TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gunas em aspectos gerais

Por:   •  11/9/2015  •  Resenha  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 3

Definição de Gunas

Guna é aquilo que ata, que possui concomitância inseparável e é a causa que não necessita de esforços ou ação. Faz parte da matéria sem esforço e dela não se separa.

Enumeração de Gunas

“Os objetos dos órgãos dos sentidos(...), conhecimento(...) e aquelas que começam com para (...) são gunas.” Este trecho de Caraka Samhita enumera as gunas perfazendo-as em três tipos:

1. Aquelas que constituem características especiais dos 5 elementos;

2. aquelas que são comuns aos 5 elementos;

3. aquelas relativas à alma.

As Trigunas

O Purusha é aquele que experencia todos os fenômenos do Universo mas não é atingido por eles. A matéria Prakriti é, por si só, uma substância única, pura e homogênea estando em estado de Suddha Savta e o Para-atma é imutável. De um lado a consistência imutável e de outra a substância inerte. Quando a Shakti do Purusha toca a Prakriti a matéria sai do seu estado de inércia e entra em movimento. Satva, Rajas e Tamas estão equilibradas na Prakriti enquanto Purusha não as toca. Quando Purusha as toca a criatividade da Prakriti oscila pela ação e movimento do Raja Guna que ativa o conhecimento e dá origem ao Budhi, Mahat. A partir deste Mahat, todo o universo sofre a ação da diferenciação do Suddha Satva o qual gera três diferentes estados: Satva/harmonia, Rajas/movimento e Tamas/inérica.

O Raja Guna aumenta o Tama Guna reduzindo assim as propriedades sátvicas da Prakriti. Devido a este aumento do Tama Guna manifesta-se o Ahamkara pela ação de Mahat. Novamente pela ação do Rajas o Ahamkara subdivide-se em Ahamkara Satvico e Ahamkara tamásico. Pelo tanmatras (notas, vibração, som) o Ahamkara Satvico se abre nos Jnanendriyas originando os órgãos dos sentidos. Já o Ahamkara Tamásico quando tocado pelos tanmatras se abre nos Karmendriyas e nos Pancamahabutas dando origem aos órgãos e aos cinco elementos respectivamente.

O que motiva a Ayurveda é a purificação do corpo para a evolução da alma. Existindo o equilíbrio a Prakriti volta ao seu estado imanifesto e é absorvida pelo Um (estado de Sudda Satva) livrando-se das gunas e libertando-se.

A Origem gunica dos doshas

Os três doshas também surgem primariamente através de Rajas pois são formas de energias vitais e móveis.

Vata é manifestação direta de Rajas e Prana.

Pitta provém do Prana associado aos órgãos dos sentidos.

Kapha provém de Prana associado aos cinco elementos.

Evolução

Tamásico – Tamásico/Rajasico – Rajasico – Rajasico/Satvico – Satvico/Rajasico – Satvico - Iluminado

Dravya

A matéria passa a ser o substrato de ações e qualidade e é também a causa concomitante de outra matéria e qualidade.

Karman

Karan é a causa da combinação e da separação, é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com