TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DETERMINAÇÃO DOS PÂRAMETROS FISICOS E QUIMICOS DE SILAGEM

Por:   •  4/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO - UNIFSA[pic 1]

PRÓ - REITORIA DE ENSINO

NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO - NUAPE

COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Disciplina: Nutrição Animal

Professora: Dra. Antonia Leidiana Moreira

DETERMINAÇÃO DOS PÂRAMETROS FISICOS E QUIMICOS DE SILAGEM

Linda Carolina

Cintia Batista

Herlany Valadares

Alice Ramalho

Esdras Veloso

Jõao Pedro

Maurelia Rocha

Lissayene Maria

TERESINA – PI

Outubro/2022

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................04

OBJETIVOS....................................................................................................05

MATERIAIS E METODOS...............................................................................06

RESULTADO E DISCUSSÃO.........................................................................07

CONCLUSÃO..................................................................................................08

REFERÊNCIAS...............................................................................................09

[pic 2]

INTRODUÇÃO

Com a evolução da pecuária os sistemas d produção intensivos passaram a ser uma opção para os produtores brasileiros, e consequentemente a utilização de forragens de alta qualidade durante o ano todo passa a ser importante componente do sistema. Ao longo dos últimos anos houve a intensificação das técnicas de conservação de forragens, sendo a ensilagem o processo mais preponderante no sistema produtivo. Tradicionalmente, o material mais utilizado para ensilagem é a planta de milho, cultivado com este propósito em grandes áreas ao redor do mundo(McDonald ET AL,. 1991).

Essa prática de silagem constitui na conservação estável de forragem para alimentação animal sob anaerobiose (ausência de oxigênio), onde são produzidos ácido láctico e outros ácidos orgânicos, que reduzem o pH da massa, baseando-se no procedimento de colheta de capins, sementes e espigas, sendo esse método o produto final da ensilagem que é o processo que dá origem a silagem, envolve o corte da planta, enchimento do silo, compactação e vedação. O processo de silagem não contém ar, sendo necessário compactar a matéria prima a qual será utilizada como milho, na qual será armazenada por um período de dias para poder ser aproveitada. O benefício do uso da silagem é a utilização desse material como fonte alternativa em diferentes épocas do ano quando, podendo ser aproveitado pelos animais devido a indisponibilidade de outro alimento ou mesmo para suplementação na produção de bezerros e vacas em lactação.

A produção de silagem tem sido incluída em cerca de 50% das propriedades incluem silagens de grãos na dieta de bovinos leiteiros ou de corte, com principal justificativa é que silagem de grãos potencializa a eficiência alimentar, ou seja, reduz custo de produção com alimentação. Durante o processo de silagem algumas técnicas devem ser rigorosamente adotadas e de forma que não implique em falha em fatores como umidade, moagem, adição de aditivos, uso da lona com barreira ao oxigênio e estocagem.

[pic 3]

OBJETIVOS

Determinação e avaliação físico-química da amostra utilizada para silagem.

[pic 4]

MATERIAIS E MÉTODOS

Na prática foi introduzido a amostra de silagem, misturada milho e bagaço de cana de açúcar, uso do Becker de 250mL para armazenamento da amostra, com descanso na balança de precisão para determinação de umidade para determinação rápida da umidade da amostra, sendo avaliados critérios como coloração da amostra, odor, pH e temperatura.

Durante o processo de silagem é necessário definir qual planta será utilizada, qual será o tipo de colheita na qual será encaminhada para a forrageira com trituração parcial da planta, devendo-se levar em conta no processo de ruminação do animal durante a prensa desse material sendo necessário deixar pedaços adequados para o consumo do animal. Após isso é levada para armazenamento em local fechado, sem a presença de oxigênio para que ocorra o processo anaeróbico fermentativos que com a diminuição do pH vai produzir bactérias que irão liberar acido lático, fazendo assim a conservação da forragem. É necessário que seja armazenada em camadas, com a compactação da silagem em plásticos ao redor e ao ser necessário sua utilização na retirada de uma parte desse material, o local deve ser novamente fechado. Essa forragem pode ser conservada durantes meses e até anos, se for conservada de maneira correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com