TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Ação Sorriso

Por:   •  7/5/2018  •  Abstract  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO AÇÃO SORRISO

FOCO DE ATUAÇÃO DO PROJETO

[ ] Educação [ ] Geração de Ocupação e Renda

[ ] Meio Ambiente [ x ] Saúde

Detalhamento da Proposta

RESUMO DO PROJETO

A constatação da falta de atenção odontológica adequada na região e de pouco ou nenhum tipo de informação a respeito de cuidados básicos com a saúde bucal, que atingem estas crianças e jovens fez com que fosse desenvolvido este projeto, o qual objetiva promover a saúde bucal de 400 crianças e jovens assistidos pela Associação sem acesso ao serviço odontológico, através de ações educacionais, preventivas e curativas. A abordagem do programa de saúde bucal será ancorada no trabalho coletivo (Equipe educativa e Equipe de saúde). Esses atendimentos acontecerão através de atividades educativas (Palestras, Jogos Didáticos, Filmes) e atendimentos odontológicos (escovação supervisionada, evidenciação de placa bacteriana, limpeza, aplicação de flúor e tratamento curativo). Acreditamos que essas crianças e jovens assistidos por este projeto tornar-se-ão conscientes quanto a necessidade dos cuidados com a higiene bucal, poderão reduzir de forma satisfatória as chances de apresentar doença bucal com perda de dentes no futuro, promovendo sua saúde e melhora consideravelmente da qualidade de vida.

BENEFICIÁRIOS DIRETOS

O projeto Ação Sorriso irá atender o número de:

- 300 assistidos da Associação em atividades educativas (Palestras, Jogos Didáticos, Filmes)

- 100 assistidos da Associação em atendimentos odontológicos (escovação supervisionada, evidenciação de placa bacteriana, limpeza, aplicação de flúor e tratamento curativo).

JUSTIFICATIVA.

Devido às condições sociais e econômicas da população, à pequena parcela de investimentos que a área recebe em relação ao total do SUS e à falta de informação sobre os cuidados básicos de saúde. Embora a odontologia se mostre muito desenvolvida em tecnologia, não responde em níveis significativos às demandas dos problemas de saúde bucal da população carente.

“Quase 40% dos adolescentes brasileiros entre 15 e 19 anos já perderam ao menos um dente e, em 93% dos casos, a perda foi provocada por uma cárie. Os dados são de um estudo realizado na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que foi publicado na ‘Revista de Saúde Pública’. O resultado preocupa os especialistas, pois a expectativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o ano 2000 era que 85% dos adolescentes dessa faixa etária tivessem todos os dentes e o país possui apenas 60% dos jovens nessa condição. [...].

O dentista Marcelo de Castro Meneghin, vice-diretor da Faculdade de Odontologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e professor de saúde pública, diz que os resultados são preocupantes.

De acordo com Meneghin, a média atual de cáries em crianças com até 12 anos é de 2,78. Entre os adolescentes, a média duplicou, ficando em 6,2. Se considerarmos os adultos, a média é de 20,1 dentes cariados, três vezes mais do que os adolescentes. "Isso é uma preocupação, pois você tem um índice de cáries aceitável em crianças e cada vez pior entre os adultos. Os idosos não terão mais dentes", afirma.” Citado no site: <http://www.odontovirtual.com/noticias-odonto-virtual/86-indice-cpod.html>

Nesse contexto, a educação em saúde bucal tem sido cada vez mais necessária, considerando o baixo custo e as possibilidades de impacto odontológico no âmbito público e coletivo.

A falta de atenção odontológica adequada, agravada pelo pouco ou nenhum tipo de informação a respeito de cuidados básicos com a saúde bucal que atingem estas crianças e seu núcleo familiar foi a mola propulsora para o desenvolvimento do programa educativo que agora se apresenta, tendo como escopo a prevenção das doenças bucais através de palestras sobre a saúde bucal através da escovação supervisionada e aplicação de Flúor tópico gel, além do tratamento curativo através de restauração dentária e tartarectomia.

O projeto objetiva promover a saúde bucal de 400 crianças e jovens assistidas sem acesso a este serviço odontológico, através de ações educacionais, preventivas e curativas.

Esta prática visa conscientizar a população quanto necessidade de se ter cuidados com a saúde bucal, alterando as características epidemiológicas (Cáries e doenças gengivais) obtendo impacto positivo sobre crianças e jovens possibilitando o crescimento da importância dos elementos dentários e valorizando sua aparência, mastigação e autoestima.

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Promover ações de prevenção, orientação e tratamento odontológico formando seres conscientes da importância dos elementos dentários e contribuir para a saúde bucal de crianças e jovens assistidos do Associação.

Objetivos Específicos:

- Auxiliar na conscientização de 400 crianças e jovens assistidos da Associação sobre a importância dos elementos dentários e suas funções.

- Desenvolver atividades de saúde bucal para os assistidos.

- Melhorar a aparência, a mastigação e elevação da autoestima dos assistidos.

RESULTADOS ESPERADOS

Atividade Meta Indicador Meios de Verificação Periodicidade

Atividades educativas (Palestras, Jogos Didáticos, Filmes)

Ampliar a sensibilização e o conhecimento das crianças e jovens sobre saúde bucal. 70% dos Conceitos trabalhados - Questionários e aplicação de cartilhas

- Fotografias

Mensal

Atendimentos odontológicos (escovação supervisionada, evidenciação de placa bacteriana, limpeza, aplicação de flúor e tratamento curativo). Realizar o atendimento 100 assistidos Número de pessoas atendidas

- Lista de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com