TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contenção de Animais

Por:   •  6/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

MEDICINA VETERINÁRIA

CAROLINA ALVES DA SILVA

manejo e estresse em felinos

 

BRASÍLIA-DF

2022

carolina alves da silva  

manejo e estresse em felinos

Trabalho apresentada ao Curso de Medicina Veterinária da Universidade Católica de Brasília, como requisito parcial para a obtenção de nota na matéria de prática profissional.

Orientador: Edilaine Sarlo Fernandes

Coordenador: Edilane Sarlo Fernandes

BRASÍLIA-DF

2022

Sumário

1 INTRODUÇÃO............................................................................................... 4

2 DESENVOLVIMENTO................................................................................ 5,6

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................... 7

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................. 8

 1 introdução

O presente trabalho tem como foco principal apresentar maneiras de conteção amigável em felinos, sendo baseado na palestra da aula magna, ministrada pela Dra Fernanda Filgueiras, visando a importância do manejo em felinos.

2 DESENVOLVIMENTO

          De acordo com pesquisas, estudos e sobre a palestra da Dra Fernanda Filgueira entende-se que, é de extrema importância saber como lidar com um gato para que ele não se estresse, o manejo visa analisar e fornecer métodos e estratégias para melhorar a qualidade dos cuidados com os gatos, bem como estabelecer e reduzir o estresse durante as visitas ao veterinário. Basta ter paciência e saber que eles também têm tempo. Por isso é importante respeitar esse processo de adaptação, sendo necessário observar e tratar com atenção.

          Existe um tipo de atendimento chamado cat friendly que é uma maneira de dar aos gatos uma atenção especial, porque eles se comportam de maneira bem diferente dos cães. Os gatos precisam de um ambiente calmo, livre de ruídos e sinais visuais para evitar estressá-los, e separados de cães. Com uma abordagem cat friendly, os pacientes podem ser mais saudáveis e menos propensos a desenvolver doenças relacionadas ao estresse devido á má gestão por parte de veterinários e proprietários. Além disso, cuidados diferenciados prolongam a expectativas de vida desses animais, pois as visitas veterinárias não são mais uma barreira a saúde dos gatos, e os gatos podem ser avaliados quando necessário, minimizando a disrupção social.      

          Tivemos tês tipos de contenção positiva na palestra, que são elas toalhas, com almofadas no pescoço, e algumas conteções químicas, como: Gabapentina; dexmedetomidina; drogas dissociativas; butorfanol e inalatória, que são para acalmar o animal e reduzir a dor.

         

         

[pic 2]

Figura 1 - Exemplo de contenção de felinos usando toalhas.

fONTE :(PATASEPENAS)

[pic 3]

Figura 2 – Exemplo de contenção de felinos usando almofada.

FONTE: (AMAZON)

3 considerações finais

 

Diante das pesquisas realizadas e da palestra assistida, pode-se constatar que é importante controlar adequadamente um felino para evitar estresse e evitar traumas ao animal e ao tutor para que possam retornar à clínica veterinária sem problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (200 Kb)   docx (429.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com