TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Embriologia

Por:   •  25/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 7

  [pic 1]

[pic 2]

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA – UNIRB FACULDADE REGIONAL BRASILEIRA – FARB

UNIDADE ARAPIRACA - AL

CAIO CESÁR DA SILVA BARBOSA

CLEISLA GONÇALVES DOS SANTOS

JUNIELE GONÇALVES DOS SANTOS

SILAGEM DE COLOSTRO (BOVINO)

ARAPIRACA- AL

2018

                                                                                                                                                          CAIO CESÁR DA SILVA BARBOSA

CLEISLA GONÇALVES DOS SANTOS

JUNIELE GONÇALVES DOS SANTOS

 [pic 3]

SILAGEM DE COLOSTRO (BOVINO)

Trabalho solicitado pela UNIRB como requisito de avaliação para a disciplina de Metodologia da Pesquisa sob a regência da professora Carla Fabiana Gomes de Jesus.

ARAPIRACA-Al

2018


SUMÁRIO[pic 4]

1-RESUMO DO PROJETO.................................................................................................... 4

2- INTRODUÇÃO ................................................................................................................... 5

3- OBJETIVOS ....................................................................................................................... 6

4- METODOLOGIA ............................................................................................................... 7

5- CRONOGRAMA ................................................................................................................ 9

6- REFERENCIAS ................................................................................................................ 10

 RESUMO DO PROJETO

As melhorias nas técnicas de alimentação e de manejo na exploração leiteira

viabilizaram alternativas econômicas para a criação de bezerras. A silagem de colostro é uma forma barata de se obter um substituto de boa qualidade nutricional ao leite, que deve ser substituído para diminuir os custos do produtor.


INTRODUÇÃO

O colostro é o primeiro leite secretado pela glândula mamária da vaca após o parto, sendo produzido por aproximadamente três dias, devendo ser fornecido às bezerras o mais rápido possível, pois é rico em anticorpos (transferência da imunidade passiva).

No entanto, a duração da secreção de colostro é variável, podendo se estender até o sexto dia após o parto e este colostro excedente não pode ser comercializado para o consumo humano. Porém, a utilização de colostro excedente pode ser uma alternativa viável, pois este tem mais proteínas, gorduras, minerais e vitaminas que o leite normal.

Quando a vaca pari, o colostro do dia pode ter mais de 14% de proteína, ou seja, cinco vezes mais que o leite normal. No segundo dia após o parto, o teor de proteína cai para aproximadamente 8% e no terceiro dia fica ao redor de 5%, valores ainda superiores se comparados com o leite normal. Como o custo na fase de aleitamento é elevado e o leite pode representar até 75% do custo alimentar nesta fase, surge a alternativa da utilização do colostro excedente na forma de silagem.

 O bezerro recém-nascido nem sempre dá conta de mamar tudo que a mãe produz, no caso de animais de alta produtividade acaba sobrando muito colostro, e como ele não pode ser vendido, muitas vezes o produtor acaba jogando fora essa substância que é tão rica em nutrientes.

Os ruminantes nascem praticamente sem anticorpos na circulação sanguínea, sendo estes adquiridos por meio da ingestão do colostro materno. A silagem de colostro é uma forma econômica de se obter um substituto ao leite de boa qualidade nutricional para as bezerras em aleitamento, além de diminuir os custos do produtor na criação desta categoria animal (BATISTA et al., 2016).                                          


OBJETIVOS

-Substituição do leite normal pela silagem de colostro na criação de bezerros leiteiros;

-Avaliação da aceitabilidade deste substituto do leite pelos mesmos;

-Incrementar o retorno econômico da atividade leiteira para Agricultores Familiares;

 -E manter bezerras sadias, bem desenvolvidas e com bom potencial de produção à baixo custo.

   


METODOLOGIA

                                                                                                                                                                           

Na propriedade Lagoa Nova do produtor José Gonçalves em Belo Monte - Alagoas, foi feita a coleta do colostro do 2°, 3°,4° e 5° dia pós-parto, nos dias 13/11 a 17/11/2018, obtendo um resultado esperado na ensilagem do mesmo.

O preparo da silagem de colostro consiste na coleta do colostro após a ordenha, o primeiro passo é esterilizar muito bem todas as garrafas, lavando com detergente neutro e enxaguando com água bem quente ou clorada. As tampinhas são deixadas de molho em água fervente. “Se não tiver muito cuidado com a higiene, ao invés dos microrganismos importantes para a silagem, vão crescer microrganismos indesejáveis, o que pode causar diarreia, ou alguma outra doença nos animais” (SAALFELD et al., 2013). Na boca da garrafa limpa e seca, além de funil, é colocado também uma peneira, para não passar nenhuma partícula indesejável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (151.3 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com