TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS EM ODONTOLOGIA SOBRE A HUMANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS ODONTOLÓGICAS

Por:   •  9/1/2016  •  Projeto de pesquisa  •  6.025 Palavras (25 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB[pic 1]

DEPARTAMENTO DE SAÚDE - DS

CURSO DE ODONTOLOGIA

CÍCERO SANTOS SOUZA

RAIANE SANTOS LIMA

PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS EM ODONTOLOGIA SOBRE A HUMANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS ODONTOLÓGICAS

JEQUIÉ – BA

2015

CÍCERO SANTOS SOUZA

RAIANE SANTOS LIMA

PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS EM ODONTOLOGIA SOBRE A HUMANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS ODONTOLÓGICAS

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Metodologia da Pesquisa Científica em Saúde I do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, como requisito parcial avaliativo.

Orientadora: Profª Drª. Alba Benemérita Alves Vilela

JEQUIÉ - BA

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 OBJETIVOS        

2.1 OBJETIVO GERAL        

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

3 REFERENCIAL TEÓRICO        

3.1 CONCEITO DE HUMANIZAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE E NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA        

3.2 HISTÓRICO DO ENSINO DA ODONTOLOGIA        

3.2.1 A importância do professor no processo humanizador        

3.2.2 Reorientação da formação profissional        

3.3 PRÁTICA ODONTOLÓGICA NO SUS        

3.4 PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS EM ODONTOLOGIA SOBRE HUMANIZAÇÃO        

4 METODOLOGIA        

4.1 TIPO DE ESTUDO        

4.2 LOCAL DE ESTUDO        

4.3 POPULAÇÃO E AMOSTRA        

4.4 INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS        

4.5 INTERPRETAÇÃO DOS DADOS        

4.6 ASPECTOS ÉTICOS        

5 CRONOGRAMA FÍSICO        

6 CRONOGRAMA FINANCEIRO        

REFERÊNCIAS        

APÊNDICES        


1 INTRODUÇÃO        

A ONU (1948) afirma que humanizar na área de saúde é garantir à palavra a sua dignidade ética, ou seja, para que o sentimento humano, as percepções de dor ou de prazer sejam humanizadas, é preciso que as palavras que o sujeito expressa sejam reconhecidas pelo outro. A humanização depende de nossa capacidade de falar e de ouvir, além do diálogo com nossos semelhantes.

Segundo Daniel et al. (2008), o profissional de odontologia deve conhecer seus pacientes, saber interagir e se comunicar, para criar um vínculo de confiança. Deve ser atencioso, responder às perguntas demandadas, fazendo com que o paciente sinta-se acolhido e mais tranquilo durante o procedimento a que será submetido. Entretanto, um profissional preocupado apenas com o procedimento a ser realizado pode não perceber manifestações de ansiedade e, por isso, não oferecer o amparo necessário e imediato ao paciente com embasamentos humanizadores (POSSOBON et al., 2007).

A evolução técnico-científica tem sido considerada essencial à humanidade devido aos seus inúmeros aspectos positivos, entretanto, nota-se uma constante ausência de bons relacionamentos na esfera clínica, resultando em um grande descontentamento dos pacientes. Dessa forma, um mundo novo está sendo construído a partir das revoluções tecnológicas, e há uma indagação constante sobre como se processam as informações em uma era midiática, aliando-as à efetividade de um atendimento mais humano e com melhorias (LIMA; SOUZA, 2010).

Nesse contexto, percebe-se na realidade dos atendimentos odontológicos um quadro social que aponta para a carência de conhecimentos sobre temas como ética, humanização e aspectos relacionados à uma eficiente prática clínica.

Muitas vezes, os estudantes de odontologia adquirem os conhecimentos teóricos da prática humanizadora, mas não os trazem para as suas atividades clínicas, vistas, geralmente, com um caráter tecnicista. Nota-se na sociedade um quadro em que os graduandos em odontologia estão focando mais nos avanços tecnológicos do que em um bom relacionamento odontológo-paciente, havendo, desse modo, a necessidade de uma transformação do ensino ao longo da graduação.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Compreender as representações dos alunos do curso de Odontologia sobre as práticas humanizadoras para um bom atendimento odontológico.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Demonstrar a dificuldade encontrada por alunos do curso de odontologia em transpor os conhecimentos acerca da humanização para as práticas diárias do atendimento odontológico.

Observar a metodologia de ensino do curso de Odontologia nas universidades e os seus reflexos na atuação dos acadêmicos.

3 REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 CONCEITO DE HUMANIZAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE E NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA

A humanização da saúde compreende uma série de transformações que busca melhorar os serviços prestados pelos profissionais de saúde. Embora seja um tema amplo e bastante discutido, o seu verdadeiro significado é um tanto obscuro quanto a sua aplicação na promoção da saúde. Ela compreende a agregação da subjetividade com a objetividade do cuidar humano, ou seja, procura intervir na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, concomitantemente com os aspectos psicológicos, emocionais, espirituais e sociais do indivíduo sujeito a esta prática humanizadora (MONGIOVI et al., 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.6 Kb)   pdf (279.7 Kb)   docx (63.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com