TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criação de Rainhas

Por:   •  28/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

Questionário Sobre Criação de Rainhas.

1. Explique a montagem, composição, manejo e objetivos do uso do “Banco de Rainhas”. (Cunha Cria Rainhas)

R: Colônia órfã, aberta para que haja fluxo de pólen (para produção de geléia real), deve ter grande quantidade de abelhas nutrizes (melhor aceitação das rainhas, por serem jovens) e quadros com abelhas nascentes. As rainhas são engaioladas sozinhas, sem acompanhantes e sem alimento, para que as nutrizes atendam suas necessidades. São engaioladas em gaiola Bentom de madeira ou JZ BZ de plástico. O número de rainhas embancadas é relacionada ao número de abelhas jovens na colônia. O banco pode ser composto de uma câmara de cria com ou sem uma melgueira.

Mesmo com os quadros de mel e pólen, deve-se alimentá-lo constantemente e a cada 5 dias acrescer um quadro de cria nascente para manter a quantidade de nutrizes. O banco de rainhas se faz necessário para melhor manejo de criação de rainhas, distribuição e flexibilização do tempo para o criador de rainhas atender a demanda de apicultores, principalmente no início da primavera.

2. Comente brevemente sobre as relações da rainha com a colméia e sua importância na produtividade. (Darcet Rainhas Melhora)

R: A rainha é a única fêmea fértil da família, responsável por toda postura da colméia, e por exercer forte influência sobre as atividades da colônia. Intimamente associada ao desempenho produtivo de sua colônia, pelo relacionamento que existe entre ela e as operárias, através dos feromônios de rainha, e por meio da composição genética do grupo.

Por ser mãe de todos os indivíduos da colônia (responsável por metade do material genético das operárias e todo material genético dos zangões). Parte das características expressas pela colônia, como produção de mel, pólen, própolis, entre outras, tem sua origem na rainha. Então é necessário que a rainha possua características desejadas para transmiti-Ias, que é a responsável pela produção da maioria dos produtos da colméia.

3. Explique os cuidados que devem ser tomados quando da introdução de uma nova rainha na colméia. (Etelvina Introdução de Rainhas + Duay Introdução e Produção)

R: As abelhas possuem aguda capacidade de distinção entre os indivíduos membros da sua colônia e estranhos. Enquanto os membros são aceitos pacificamente, os demais são rejeitados. Isto é válido também para as rainhas que são introduzidas. Para que a introdução seja bem sucedida, é preciso evitar o comportamento de rejeição.

É necessário fazer com que as abelhas "percebam" que estão órfãs, antes da introdução (8 a 24 horas antes). Não deixar as abelhas obterem nova rainha. Expor a rainha ao ambiente da colônia, protegendo-a das eventuais agressões; após 18 a 24 h a rainha já assimilou o odor da colônia e já iniciou a disseminação de seus feromônios. A rainha é introduzida com o auxílio de gaiolas construídas com tela de malha de arame. Não deve-se abrir a colmeia durante 5 a 10 dias após a introdução, evitando soma de "stress" da introdução com o da manipulação.

4. Comente sobre a fecundação de rainhas. (Duay Introdução e Produção)

R:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com