TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acunpultura O Elemento Fogo

Por:   •  14/7/2020  •  Artigo  •  6.346 Palavras (26 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 26

O ELEMENTO FOGO

Autor(a): Vera Lúcia da Silva Mafra[1]

Orientador(a): Claudia Mara Stapani Ruas [2]

Data da submissão:  13/03/2020

Data da aprovação: 26/03/2020

RESUMO

A pesquisa foi concretizada através de revisão bibliográfica, com base em literaturas que abrangem uma das teorias fundamentais da acupuntura, os cinco elementos, em específico o elemento fogo, nos trazendo reflexões acerca da sua simbologia, canal de expressão, causas e consequências de seu desequilíbrio. A técnica da MTC é bastante utilizada na China, Coréia, Japão e Taiwan, tanto na promoção de saúde quanto na prevenção de doenças. A pesquisa da acupuntura reveste-se, portanto, de grande interesse, na medida em que poderá traduzir estes conhecimentos milenares, contribuindo para sua aceitação e incorporação. A acupuntura está inserida no conjunto de técnicas relativas à MTC, que busca compreender e tratar as doenças a partir de uma visão integradora entre o corpo e a mente. Os cinco elementos correspondem às cinco estações climáticas na Terra. Nesta teoria, os fenômenos da natureza ressonam com as do organismo dos seres vivos que têm aspectos que se identificam com cada elemento, e a existência da saúde implica na harmonia entre todos os cinco elementos. Segundo a MTC, o elemento fogo possuem funções extremamente importantes e bastante interessantes. O excesso de prazeres e alegrias, afeta os processos Fogo; e a privação destes também causa desequilíbrio: a hiper excitação das pessoas que riem por qualquer coisa, ou a amargura e a agonia das pessoas que pranteiam profundamente e por muito tempo, as perdas que são naturais da vida.

Palavras-chave: Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Acupuntura. O elemento fogo.

ABSTRACT

The research was carried out through a bibliographic review, based on literature that covers one of the fundamental theories of acupuncture, the five elements, specifically the element of fire, bringing us reflections on its symbology, expression channel, causes and consequences of its imbalance. The TCM technique is widely used in China, Korea, Japan and Taiwan, both in health promotion and disease prevention. Acupuncture research is, therefore, of great interest, as it can translate this ancient knowledge, contributing to its acceptance and incorporation. Acupuncture is part of the set of techniques related to TCM, which seeks to understand and treat diseases from an integrating view between the body and the mind. The five elements correspond to the five climatic seasons on Earth. In this theory, the phenomena of nature resonate with those of the organism of living beings that have aspects that identify with each element, and the existence of health implies harmony between all five elements. According to MTC, the element of fire has extremely important and very interesting functions. The excess of pleasures and joys affects the Fire processes; and their deprivation also causes imbalance: the hyper-excitement of people who laugh at anything, or the bitterness and agony of people who mourn deeply and for a long time, the losses that are natural to life.

Key-words: Traditional Chinese medicine (TCM). Acupuncture. The fire element.

Introdução

A fim de contribuir para a evolução dos saberes acerca da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), este estudo aborda o elemento fogo, um dos integrantes da teoria fundamental da acupuntura, prática que busca o tratamento e a cura das doenças através da aplicação de agulhas e moxas.

Importante salientar que o tratamento na Medicina Tradicional Chinesa segue duas grandes linhas de aplicabilidade ou vertentes, que são a fitoterapia, ou seja, a cura das doenças através do uso de plantas ou ervas medicinais, e a acupuntura (AUTEROCHE E NAVAILH, 1992; MIN et al., 2000; WEN, 2008).

Segundo a MTC, a acupuntura é um tratamento utilizado na normalização de órgãos doentes através de um suporte funcional que exerce efeito terapêutico.

Na construção dessa abordagem, o artigo inicia-se com uma breve revisão histórica sobre a acupuntura e sua difusão pelo mundo, bem como suas práticas, aceitações, avanços tecnológicos, indicações e seu uso em diferentes áreas da medicina.

Posteriormente, temos a apresentação dos cinco elementos: terra, metal, fogo, madeira e água, que abrangem os diferentes aspectos do meio ambiente e do organismo.

Por fim, uma abordagem sobre o elemento fogo, elemento este que é para a Medicina Tradicional Chinesa, o Espírito; o responsável por orquestrar a concepção da união do óvulo com o espermatozoide, definido como sendo uma energia criativa (AUTEROCHE E NAVAILH, 1992).

Um elemento equivale a um órgão, e devido às propriedades de cada um destes elementos, pode-se então explicar as particularidades das atividades fisiológicas dos órgãos.

A pesquisa foi concretizada através de revisão bibliográfica, com base em literaturas que abrangem uma das teorias fundamentais da acupuntura, os cinco elementos, em específico o elemento fogo, nos trazendo reflexões acerca da sua simbologia, canal de expressão, causas e consequências de seu desequilíbrio.

Dentro de que foi pesquisado, reconhecemos que o elemento fogo simboliza a paixão, a alegria e o amor. As emoções pelo qual se expressa são o amor e a afetividade. Quando este elemento se encontra em desequilíbrio no corpo humano as emoções predominantes são: ansiedade, euforia, mania ou hiperexcitabilidade.

1 História da Acupuntura

  1. Surgimento da Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) configura-se como uma racionalidade médica diferente da Biomedicina (LUZ, 1992) e envolve do diagnóstico ao tratamento, intervenções diretas no corpo humano e uma cosmologia vitalista, ou seja, fundamentada na ideia de que a energia (Qi) organiza a matéria orgânica. A centralidade do corpo tanto na terapêutica quanto na cosmologia instigou-nos a indagar como se percebe o corpo a partir do contato com a MTC.

A MTC considera o corpo o produto do equilíbrio entre duas forças – ou energias – naturais opostas, mas complementares: a força feminina Yin, e a força masculina Yang. A energia Yin é passiva, tranqüila, e representa a escuridão, o frio e umidade e a contração. A energia Yang é agressiva, estimulante e representa a luz, o calor, a secura e a expansão. O desequilíbrio entre yin e yang causará doenças e dores. Yang em excesso pode provocar dor súbita, inflamação, espasmo, dor de cabeça e pressão arterial elevada. Yin em excesso pode causar dores difusas, arrepios, retenção de líquidos e cansaço (DIGEST, 1997).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.2 Kb)   pdf (431.6 Kb)   docx (471.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com