TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso do Escovário Móvel no território como forma de ampliação do acesso a técnicas de higiene bucal

Por:   •  24/5/2018  •  Monografia  •  2.976 Palavras (12 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vice-Reitoria/Centro Biomédico

Curso de Especialização em Saúde da Família UnA-SUS/UERJ

[pic 2]

                                       JACIANA ROSSINI

Título: Uso do Escovário  Móvel no território como forma de ampliação do acesso a técnicas de higiene bucal .

Rio de Janeiro


JACIANA ROSSINI

 Uso do Escovário Móvel no território como forma de ampliação do acesso a técnicas de higiene bucal[pic 3]

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade do Estado do Rio de Janeiro como requisito parcial para a conclusão do Curso de Especialização em Saúde da UnA-SUS/UERJ.

Orientador:  Marcia Valeria Leal Guimarães

Rio de Janeiro

Novembro de 2013

''Para ser bom educador significa que se deve manter a fé na população acreditar na possibilidade que se pode criar e mudar as coisas” (Freire 1971)

Agradecimentos

Primeiramente a Deus, que sempre esteve ao meu lado e me privilegiado por exercer uma profissão tão fascinante.

Aos meus Pais, João e Marília que me deram toda a estrutura para que me tornar se a pessoa que sou hoje. Pela confiança e pelo amor que me fortalece todos os dias.

A equipe de Saúde Bucal da Clínica da Família Rodrigo Roig que com seu trabalho e dedicação puderam me dar subsídios para a realização desse trabalho.

Aos professores do Curso de Especialização em Saúde da UNASUS UERJ, que muito contribuíram para a minha formação nesse curso.  


RESUMO

O objetivo deste trabalho foi demonstrar que com poucos recursos financeiros e vontade de trabalho da equipe podemos realizar promoção de saúde aos nossos usuários, levando conhecimento e aumentando o vinculo da equipe com a comunidade.

A motivação e a escovação dental supervisionada são meios para inserir ou mudar hábitos de higiene bucal em crianças, pois as mesmas estão em fase de aprendizado, descobrindo-se e descobrindo suas sensações. .O uso do Escovário Móvel, construído pela própria equipe de saúde bucal , é uma estratégia direcionada para todos os moradores da área, com enfoque nas crianças, visando garantir a ampliação do acesso ao uso de dentifrício fluoretado , à escovação dental supervisionada

Palavras-Chave :  ESF, Escovário móvel, doença cárie, promoção de saúde, escalas de risco.

Abstract

 The aim of this study was to show that with few financial resources and willingness to team work can accomplish health promotion for our users, bringing knowledge and increasing the bond between the team and community.

 Motivation and supervised tooth brushing are means to insert or change oral hygiene habits in children, because these are in the learning phase, finding yourself and discovering your feelings. .  The use of Mobile Escovário , built by the team of oral health is a strategy directed to all residents of the area, with a focus on children in order to ensure wider access to the use of fluoridated toothpaste, the supervised toot.

Keywords: ESF, Escovário Mobile, caries, health promotion, risk scales.

SUMÁRIO

Introdução.......................................................................................................8

Objetivos ............................................................................10

Justificativa.......................................................................................................10

REVISÃO DE LITERATURA        14

METODOLOGIA        11

 DISCUSSÃO e Resultados....................................................................................15...

CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES        17

REFERÊNCIAS        17


INTRODUÇÃO

 O Escovário Móvel é um instrumento de baixo custo que pode ser confeccionado pela própria equipe podendo dar uma boa resolutividade a carência de acesso que os usuários têm a saúde bucal. Antigamente a política de Saúde Bucal era excludente. O alvo eram crianças em idade escolar tidas epidemiologicamente como mais vulneráveis. No entanto com a criação do SUS, que é baseado nos princípios da universalidade da atenção não mais se admite essa política que exclui alguns ciclos da vida.  Porem apesar da melhoria do acesso nos debatemos ainda com uma grande demanda que não teve um atendimento durante esses anos. Aliada a pouca quantidade de profissionais no Sistema Único de Saúde esses usuários ainda não obtiveram o tratamento adequado e acesso as técnicas de prevenção, assim o Escovario Móvel permite um melhor acesso e contato com a Saúde Bucal.

A cárie dentária uma importante doença na saúde publica é, infecciosa que progride de forma muito lenta na maioria dos indivíduos, raramente é autolimitante e, na ausência de tratamento, progride até destruir totalmente a estrutura dentária (FEJERSKOV; KIDD, 2005).

Tendo em vista esse conceito sabemos que a prevenção através da escovação é a melhor forma de se combater a doença principalmente em comunidades com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), como por exemplo, a do Complexo do Alemão. Nessas comunidades o acesso ao tratamento na rede privada é mais difícil devido ao seu alto custo e acarretando na rede publica um grande problema devido à imensa demanda desses usuários que não conseguem ter suas necessidades atendidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (451.3 Kb)   docx (564.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com