TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre stress

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

sUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL

queila laís holanda ferreira

                                2° SEMESTRE

 o estresse

[pic 3]

Barbalha -CE

2014

queila laís holanda ferreira

 o estresse

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Spa e terapias alternativas; Cosmetologia; Bases da Nutrição; Metodologia Científica; Seminário temático; Projeto Integrador.

Prof.: Marcelo Doi; Poliana Milreu; Aline Meneses;                                       Regina Célia; Luciane Barbosa; Heloísa Lichia.

Barbalha – CE

     2014                                                          


        Iremos abordar um assunto que vem preocupando a medicina pelo seu crescimento nos últimos anos, O ESTRESSE que é uma reação natural do organismo onde quando estamos diante de uma situação o nosso organismo á interpreta como ameaçadora, produzindo adrenalina e cortisol e lançando esses hormônios na corrente sanguínea, havendo aí uma sobrecarga de energia. Veremos também seus conceitos, as várias etapas do estresse, o tipo de tratamentos que podem ser usados para sua melhora, e dentro desse assunto foi desenvolvida uma pesquisa em um salão de beleza onde demonstra o nível de estresse dos profissionais de beleza, a avaliação foi feita com um questionário que identifica as facilidades e os problemas encontrados nesses estabelecimentos. Desta forma procuramos assim uma maneira de agir para que haja uma melhora e prevenção dessa doença que é quase imperceptível, mas está bem a nossa frente.  

        O ESTRESSE ou STRESS é uma palavra de origem latim que significa aflição e adversidade, podendo ser definido também como a soma de respostas físicas e mentais do organismo causadas por determinados estímulos externos, eventos ou sensações que faça se sentir frustrado, irritado ou nervoso.

É uma reação natural do organismo onde quando estamos diante de uma situação, nosso corpo interpreta como ameaçadoras, exemplo o medo, a frustação, a decepção, então esse organismo produz uma grande quantidade de adrenalina e cortisol mandando assim esses hormônios diretamente para a corrente sanguínea a onde há uma sobrecarga de energia, provocando tensões, palpitações, falta de ar, tontura, mal estar, etc.

O estresse foi considerado a principal doença do século XXI podendo se manifestar de diversas formas e por vários motivos. Nos estudos atuais mostram que o nível de estresse em profissionais está aumentando significativamente nos últimos anos. Segundo LIPP (1996), o estresse é o pior fator de risco para a saúde, tendo como consequência diversos transtornos no organismo como: hipertensão arterial, enfartes, úlceras, doenças alérgicas, insônia, distúrbios Neurovegetativo, cefaleia, diminuição das defesas imunológicas e entre outras.

O estresse é dividido em quatro fases que definem sua intensidade.

A primeira fase é a fase de alerta: onde o organismo começa a dar os primeiros sinais de estresse, o corpo reconhece o agente estressor e começa a produzir e liberar os hormônios do estresse que são a adrenalina e o cortisol, esses hormônios aceleram os batimentos cardíacos, dilatam as pupilas, aumentam a sudorese e os níveis de açúcar no sangue, ocasionando assim vários distúrbios como; músculos contraídos, vaga ansiedade, humor deprimido, tédio, apatia e fadiga. Nessa primeira etapa o que deve ser feito é tirar umas férias, mudar o hábito e atividades do dia a dia, falar sobre o que está sentindo e ter mais tempo pra si mesmo.

A segunda fase é a fase da resistência: os primeiros sinais emocionais tornam-se mais intenso, é a fase da adaptação, onde o agente agressor continua agindo ocorrendo alguns sintomas no organismo como cansaço ao acordar, memória comprometida, dor de cabeça, resfriados frequentes, dores musculares, humor mais deprimido, irritabilidade. Neste caso o que pode ser feito é mudar radicalmente o hábito de vida e procurar terapias de curta duração.

A terceira fase é a quase exaustão: que dar irritabilidade, gastrite, oscilação na pressão arterial, alteração da glicemia, queda de cabelo, ansiedade, depressão, fase em que qualquer barulho irrita. Nessa fase tem que procurar um especialista e usar remédios para acalmar os sintomas.

A quarta fase é a fase da exaustão: inicia-se com doenças associadas às condições estressoras repetitivas e prolongadas, traz grandes consequências como falência do sistema imunológico e pode levar até a morte. Nessa fase a pessoa perde o emprego, apresenta sintomas como asma, problemas cardíacos, depressão acentuada, baixa autoestima, raiva incontrolável, pensamentos suicidas e homicidas, fadiga crônica, paranoia, problemas de memória, enfartes, derrame cerebral e câncer. Nesse caso o melhor a fazer é procurar intervenção rápida e eficaz com médicos e psicólogos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (110.9 Kb)   docx (40.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com