TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso dos Modais de Transporte Coletivo como Forma de Geração de Renda em Ouro Preto

Por:   •  30/11/2021  •  Artigo  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

 O Uso dos Modais de Transporte Coletivo como Forma de Geração de Renda em Ouro Preto – Minas Gerais

The Use of Public Transport Modes as a Form of Income Generation in Ouro Preto - Minas Gerais

Felipe de Almeida Pereira Ramos¹

Resumo: Este estudo descreve a utilização dos modais de transporte coletivo como empregos formais em Ouro Preto – Minas Gerais. A pesquisa teve como finalidade fazer um estudo comparativo sobre os modais de transporte coletivo como forma de geração de renda, buscando incentivar a população ouro-pretana a compartilhar o veículo motorizado.

 

Palavras-chave: Transportes; Ouro Preto;  Economia.

Abstract:

Keywords:

[pic 2]

1 Estudante de Engenharia Urbana na Universidade Federal de Ouro Preto. Endereço Eletrônico: barbaragomesop@gmail.com

  1. INTRODUÇÃO

Com a sobrecarga do sistema viário e com o crescimento da frota de veículos nas grandes cidades brasileiras, a população vem sofrendo com os problemas urbanos relativos aos deslocamentos, tais como: desperdício de tempo e combustível ao longo do trajeto; lotação abaixo da capacidade; aumento da poluição ambiental e sonora; aumento dos gastos com manutenção; dentre outros. Assim, a maioria das cidades não consegue propor para a população um transporte coletivo de boa qualidade, fazendo com que muitos cidadãos não abram mão de possuir o próprio veiculo.

Diante desse cenário, o uso do transporte compartilhado é um mecanismo novo no Brasil como sistema de transporte, e tem o intuito de amenizar as adversidades geradas pelo alto número de veículos nas vias urbanas, atacando uma característica muito presente na atualidade: a subutilização dos veículos. Seu objetivo é o preenchimento desses lugares vazios nos veículos por outras pessoas que também podem ter carros, reduzindo assim o tráfego nas ruas, mas também proporcionando a geração de emprego formal para alguns indivíduos.

Nesse sentido, este estudo tem como objetivo principal estudar os meios de transportes motorizados, dando prioridade a mobilidade urbana e geração de renda na cidade histórica de Ouro Preto, que está localizada na região central do Estado de Minas Gerais. Essa cidade possui uma população de 70 mil de habitantes (IBGE, 2010), distribuída em seus 12 distritos (Amarantina, Antônio Pereira, Cachoeira do Campo, Engenheiro Correia, Glaura, Lavras Novas, Miguel Burnier, Rodrigo Silva, Santa Rita de Ouro Preto, Santo Antonio do Leite, São Bartolomeu, Santo Antônio do Salto) além da matriz municipal.

Valente et al. (2015) consideram que as modalidades de transportes não são apenas para a distribuição de mercadorias, mas também são usadas para o transporte de passageiros, sendo consideradas como fatores importantíssimos para o bem estar de uma população, pois um transporte de velocidade e qualidade impacta diretamente a economia de uma comunidade, de um estado e até mesmo de um país, uma vez que a questão econômica de um determinado país não gira somente em torno da entrega de produtos em relação à logística mas também, está relacionada ao bem estar da população, que é a principal genitora da economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com