TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO TERAPÊUTICO DA TOXINA BOTULÍNICA NO ALÍVIO SINTOMÁTICO DE DTM E DOR OROFACIAL – REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Por:   •  29/5/2019  •  Artigo  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

O USO TERAPÊUTICO DA TOXINA BOTULÍNICA NO ALÍVIO SINTOMÁTICO DE DTM E DOR OROFACIAL – REVISÃO  SISTEMÁTICA DE LITERATURA

¹Patricia Cortez de MEDEIROS; George Gomes JÚNIOR; ²Jefferson Alves FREITAS; 3Leandro Cabral da COSTA; 4Pedro Paulo A. C. ALBUQUERQUE;

¹Aluno de graduação, UNINASSAU – Recife – PE E-mail:

²Aluno de graduação, UNINASSAU – Teresina-PI.

3Aluno de graduação, UFPE – Recife – PE.

4Doutorado em Odontologia com ênfase em Biomateriais pela Universidade de São Paulo – São Paulo; Professor da Disciplina de Reabilitação Oral Na UNINASSAU – Recife.

Temática: DTM e Dor Orofacial.

Categoria: Acadêmico.        

Modalidade: Revisão de literatura.

        

Resumo

A toxina botulínica é um bloqueador neuromuscular, inibidor da liberação de acetilcolina no espaço sináptico, e é composta pela bactéria clostridium botulinum. No momento, existem múltiplas opções de tratamento para as disfunções temporomandibulares e a toxina é apresentada como inovação na categoria terapêutica, principalmente quando o uso isolado da terapia medicamentosa não é satisfatório no alívio dos processos dolosos orofaciais. Portanto, é para estes casos que o uso terapêutico da toxina é aplicável à fim de promover o bem-estar, prover qualidade de vida e a reabilitação destes pacientes. O objetivo deste trabalho é apresentar os benefícios do uso da toxina botulínica no alívio de dores orofaciais e da DTM, como promotora de saúde. Este trabalho consiste em uma revisão de literatura onde foram incluídos artigos científicos publicados entre 2008 a 2019 nas bases de dados Scielo e Pubmed, em inglês e português, usando os descritores: “toxina botulínica”, “DTMs” e “promoção de saúde”. Os critérios de inclusão foram: artigos que abordaram as disfunções temporomandibulares, o uso da toxina botulínica, a diversidade terapêutica que existe na odontologia moderna, e os de exclusão: trabalhos sem metodologia clara.

ATÉ AQUI JÁ TEM 1200 KKKKKK RESUMI METADE AE KKKK PRECISAMOS RESUMIR MAIS

A expectativa é que esta diminua a necessidade do tratamento associado a terapia medicamentosa à medida que o paciente relate a diminuição da dor conforme as aplicações.

Revisão de Literatura: A disfunção temporomandibular é o termo utilizado para modificações funcionais, que incluem os músculos da mastigação, a articulação temporomandibular e estruturas adjacentes. Como tratamento a toxina botulínica tipo A está sendo manipulada em portadores acometidos que   a disfunção, por ser uma alternativa pouco invasiva e que demonstra bons resultados terapêuticos.

Conclusão:

A inclinação da Odontologia moderna está focada em intervenções invasivas que apresentam  reabilitação imediata,  e com resposta satisfatórias. Relacionado a isto, a utilização da toxina botulínica comprovou-se eficaz no tratamento da disfunção temporomandibular. Porém,  ainda que alcancem bons resultados, este não pode ser o único tratamento para a doença, já que a DTM é classificada com uma doença multifatorial. Desta maneira, a toxina botulínica deve ser utilizada de forma complementar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com