TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS

Por:   •  7/5/2017  •  Tese  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS

BULCÃO, deivison barbosa[1]

LEITE, kleyton pedrosa[2]

MARTINS, miriam[3]

RESUMO


BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS

O esporte foi praticado inicialmente por ex-soldados norte-americanos sobreviventes da 2ª guerra mundial, o basquetebol em cadeira de rodas foi umas das modalidades disputadas em todas as edições das paraolimpíadas. As mulheres só vieram disputar a primeira partida oficial no ano de 1968 nos jogos de Tel Aviv em Israel. O Brasil teve como sua primeira modalidade paraolímpica o basquetebol em cadeira de rodas, que teve como seus principais responsáveis Sérgio Del Grande e Robson Sampaio, que trouxeram dos Estados Unidos para São Paulo e Rio de Janeiro, um programa de reabilitação que fez um grande sucesso, fundando então o Clube do Otimismo por Robson no Rio de Janeiro e o Clube dos Paraplégicos por Sérgio em São Paulo no dia 25 de julho de 1958.

O basquetebol em cadeira de rodas nem sempre pode ser praticado por todas as pessoas, pois a cadeira utilizada na modalidade é especificamente cheia de critérios pelo regulamento oficial, e nem sempre o cadeirante tem condições financeiras para comprar se quer uma cadeira simples para os treinos, mas esse não é o único fato que impedi muitos cadeirantes da prática desportiva.

O transporte coletivo é um dos problemas encontrados pelos cadeirantes, o desrespeito, a falta de consciência e o preconceito ainda é grande, e também nem todos tem um veículo próprio adequado para sua locomoção. Outra situação que deveria ser vista com mais atenção é a infraestrutura, locais não apropriados e sem adaptação, ruas esburacadas, calcadas e escadas sem rampas, banheiros inadequados, enfim, um completo desrespeito com o cidadão cadeirante.

O Basquetebol em cadeira de rodas pode ser um estilo de vida, a possibilidades de encontrar novos objetivos, lembrar que a vida não acabou só porque não se pode andar com pernas. É recomendado para interação social, indicado por médicos e fisioterapeutas em tratamentos e reabilitações. Para uma pessoa que tem deficiência ou paralisia dos membros inferiores, a cadeira de rodas é a possibilidade de retomar a vida só que de vista de um ângulo diferente.

Através de uma cadeira e rodas, criou-se um esporte de rendimento onde incentiva a busca pela profissionalização. Percebemos a influência da modalidade como uma aliada importante trazendo inúmeros benefícios. Lembrando que ha certos critérios para jogar profissionalmente, além das habilidades e o esforço individual de cada atleta para alcançar níveis mais elevados, as categorias existem para que o atleta se adequem quanto ao grau de deficiência sendo assim, realizada uma partida igualada entre eles.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com