TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAUDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Dirceu Nunes

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM SAÚDE MENTAL

Prof°. Alexander Garcia de Araújo Ramalho

Estudo de Caso: ” A Andarilha”

São Paulo

2018

Levantamento dos problemas:

O caso “A  Andarilha” , observamos um grave problema de alcoolismo que já  persiste por um longo tempo, acompanhado por conflitos familiares , problemas econômicos devido a dificuldade de conseguir um emprego fixo para se manter independente, diversas internações frustradas com recaídas frequentes devido ao vício. Após várias decepções na vida e uso de álcool constante,  com  desagregação corporal e paranoia, agravando  mais  os sintomas  e  refletindo em sua vida pessoal e profissional.

A família que seria um elo importante  para recuperação e acompanhamento do paciente mostra não estar preparada para certas situações, ocorrendo vários conflitos familiares, sendo assim o problema acaba persistindo sem  continuidade do tratamento. O termo alcoólatra confere uma identidade e impõe  um estigma que anula todas  as outras identidades do sujeito, tornando-o tão somente aquilo que ele faz e que é socialmente condenado.

Á todo momento, pela via das propagandas comerciais, somos convidados a beber e as propagandas nos dizem que seremos melhores, teremos mais sorte e ficaremos mais fortes e alegres, chegaremos na frente se bebermos esta ou aquela marca, este ou aquele tipo de bebida, que pode ser a cerveja, o vinho, o uísque ou cachaça.

Cada vez mais precocemente os jovens tem contato com bebidas alcóolicas e uso de drogas em geral, sendo considerado um grande problema de saúde pública. É necessário mais trabalhos e investimentos voltados á prevenção, ao invés, de tratar um paciente com algum vício já adquirido  pois a recuperação é mais complicada.

Acompanhamento:

O serviço de acolhimento nessa hora faz toda diferença, pois o paciente precisa sentir-se seguro, protegido e acolhido. Trabalhar na área  da saúde mental exige um comprometimento, dedicação e persistência,  para prevenção de situações de vulnerabilidade e risco social, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, desenvolvimento de programas e projetos locais de acolhimento, convivência e socialização de famílias e indivíduos.

Através de uma boa  escuta e  acolhimento ,  definição do  diagnostico a elaboração do projeto terapêutico e todo o tratamento poderá se desenvolver  de  forma mais clara e resultados mais positivos. Deixando o paciente mais tranquilo e seguro.

Quinze anos após promulgação da lei que instituiu á Reforma Psiquiátrica e a extinção gradativa dos hospitais psiquiátricos, ainda esbarramos na falta de preparo dos profissionais dos serviços de saúde, na resistência e rejeição aos usuários com transtornos mentais e na falta de retaguarda estrutural desses equipamentos para que possam receber essas pessoas. A dificuldade maior na saúde mental são recursos já instituídos em leis, diretrizes, portarias, mas que seguem burocratizados, com dificuldade de serem internalizados na cultura, no modo da sociedade em encarar a loucura de outra forma, como algo que faz parte da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com