TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS NOVAS BUSCAS EM PSICOTERAPIA

Por:   •  9/8/2015  •  Monografia  •  43.312 Palavras (174 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 174

RAKNES, Ola. Wilhelm Reich e a orgonomia. 2. ed. São Paulo: Summus, 1988. 131 p.

NOVAS BUSCAS EM PSICOTERAPIA

Esta coleção tem como intuito colocar ao alcance do público interessado as novas formas de psicoterapia que vêm se desenvolvendo mais recentemente em outros continentes.

Tais desenvolvimentos têm suas origens, por um lado, na grande fertilidade que caracteriza o trabalho no campo da psicoterapia nas últimas décadas e, por outro, na ampliação das solicitações a que está sujeito o psicólogo, por parte dos clientes que o procuram.

É cada vez maior o número de pessoas interessadas em ampliar suas possibilidades de experiência, em desenvolver novos sentidos para suas vidas, em aumentar suas capacidades de contato consigo mesmas, com os outros e com os acontecimentos.

Estas novas solicitações, ao lado das frustrações impostas pelas limitações do trabalho clínico tradicional, inspiram a busca de novas formas de atuar junto ao cliente.

Embora seja dedicada às novas gerações de psicólogos e psiquiatras em formação, e represente enriquecimento e atualização para os profissionais filiados a outras orientações em psicoterapia, esta coleção vem suprir o interesse crescente do público em geral pelas contribuições que este ramo da Psicologia tem a oferecer à vida do homem atual.

ÍNDICE

Introdução 9

Prefácio 11

PRIMEIRA PARTE

Desenvolvimento das Idéias de Wilhelm Reich

1. Os Principais Acontecimentos na Vida de Reich 14

2. O Período Psicanalítico 19

3. Biônios e Biogênese 29

4. A Descoberta da Energia Vital (O Orgônio) 32

5. As Campanhas de Reich 43

6. Wilhelm Reich Como Eu o Conheci 49

SEGUNDA PARTE

A Orgonomia

1. Introdução à Orgonomia 58

2. Algumas Considerações Gerais 72

3. Orgonomia e Física 75

4. Dor 80

5. Orgonomia e Evolução 85

6. Orgonomia e Psiquiatria 92

7. Orgonomia e Medicina 98

8. Orgonomia e Religião 100

9. Orgonomia, Psicologia e Pedagogia 104

10. Orgonomia e Biologia 107

11. Algumas Aplicações Particulares da Energia Orgânica 111

12. Algumas Considerações Gerais 113

TERCEIRA PARTE

O Conceito Orgonômico de Saúde e as Suas Conseqüências Sociais

O Conceito Orgonômico de Saúde e as Suas Conseqüências Sociais 116

INTRODUÇÃO

A ciência da orgonomia está intimamente relacionada com as leis fundamentais da natureza. É, portanto, uma ciência extremamente ampla, que envolve todas as atividades naturais, as ciências físicas ou inanimadas e as ciências biológicas ou animadas, e além disso constitui uma base científica para a compreensão de matérias não-científicas, como a religião e a arte.

        Apresentar um quadro conciso e claro da orgonomia é uma tarefa de notável dificuldade, e ninguém está mais qualificado que o doutor Raknes para fazê-lo. Ele trabalhou em estreito contato com Reich quando este estava na Noruega, antes de transferir-se para a América, e continuou a desenvolver uma intensa atividade no campo orgonômico até os nossos dias. Fez várias viagens à América para encontrar Reich e documentar-se sobre suas últimas pesquisas, tendo continuado a viajar mesmo depois da morte de Reich, em 1957.

        A vasta preparação cultural do doutor Raknes e a sua familiaridade com os problemas científicos, com a filosofia, a religião e a psicanálise habilitaram-no a aceder à orgonomia com uma ampla visão dos fatos e com uma aproximação tanto objetiva quanto prática. Ele próprio é um brilhante psicoterapeuta, pesquisador, escritor e conferencista. A sua mente aguda, o seu desejo natural de aprender e a sua experimentação diligente na orgonomia permitiram-lhe alcançar reconhecida competência nesse campo.

        A primeira parte do livro trata do envolvimento gradual de Reich com a orgonomia através da apresentação do desenvolvimento lógico das suas descobertas.

        A segunda parte ilustra como a orgonomia aplica-se às várias ciências e aos seres humanos; a terceira e última parte, trata de um aspecto particular da orgonomia, o conceito orgonômico da saúde.

9

        Este livro merece ser amplamente lido. Escrito com simplicidade e facilmente compreensível, ele se mostra uma introdução ideal à obra de Wilhelm Reich, que compreende duas dezenas de livros, uma centena de impressos e quase cem mil páginas de manuscritos inéditos.

        Este texto, realizado por um aluno tão eminente, constitui uma contribuição útil e bem-vinda para a literatura concernente à orgonomia.

Elsworth Baker

10

PREFÁCIO

        Este livro está subdividido em três partes distintas, cada uma escrita em um momento diferente e com um objetivo diferente, por isso encontramos nele algumas sobreposições inevitáveis, bem como repetições. Mas, na medida em que as partes apresentam momentos e aspectos diferentes da obra desenvolvida pelo doutor Wilhelm Reich (1897-1957), acredito que possam ser tranqüilamente publicadas juntas, em um único texto.

        A primeira das três partes a ser escrita foi “O Conceito Orgonômico da Saúde”, integrante de um simpósio sobre fins terapêuticos promovido pelo Instituto para as Pesquisas Sociais, em Oslo, e mais tarde traduzida para o inglês e publicada no Orgonomic Medicine (volume 1, 2 de novembro de 1955). Esse escrito tenta formular as idéias básicas do meu trabalho cotidiano como psicoterapeuta e encontra-se no final do volume.

        A segunda parte foi escrita nos anos subseqüentes à morte de Reich acertou-se na época que ela constituiria parte de um volume biográfico, cujas outras partes, entretanto, jamais foram escritas. Não é uma biografia de Reich, e procura apenas apresentar o desenvolvimento de seus principais conceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (281.8 Kb)   pdf (879.8 Kb)   docx (682.2 Kb)  
Continuar por mais 173 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com