TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Cadeira de Rodas

Por:   •  20/1/2017  •  Artigo  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  2.223 Visualizações

Página 1 de 5

História da Cadeira de Rodas

 A cadeira de rodas é um recurso indispensável para pessoas com deficiência física (principalmente aqueles que tiveram sua locomoção comprometida), mas a cadeira de roda que conhecemos hoje nem sempre foi assim, como tudo no mundo, ela passou por um processo de evolução.

Historicamente, não se tem uma data exata de quando foi inventada a cadeira de rodas, mas uma primeira gravura de cadeiras de rodas , está estampada em um vaso grego do século IV A.C.  Nela aparece Hefesto , o deus grego da metalurgia e das artes mais finas, sentado em uma cadeira de rodas com aro e acionada por dois cisnes.

Seria a idéia de uma cadeira  de rodas autopropulsionadas, anfíbia e que não exigia  esforço algum do ocupante.

[pic 1]http://www.deficienteciente.com.br/wp-content/uploads/2012/01/pcd24.jpg

Existe uma outra ilustração no bocal de um vaso grego, na mesma época, que mostra o deus grego, Hefesto  em sua convivência, integrado com seus colegas do “olimpo”, ou seja,  demonstrando a inclusão.

[pic 2]

http://www.deficienteciente.com.br/wp-content/uploads/2012/01/pcd25.jpg

Cadeira de Rodas especial de Rei

Poucas ilustrações de cadeiras antigas chegaram até nossos dias.

O Disability Museum dispõe de exemplos notórios a artir do século  XII. De séculos posteriores, temos  a imagem de uma cadeira de rodas, inserida numa obra de uma doutora Sawatzky, ortopedista de Vancouver-Canadá, que foi  utilizada pelo rei Felipe II, da Espanha , em 1595.

Além de ser transportado com muita cautela, mas com certa facilidade  pelos diversos ambientes do palácio, a cadeira de rodas foi fabricada de tal forma que tinha mecanismos para inclinação e repouso dos pés, podendo transformar-se em um leito provisório, para repouso e maior comodidade do monarca espanhol.

[pic 3]

Cadeira de Rodas Mais leves

Com o passar dos anos, as famílias com melhores condições financeiras, passaram  a encomendar cadeira de rodas de acordo com as suas posses e que estivessem de acordo com a necessidade do seu familiar e de acordo com o seu estilo de vida.

Isso durou vários séculos, durante os quais, não havia produção sistemática de cadeira de rodas.

[pic 4]

Cadeira de Bath, Inglaterra, inventada  por Jonh Dawson, 1783.

http://www.deficienteciente.com.br/wp-content/uploads/2012/01/pcd6.jpg

Uma dessas cadeiras foi esta abaixo, que pode-se dizer que seja uma poltrona móvel, com duas rodas sob o assento e duas menores para garantir qualidade de movimentação. Era acabada com vime da India e pesava mais ou menos 25 kilos. Podia  ter ou não sistema de propulsão ao lado das rodas. Normalmente movimentada por outra pessoa.

[pic 5]

Século XIX e XX: Após a Guerra Civil Americana e 1ª Guerra Mundial;

Cadeiras eram construídas de madeira, assentos de palha, apoio Ajustáveis

para braços e pés.

http://www.deficienteciente.com.br/wp-content/uploads/2012/01/pcd7.jpg

Cadeiras de rodas mais sofisticadas

Não existindo a produção  em série de cadeira de rodas, algumas mais sofisticadas, foram fabricadas por encomenda, numa base individual . Existia a preocupação com o conforto da pessoa, ficando notório nesta cadeira, com duas de suas rodas    providas de aro e uma menor para se tornar mais fácil o rumo a ser tomado. Era facilmente manobrável e isso no século XVIII.

                   [pic 6]   

http://1.bp.blogspot.com/-U85ktcOaTPQ/TrMLGMAjdSI/AAAAAAAAADo/J8I0WZlyKRY/s1600/Desenho+antigo+feito+a+m%25C3%25A3o%252C+cadeira+de+rodas+antiga.jpg

Cadeira de rodas automanobrável

Existiram algum deficientes físicos que criaram seus próprios  modelos de cadeiras. Um desses inventores foi  Stephen Farfler, que era um relojoeiro paraplégico e que foi seu  criador aos  22 anos de idade, no ano de 1655. Este modelo era  movimentado pelo próprio usuário. Utilizava os dois braços e não requeria qualquer ajuda em terreno plano, desde que não houvesse barreiras como hoje em dia.

[pic 7]

http://www.deficienteciente.com.br/wp-content/uploads/2012/01/pcd51.jpg

A modernidade inicial das cadeiras de rodas

1952: Inicio das competições entre cadeirantes no Centro de Reabilitação  de Stoke  Mandeville,  Inglaterra.

1964: realização dos primeiros jogos Paraolimpicos em Tóquio, Japão.

[pic 8] http://4.bp.blogspot.com/_pEj4_KWncq4/TPkGONd4_4I/AAAAAAAADI0/d_kGkY2NXGc/s1600/prehistorico.jpg31.jpg

No ano de 1933, Hebert A. Everest, americano, encomendou uma cadeira de rodas que poderia ser levada num automóvel. O engenheiro H.C.  Jennings, construiu para ele essa primeira cadeira de rodas dobrável. Esse modelo devidamente patenteado, como muitos outros modelos, foi utilizado por décadas, com a marca Everest/Jennings, antes que outros surgissem no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (480.6 Kb)   docx (798.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com