TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos De Adaptação Celular

Por:   •  29/6/2023  •  Resenha  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 4

- A respeito dos processos de adaptação celular (hipertrofia, hiperplasia, atrofia e metaplasia), descreva de forma sucinta cada processo, citando um exemplo.

- Diferencie a morte celular por necrose da morte celular por apoptose.

HIPERTROFIA

"Nutrição excessiva", significando aumento da síntese dos constituintes celulares, em células que tem bloqueada sua capacidade para dividir-se.  Aumento de volume de um órgão por aumento da demanda funcional (adaptação) ou por aumento dos estímulos (ex.: hormoniais) devido ao aumento do tamanho das células ( Filho , GB et al Bogliolo, 2006)

 Segundo Robbins & Cotran 2014, a hipertrofia pode ser fisiológica ou patológica e é causada pelo aumento da demanda funcional ou por estimulação de hormônios e fatores de crescimento.

HIPERPALSIA

“Formação excessiva”, aumento de volume e peso de um órgão por aumento da demanda funcional (adaptação) ou por aumento de estímulos (ex.: hormoniais) devido ao aumento do numero de células que o compõem , podem ser fisiológica ou patológica.

A hiperplasia fisiológica devido à ação de hormônios ou fatores do crescimento ocorre em várias circunstâncias: quando há necessidade de aumentar a capacidade funcional dos órgãos hormônio sensíveis; quando há necessidade de aumento compensatório após lesão ou ressecção. A hiperplasia hormonal é bem ilustrada pela proliferação do epitélio glandular da mama feminina na puberdade e durante a gravidez, geralmente acompanhada por aumento (hipertrofia) das células epiteliais glandulares. A maioria das formas de hiperplasia patológica é causada pela ação excessiva ou inapropriada de hormônios ou fatores de crescimento sobre suas células-alvo. A hiperplasia endometrial é um exemplo de hiperplasia anormal induzida por hormônio. Normalmente, após a menstruação, há um surto rápido de atividade proliferativa no endométrio que é estimulado por hormônios hipofisários e pelo estrogênio ovariano. Ela permanece até sua parada, pelos níveis crescentes de progesterona, em geral cerca de 10 a 14 dias antes do fim do ciclo menstrual. ( Robbins & Cotran 2014)

ATROFIA

Atrofia é definida como a redução do tamanho de um órgão ou tecido que resulta da diminuição do tamanho e do número de células (Robbins & Cotran 2014). Pode ser causada por ausência, privação ou deficiência de nutrição e diminuição das organelas na célula, além da redução do volume e função celular. Diminuição de volume (involução) de órgão ou tecido previamente desenvolvido normal e plenamente. Pode ocorrer também redução do peso, enrugamento da cápsula e fibrose.

 A atrofia pode ser Fisiológica: involução de tecidos ou órgãos, naturalmente. Exemplos: Útero Pós parto, mama Pós lactação, senilidade (cérebro e musculatura) ou atrofia  patológicas: por desnutrição ou inanição (Atrofia das gorduras corporais);por disendocrinias (Atrofia endócrina, mama e endométrio na menopausa); Por compressão ou distúrbios circulatórios (Atrofia isquêmica ou vascular ou compressiva – exemplos: tumores etc...); Por inatividade ou desuso (Amiotrofia clássica da imobilização e engessamento);Por substancias tóxicas (Atrofia tóxica, exemplo : musculatura do antebraço no saturnismo) Por radiações. ( Filho , GB et al Bogliolo, 2006).

METAPLASIA

Metaplasia é uma alteração reversível na qual um tipo celular diferenciado (epitelial ou mesenquimal), é substituído por outro tipo celular de mesma linhagem  É um processo adaptativo onde um determinado estímulo nocivo é substituído por outro tipo de célula que é mais capaz de suportar o ambiente adverso. (Robbins & Cotran, 2014).

A metaplasia epitelial mais comum é a colunar para escamosa, como ocorre no trato respiratório em resposta à irritação crônica. No fumante habitual de cigarros, as células epiteliais normais, colunares e ciliadas da traquéia e dos brônquios, são, com frequência, substituídas por células epiteliais escamosas estratificadas. Cálculos nos ductos excretores das glândulas salivares, do pâncreas ou das vias biliares, que normalmente são revestidas por epitélio colunar secretor, também podem provocar a metaplasia escamosa por epitélio escamoso estratificado (Robbins & Cotran, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com