TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Odontologia - Amálgama Dental

Por:   •  28/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 5

Amálgama Dental

É formado quando o mercúrio, líquido à temperatura ambiente, é misturado a uma a liga metálica composta basicamente por prata, estanho e cobre.

Amalgamação: É a reação de mistura, envolve a dissolução da camada superficial das partículas da liga pelo mercúrio, formando duas fases sólidas à temperatura ambiente.

Ag3Sn + Hg  Ag3Sn + Ag2Hg3 + Sn8Hg[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

A fase γ corresponde a liga não reagida com mercúrio.

As fases γ1 e γ2 correspondem à matriz formada pela reação com o mercúrio. A γ1 com a prata e a γ2 com o estanho.

A presença de fase γ ao final da reação indica que nem todas as partículas da liga reagem com o mercúrio. Uma quantidade considerável dessa fase permanece na estrutura do material unida por uma matriz que é formada predominantemente por γ1 e entremeada por γ2.

OBS: A fase γ, dentre as três fases, é a que apresenta maior resistência. 5 vezes mais resistente do que γ1 e 8 vezes mais resistente do que γ2.

OBS: A fase γ2 é a menos resistente e a mais propensa à corrosão. Por isso, para melhorar as propriedades do amálgama, deve-se tentar reduzi-la ou mesmo eliminá-la.

A redução ou eliminação da fase γ2 resulta em um amálgama mais resistente à compressão, à corrosão e menos sujeito à deformação sob pressão (devido à redução do creep)

Classificação das ligas para amálgama

Quanto ao teor de cobre:

- Ligas com baixo teor de cobre

  • Ligas convencionais
  • Composição: 67-74% de prata, 25-28% de estanho, < 6% de cobre e 2% de zinco.
  • A reação de amalgamação resulta na formação da fase γ2 trazendo como prejuízo: aumento da susceptibilidade à corrosão, diminuição da resistência e aumento do “creep” ou escoamento (deformação sob pressão).

- Ligas com alto teor de cobre

  • Nesse tipo de liga há a adição de partículas esféricas com alto teor de cobre – eutético Ag3Cu2 - às ligas convencionais em forma de limalha.
  • A amalgamação ocorre da mesma forma, mas após algumas horas, ocorre uma reação entre o eutético e a fase γ2 pois o cobre tem uma alta afinidade pelo estanho. Como resultado, temos a formação de Cu6Sn5 e de mais fase γ1.
  1. Amálgamas com fase dispersa – São ligas com alto teor de cobre formadas pela mistura das partículas esféricas do eutético com as partículas convencionais em forma de limalha.
  2. Amálgama com fase única – São ligas com apenas um formato de partícula. Nelas, a prata, o cobre e o estanho encontram-se em posições diferentes na estrutura de cada partícula (a prata na periferia, o estanho no centro e o cobre numa posição intermediária). O fato do estanho estar localizado no centro da partícula, dificulta sua reação com o mercúrio reduzindo, ainda mais, a formação de γ2.

Quanto ao tamanho e formato das partículas:

Tem influência direta sobre as características de manipulação do material e sobre a composição final e propriedades mecânicas do amálgama.

Em relação ao tamanho das partículas, é preferível aquelas com tamanho médio.

OBS: Ligas com partículas muito finas – proporcionam escultura mais fácil e, consequentemente, um acabamento final excelente, mas necessitam de uma maior quantidade de mercúrio para que ocorra a reação e por isso tem mais formação das fases γ1 e γ2 resultando em propriedades mecânicas inferiores.

OBS:  Ligas com partículas grossas – proporcionam uma maior dificuldade para escultura, além de ter uma superfície mais porosa e difícil de polir adequadamente.

Em relação ao formato das partículas:

- Limalha

  • Seu formato irregular das partículas exige mais mercúrio para a reação de amalgamação.
  • Necessitam de maior pressão durante a condensação. Requerem condensadores com o diâmetro menor.
  • Tem como resultado, uma superfície relativamente granulosa no momento da escultura.

- Esféricas/ Esferoidais

  • Por haver mais justaposição das partículas, necessita de uma menor quantidade de mercúrio (menos espaço para o mercúrio ocupar).
  • Apresentam menor resistência à condensação. Requerem condensadores com o diâmetro maior.
  • Resultam numa superfície mais lisa no momento da escultura.

Recomendações técnicas

São fatores que influenciam diretamente na qualidade final da restauração.

  1. Proporção e amalgamação/trituração

- O proporcionamento correto entre a liga e o mercúrio é essencial para que o amálgama tenha suas propriedades e plasticidade ideais. É influenciado pela forma, tamanho e composição das partículas.

- Após o proporcionamento, efetua-se a trituração/amalgamação do material.

- A amalgamação/trituração é responsável pela mistura do pó com o líquido resultando numa massa plástica.

OBS: O tempo de amalgamação depende da liga utilizada e da velocidade do amalgamador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com