TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica - Aplicação De Processos físico-químicos Como Alternativa De Pré E pós-tratamento

Monografias: Resenha Crítica - Aplicação De Processos físico-químicos Como Alternativa De Pré E pós-tratamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2014  •  1.746 Palavras (7 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 7

Título da resenha: Aplicação de processos físico-químicos como alternativa de pré e póstratamento de lixiviados de aterros sanitários de autoria de: Luciano Matos Queiroz, Mailer Sene Amaral, Dione Mari Morita, Suher Carolina Yabroudi e Pedro Alem Sobrinho, publicado no periódico Eng Sanit Ambient, v.16 n.4, p. 403-410, out/dez 2011.

O artigo é dividido em dois experimentos que visam avaliar a aplicação da operação de stripping como pré-tratamento de um lixiviado de aterro sanitário visando à redução da carga de amônia afluente a um sistema biológico de tratamento (experimento 1), bem como, a utilização do processo de coagulação-floculação-sedimentação para a remoção da matéria orgânica recalcitrante de um lixiviado de aterro pré-tratado em um sistema de lodo ativado (experimento 2).

A pesquisa do primeiro experimento foi utilizou um lixiviado gerado no aterro localizado no Km 26 da rodovia dos Bandeirantes, no estado de São Paulo, conhecido como aterro Bandeirantes. Que do início da sua operação até o encerramento de suas atividades, recebeu mais de 23 milhões de toneladas de resíduos, onde o volume de resíduos recebido era de 7.000 t.d-1. Desse montante, 60% eram resíduos orgânicos e a vazão de lixiviado gerado aproximava-se de 1.500 m3.d-1 Durante o periodo da pesquisa o lixiviado foi coletado semanalmente, armazenado em galões de 20 L, transportado para o laboratório de Saneamento da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e mantido sob refrigeração a 4º C.

Foram realizadas duas configurações distintas para o primeiro experimento, que buscavam a avaliação do processo de stripping da amônia presente no lixiviado, A primeira consistia de um reator construído em chapas de acrílico (2,0 mm de espessura) com dimensões internas de 25x25x40 cm (volume útil igual a 20 L) mantido sob agitação (G=340 s-1) através de um agitador mecânico de palhetas simples (Fuzzylogie, modelo CAT R100C). No segundo sistema de tratamento, a operação de stripping era conduzida em um reator cilíndrico com diâmetro interno igual a 14,0 cm, também construído em chapas de acrílico (2,0 mm de espessura) cujo conteúdo era mantido sob agitação através de um sistema de aeração composto por um pequeno compressor e um dispersor de ar (bolhas grossas) imerso na coluna líquida. Vale ressaltar que todas as análises foram realizadas de acordo com APHA, AWWA, WEF (2005). A concentração de carbono orgânico total foi quantificada através da digestão ácida com persulfato de sódio aquecido.

O segundo experimento que foi realizado no aterro São João localizado no bairro do Sapopemba, na zona leste do município de São Paulo, durante o periodo de sua vida útil (entre os anos de 1992 e 2007), recebeu aproximadamente 27,9 milhões de toneladas de resíduos e a quantidade de lixiviado gerado, atualmente, ultrapassa 1.800 m³.d-1 e recebeu cerca de 6.000 t.d-1 de resíduos urbanos, teve o objetivo de avaliar a aplicação do processo de coagulação-floculação-sedimentação para remoção da matéria orgânica recalcitrante presente no efluente de um sistema de lodo ativado operado em bateladas sequenciais alimentado com lixiviado bruto.

O sistema de lodo ativado foi concebido para a remoção da matéria orgânica biodegradável e do nitrogênio amoniacal (nitrificação-desnitrificação) presentes no lixiviado bruto. O reator (42x42x66 cm) foi construído em chapas de acrílico (3,0 mm de espessura) e operou com volume útil igual a 70,0 L.

Os autores do artigo dividiram essa fase em duas etapas. Durante a primeira, avaliou-se a utilização do cloreto férrico anidro (FeCl3) como coagulante, já na segunda etapa, avaliou-se a aplicação do sulfato de alumínio hexahidratado Al2(SO4). 6H2O como agente coagulante.

A 1ª Etapa testes realizados aplicando FeCl3 como foi subdividida em três fases. Durante a primeira, investigou-se o uso do FeCl3 variando apenas a dosagem do sal, sem correção do pH do conteúdo dos jarros. Ao longo da segunda fase, variou-se a dosagem do coagulante e o pH das amostras contidas nos jarros. Durante a terceira fase, estudou-se a influência das condições de mistura tais como: gradiente de velocidade e o tempo de mistura sobre as eficiências de remoção de matéria orgânica recalcitrante.O principal parâmetro escolhido para medição da remoção da matéria orgânica recalcitrante foi a cor aparente.

A 2ª Etapa – Testes realizados aplicando Al2(SO4). 6H2O como coagulante, os testes seguiram a mesma metodologia utilizada durante aquela conduzida com a aplicação de FeCl3 como coagulante. A cor aparente continuou sendo utilizada como parâmetro para avaliação da remoção da matéria orgânica recalcitrante, entretanto, a aquisição de equipamento específico permitiu a realização de análises de carbono orgânico total (COT) em alíquotas retiradas do conteúdo dos jarros. As análises de COT permitiram, efetivamente, quantificar a matéria orgânica removida através do processo físico-químico de tratamento.

O aterro Bandeirantes é considerado um aterro maduro (aproximadamente 30 anos de operação), consequentemente, o lixiviado gerado nesse aterro possui uma concentração elevada de compostos recalcitrantes (relação DBO/DQO ≈ 0,3) o que dificulta sua estabilização através de processos biológicos de tratamento. Ao longo da condução dos experimentos, em ambos os sistemas, registrou-se uma redução na alcalinidade da água residuária (consumo entre 42 e 58%). Entretanto, de maneira paradoxal, o valor do pH do conteúdo dos reatores aumentou de valores próximos a 8,0 para 8,8, ao longo dos ciclos de tratamento, o que, certamente, representa uma vantagem do processo.

O segundo experimento foi realizado com o lixiviado oriundo do aterro São João e prétratado em um sistema de lodo ativado operado em bateladas sequenciais o lixiviado bruto foi coletado no período compreendido entre os meses março/2008 e janeiro/2009.

O lixiviado bruto era aplicado no sistema de lodo ativado operado em bateladas sequenciais obedecendo a uma razão de troca volumétrica igual a 10%, ou seja, 7,0 L de lixiviado para 70,0 L de volume útil do reator. A sequência das etapas do tratamento biológico era: alimentação – reação anóxica – aeração – sedimentação – descarte do sobrenadante. Após a etapa de sedimentação, o sobrenadante do reator era coletado e disposto no equipamento de jar-teste para realização do póstratamento físico-químico

Ficou evidente que as duas formas de remoção de parte de carga do N-NH3 adequados a remoção tiveram resultados muitos próximos que foram entre 3,5 e 3,6 mg N-NH3.L-1.h-1 e entre 3,2 e 3,3 mg N-NH3.L-1.h-1 mostrando que a agitação mecânica mais eficiente que reator submetido à aeração com bolhas grossas já ao longo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com