TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que o PSR indica? Como é feito esse exame?

Por:   •  21/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  882 Visualizações

Página 1 de 2

                                                TED DE CLÍNICA 1

Marcos Leandro Câmara Silva            17.2.000954

Manhã- Parque Ecológico

1-      O que o PSR indica? Como é feito esse exame?

RESPOSTA:  O PSR tem como objetivo avaliar de forma rápida e simples as condições periodontais dos pacientes a fim de identificar a existência de saúde ou doença no periodonto.  A boca é dividida em sextantes e a sondagem é realizada em 6 pontos para cada dente: mésio-vestibular, médio-vestibular, disto-vestibular, mésio-lingual/ palatino, médio-lingual/palatino e disto-lingual/palatino. A sondagem é realizada com a sonda periodontal OMS que apresenta uma faixa colorida (3,5mm a 5,5mm). A faixa colorida é a base para determinação dos códigos, que variam de 0 a 4, os quais o RPS estabelece como forma de avaliação da condição periodontal do paciente.

2-      Como é feito o índice de sangramento gengival? O que esse exame indica?

RESPOSTA:  O ISG tem como indicação mostrar as faces sangrantes da região dental e identificar se naquela região existe saúde ou não.  O exame é realizado com a sonda Carolina do Norte ou Willians, mas pode ser utilizada a sonda OMS. O exame é realizado quando a sonda é inserida em uma angulação de 45 graus e percorrer toda a margem gengival, tanto face vestibular como da lingual/palatina.

3-      Como deve ser feito o tratamento periodontal fase I (Não-cirúrgico)?

RESPOSTA: Primeiramente deve ser realizada a instrução de higiene oral a fim de controlar a placa bacteriana presente na cavidade oral. Após essa fase, deve ser feita a raspagem supra e subgengival para que o cálculo seja removido. Além disso, deve ser realizado a correções de restaurações defeituosas que acumulam placa e que podem prejudicar no tratamento periodontal. Também, é fundamental que seja realizado a remoção do tecido cariado por restaurações temporárias. Dessa forma, o paciente devera esperar 4 a 5 semanas para que os tecidos cicatrizem  suficiente para uma nova reavaliação.

4-      O que é registrado no odontograma? Qual a importância de preencher esse exame de forma completa?

RESPOSTA:  No odontograma são registrados os procedimentos já realizados, os que irão ser realizados, caries ou restaurações, falta de elementos dentários e procedimentos como o de endodontia. Esse exame tem como importância ajudar no plano de tratamento do paciente e possibilitar um histórico mais detalhado. Permitindo assim que o paciente seja tratado da melhor maneira possível. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com