TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Imunidade ao Parasita

Por:   •  23/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O organismo dos animais produzem vários mecanismos de defesas contra corpos estranhos em que eles são expostos diariamente. As respostas imunológicas são oriundas dos mecanismos de defesa. Quando a primeira linha de defesa não consegue impedir um antígeno, é causada uma infecção. Essas infecções parasitárias, são causados por ectoparasitos, protozoários e helmintos.

RESUMO

Os protozoários podem apresentar uma resistência inata similar com os vírus e bactérias, os helmintos, são organismos adaptados, causando a doença quando invadem um hospedeiro não adaptado, ou quando está em um número maior que o normal, além de apresentarem uma cutícula extracelular expessa que dificulta a ação das defesas imunológicas. E já os artrópodes, modulam a resposta imune do hospedeiro através de substancias presentes na saliva, que tem o poder de inibir o processo inflamatório retardando a resposta imune.

A imunidade inata, ativa diferentes mecanismos em resposta aos protozoários e helmintos. A principal resposta aos protozoários é a fagocitose, mesmo a maioria sendo resistentes a morte fagocítica, e se multiplicando dentro dos macrófagos. Já os helmintos além de serem grandes para serem fagocitados, eles possuem tegumentos, tornando eles resistentes às substancias secretadas pelos fagócitos.

Os protozoários e helmintos possuem propriedades estruturais, bioquímicas e ciclo biológico variados, é onde a imunidade adaptativa entra atuando. O principal mecanismo de defesa contra protozoários intracelulares é a imunidade mediada por células, onde ocorre a ativação de macrófagos derivados dos linfócitos T. Já o principal mecanismo de defesa contra helmintos, é mediada também por linfócitos T que se resulta na produção de IgE e a ativação dos eosinófilos, que produzem enzimas tóxicas para os parasitos.

Um dos mecanismos de escape, é a mudança de antígenos de superfície, onde os protozoários ´´se escondem`` vivendo dentro de células ou formando cistos.

CONCLUSÃO

Embora alguns mecanismos de respostas estejam determinados em relação ao parasito, é importante o conhecimento e acompanhamento do desenvolvimento das adaptações desse parasita, utilizadas para perpetuar a espécie e criarem resistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (22.4 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com