TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criação e Produção Animal

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 5

FAZENDA 1

Peso ao Nascer: 35 kilos

Desmama: 80 dias com 3 vezes o peso ao nascer (105 kilos)

Ganho de peso médio: 870 gramas

FAZENDA 2

Peso ao Nascer: 30 kilos

Desmama: 100 kilos em 7 meses (210 dias)

Ganho de peso médio: 333 gramas/ dia

• Sistema extensivo.

• Aleitamento natural tradicional.

• Manejo: ao pé da mãe. O tempo da desmana é o tempo da persistência de lactação da mãe.

• Alimentação: o leite que a bezerra conseguir ao longo do dia

FAZENDA 3

Peso ao Nascer: 32 kg

Desmamam: 2,5 vezes o peso ao nascer (80 kilos) aos noventa dias

Ganho de peso médio: 533 gramas/ dia

20 minutos

Cria: envolve o manejo das bezerras que nascem até o desaleitamento.

RECRIA

Recebem as bezerras desaleitadas onde ficam até o

PARTE 2

A dieta via manejo é importante, mas depende da situação.

Quanto mais velha a fêmea chega ao primeiro parto, mais tarde ele começa a produzir leite.

Esses animais nascidos na fazenda são os que vão garantir o melhoramento genético. Daí a importância de se estabelecer metas dentro do contexto da fazenda.

Não adianta dizer ao produtor que ele tem que trabalhar com aleitamento artificial e fazer vaca parir com 2 anos? R: Não, pois nem todo o produtor tem condição de oferecer dieta e manejo adequado de forma a fazer com animal ganhe 700 gramas de peso por dia.

Outro fator é que além de garantir um ritmo de crescimento adequado, para que a vaca atinja a meta de idade ao primeiro parto, garantindo assim o melhoramento genético do rebanho, é preciso propiciar na fase de recreia, o máximo desenvolvimento da glândula mamária (que acontece entre a puberdade (40 a 50% do peso vivo adulto da raça) e a maturidade sexual). Na puberdade fisiologicamente pode gestar, mas não é o ideal. Tem que ter o peso mínimo de 55 a 65% do peso vivo adulto para inseminar (nossa meta é 60%).

Não é no primeiro parto que a fêmea produz a máxima quantidade e qualidade de colostro. Isso só acontece após a terceira/ quarta gestação porque ela ainda está usando nutriente para crescer. Quando ela já atingiu 100% do peso vivo adulto, isso não ocorre.

Estrutura mamária: são dois tipos de tecido. O adiposo e o glandular. Até a puberdade, há maior depósito de tecido muscular, depois da puberdade e maturidade sexual, há maior depósito de tecido adiposo. O crescimento acelerado acontece até a puberdade. É possível fazer a fêmea ganhar um até um kilo dia de peso vivo até a fase de puberdade, depois disso não, pois ela vai depositar mais tecido adiposo e menos tecido glandular. Isso leva a crer que nem as fêmeas que estão na recria podem receber a mesma alimentação.

Ex:

Analisando por linha, o grupo 2 é melhor até compararmos o tecido glandular. Mesmo demorando um mês a mais para chegar à puberdade, o grupo 1 depositou 58% a mais de tecido secretor que o grupo 2. Esses animais serão melhores produtores de leite.

Até a puberdade pode-se fazer o animal ter o máximo ganho de peso. Mas durante, ela vai depositar gordura até onde não deve. Nem todos os animais na recria pode ser mantidas no mesmo grupo. É também objetivo da fase de recria potencializar ao máximo o desenvolvimento glandular da fêmea. Como? R: Atendendo o bom desempenho, mas não aumentando a carga energética da dieta deste animal que não atingiu a puberdade e a maturidade sexual, pois ela vai produzir menos leite. Separar os animais na fase de recria é importante.

Animal com ganho de peso de 350 gramas / dia

• Animal de crescimento lento, com meta de desmame com o dobro do peso ao nascer (35kg – desmame aos 70kg.

• Puberdade: 40 a 50% do peso adulto da raça – apresentará cio aos 22 meses Maturidade sexual: 32 meses vai emprenhar (60% do peso vivo adulto)

• Idade ao Primeiro Parto: 41 meses.

Ganho diário 550 gramas / dia

• Puberdade próximo dos 15 meses. Maturidade sexual com 60% do peso vivo adulto aos 21 meses. Vai parir com 30 meses, menos de 3 anos.

Ganho diário 750 gramas / dia

• Puberdade próximo aos 10 meses. Maturidade sexual aos 16 meses, IPP aos 25 meses.

Ganho diário 950 gramas / dia

• Puberdade aos 9 meses. Maturidade com 12 meses. Emprenha com 1 ano e vai parir antes dos 2 anos. Ela é mais precoce, mas é menos eficiente a longo prazo.

Precocidade é importante de maneira controlada.

Importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com