendo ser tanto intencional como involuntária, que cause dano, sofrimento ou angústia. A mesma pode ser praticada dentro ou fora do ambiente doméstico por algum membro da família ou ainda por pessoas que exerçam uma relação de poder sobre a pessoa idosa. ( TRIGUEIRO et al, 2013, p. 3 )

De acordo com pesquisa feita no programa Alô Idoso da cidade de Fortaleza-CE, nas  291 denúncias de maus tratos em processo de averiguação 29,8% dos idosos que sofreram violência física eram do sexo masculino e 70,2% do sexo feminino. Quanto à faixa etária a que mais sofre agressões são os idosos entre 71 e 80 anos.(NOGUEIRA, et al, 2011)

É de extrema importância o conhecimento do estado atual da população idosa no Brasil, não somente o perfil saúde doença, mas todos os aspectos vivenciados pelo idoso, como a violência, o que leva ao homicídio contra os idosos. Para que assim possa ser traçado um perfil dos agressores, identificando os fatores de risco e com isso a possibilidade de uma solução para o problema atual.( SOUZA, 2007 ) 

         2  OBJETIVO

2.1 Objetivo Geral: 

Analisar através do laudo necrópsico a causa da morte e as circunstâncias  envolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com