TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicação e contra-indicação e as manobras básicas

Por:   •  21/1/2017  •  Relatório de pesquisa  •  17.718 Palavras (71 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 71

Massagem

Corporal

[pic 1]

www.coobel.com.br

infobeleza@yahoo.com.br

(61) 3562-6423 / 3963-1100


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Indicação e contra-indicação e as manobras básicas

Objetivos  terapêuticos na qualidade, intenção e, ritmos do toque; Leitura corporal: orientação para o trabalho de massagem;
O uso da massagem como ferramenta no processo psicoterapêutico;
A relação terapeuta/cliente, troca energética, ouvidos, mãos e boca.

INTRODUÇÃO

A massagem é o mais antigo e simples de todos os tratamentos médicos. Nas culturas tradicionais, sobretudo no Oriente, ela é aceita de forma tão natural que pessoas de todas as idades podem se beneficiar com massagens regulares. Aqui no Ocidente, embora seu valor tenha sido sempre reconhecido nos esportes, apenas recentemente seu uso se estendeu para outros campos.

Massagem não é apenas um ato físico, mas também um ato psicológico, pois quando tocamos alguém, há trocas de emanações! A massagem pode ser estimulante ou calmante, dependendo da velocidade e intensidade de seus movimentos. É por isso que a massagem pode fazer com que uma pessoa se sinta alerta e pronta para correr numa maratona ou, por outro lado, descansada ou sonolenta. Ela pode aliviar as tensões, eliminar dores de cabeça, relaxar músculos tensos e doloridos e banir a insônia. A massagem pode ainda proporcionar condições para a recuperação, ao induzir uma sensação de bem-estar. Muitos clientes afirmam que o prazer que a massagem lhes proporciona é, em si, terapêutico. A massagem pode ser um meio de contrabalançar as tensões do trabalho e As pressões domésticas. Para um grande numero de pessoas, rigidez e dor são um modo de vida ao qual se habituaram e, com freqüência, é depois que fazem ou recebem uma massagem que percebem a tensão em seus músculos, ou descobrem o quanto de sua energia é consumida pela tensão. A massagem é uma viagem de auto-descoberta, revelando como é vivenciar o prazer de um corpo que pode respirar, prosseguir e movimentar-se livremente.

HISTÓRIA

Durante milhares de anos, alguma forma de massagem, tem sido utilizada com o objetivo de curar e aliviar os enfermos. Para os antigos médicos gregos e romanos, a massagem era um dos principais meios de curar ou aliviar a dores. No inicio de século XIX, o sueco Per Henrik Ling desenvolveu a massagem sueca, sintetizando seu sistema com base em seu conhecimento da ginástica e da fisiologia, e também das técnicas chinesa, egípcia, grega e romana. Desde então, alastraram-se por todo continente europeu os institutos que incluíam a massagem em seus programas.

O QUE É MASSAGEM?

Massagem é a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade e a elasticidade. Por ser uma forma de terapia, também pode ser conhecida como massoterapia. Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo, para curar traumas físicos, aliviar stress psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar tensão. Quando a massagem é utilizada para benefícios físicos e mentais, ela pode ser chamada de “Terapia de Massagem Terapêutica” ou Terapia Manipulativa.

Através de manobras terapêuticas específicas como amassamento, deslizamentos e percussões promovem a melhora na circulação sanguínea, aumenta o fluxo de nutrientes, remove catabólitos e metabólitos (substâncias tóxicas das células) prejudiciais ao organismo, além de aliviar a dor e facilitar a atividade muscular.

Em formas comerciais, técnicas de massagem envolvem deitar o cliente numa mesa de massagem ou numa cadeira específica, ou mesmo num colchão no chão. Apesar de o massageado estar geralmente seminu, e em alguns tipos de massagens chega a ficar completamente nu, como é o caso da drenagem pós-operatório, nesse caso as partes íntimas são cobertas por toalhas ou lençóis. Isso também auxilia a manutenção da temperatura corporal da pessoa sendo massageada.

Em alguns lugares, por força da lei, partes sexuais como mamilos, órgãos reprodutivos e área glútea, precisam ser cobertas durante toda a sessão. Normalmente a sessão começa com o cliente de bruços (decúbito ventral), ou de costas (decúbito dorsal), e logo em seguida a posição inversa é tomada para a outra metade da sessão, sendo que a maioria das sessões sempre se inicia nos membros inferiores.

Ansiedade, Cansaço, Cefaléia, Ciatalgia, Problemas circulatórios, Depressão, Distúrbios Digestivos, Dores na coluna, Fadiga, Fibromialgia, Insônia, Lesões, Dores musculares, Distúrbios respiratórios, Stress, Tensão, Torcicolo, Distúrbios urogenital, problemas estéticos como aqueles derivados do nervosismo, cansaço, intoxicação, intestino preso, lér, ciática, etc. A terapia corporal pode ser a solução para estes e outros distúrbios!

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO MASSATERAPEUTA

Objetivos

A Massagem com suas manobras de deslizamento, fricção, amassamento, percussão, vibração e rolamento, produzem efeitos terapêuticos e relaxantes sobre o corpo do paciente. Sua prática é reconhecida pela sociedade e com boa colocação profissional pelo mercado, sob diversas formas e em diferentes ambientes entre eles: clínicas, hospitais, hotéis, consultórios particulares e domicílios.

Perfil do Profissional

O massagista é profissional da saúde que domina um conjunto de manobras terapêuticas e relaxantes, que o capacita a agir com competência na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Para tanto será capaz de: Selecionar os procedimentos e aplicar as manobras da massagem solicitada, visando a prevenção de seqüelas e a manutenção ou a recuperação de funções, considerando as anomalias dos músculos, tendões, ligamentos, nervos, ossos e articulações detectadas no processo de avaliação do paciente. Orientar o paciente para avaliação dermatológica, sempre que detectar problemas decorrentes de distúrbios circulatórios e sinais de tumores cutâneos. Aplicar técnicas da massagem terapêutica em situações de patologias estéticas, respeitando os limites de seus efeitos e seu posicionamento ético como profissional da saúde; Prevenir e/ou atuar terapeuticamente em lesões corporais e patologias associadas à práticas desportivas, utilizando-se das técnicas de massagem adequadas a cada caso; Realizar procedimentos e cuidados de massagem, em constante integração com os demais profissionais de Saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (114.6 Kb)   pdf (603.1 Kb)   docx (225.5 Kb)  
Continuar por mais 70 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com