TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO DO FRÊNULO LINGUAL X ALEITAMENTO MATERNO

Por:   •  22/9/2020  •  Resenha  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

RELAÇÃO DO FRÊNULO LINGUAL X ALEITAMENTO MATERNO

        

        A língua humana é uma das estruturas mais importantes do sistema estomatognático. Ela participa de todas as funções orofaciais, como deglutição, sucção, mastigação, respiração e fala. Sua face central possui uma pequena membrana mucosa que conecta a boca ao assoalho. Esta membrana é chamada frênulo lingual, que está relacionado a movimentação da língua.

        A amamentação é extremamente importante para a saúde do bebê. Nos primeiros seis meses de vida, o leite materno deve ser sua principal fonte de nutrição. Para que a função de sucção ocorra de maneira natural, o bebê deve apresentar coordenação dos reflexos orais, vedamento labial e adequada movimentação e protrusão da língua, para obtenção do leite.

        A língua está completamente formada ao final do segundo mês de vida intrauterina. Durante o desenvolvimento embrionário, pode acontecer de o tecido residual permanecer em seu interior, fazendo com que esses movimentos limitem o movimento da língua, podendo levar até a anquiloglossia.

        A anquiloglossia é uma anomalia oral congênita, que pode correr da foma total ou parcial, limitando a mobilidade da língua em graus variados e podendo interferir nas funções orais. O frênulo lingual é anormalmente curto e espesso. O diagnóstico desta anomalia é bem simples, pois a membrana é bastante visível, porém as variações anatômicas do frênulo requer bastante conhecimento na anatomia da língua e do assoalho da boca, de modo a reconhecer a movimentação da língua e suas funções orais.

        Quando o frênulo está alterado, pode comprometer diversas funções orofaciais importantes. Em bebês, a amamentação está relacionada diretamente a função de sucção e deglutição, coordenadas com a respiração. Qualquer restrição que tiver na movimentação da língua, pode comprometer as funções, dificultando a amamentação, o que compromete o desenvolvimento do bebê.        

        Considera-se que a anquiloglossia possa influenciar na prática do aleitamento materno em recém-nascidos a termos e sadios. Entretanto, essa teoria possui poucas evidências científicas que fundamentem a alteração do frênulo com o aleitamento materno.

REFERÊNCIAS

Fujinaga, Cristina et al. Frênulo lingual e aleitamento materno: estudo descritivo. Audiol.,  Commun. Res. vol. 22, São Paulo (2017).

Martinelli, Roberta et al. Protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês. Rev. CEFAC. Vol. 14 nº 1, São Paulo (2012).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com