TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leishmaniose

Por:   •  3/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.804 Palavras (16 Páginas)  •  1.352 Visualizações

Página 1 de 16

RESUMO

 A Leishmaniose trata-se de uma doença de grande importância na saúde pública, sendo uma zoonose, vem tomando dimensões preocupantes. Causada por um protozoário do gênero Leishmânia, transmitido ao homem através da picada dos mosquitos fêmea flebotomíneos.

Pode se manifestar de duas formas: a Leishmaniose Cutânea, caracterizada por lesões na pele, nariz, boca e até garganta; e a Leishmaniose Visceral, doença sistêmica que afeta principalmente o baço e o fígado.

Devido à urbanização dessa doença, há dificuldades no controle de vetores e reservatórios, além do desafio da conscientização da população e preparação de profissionais da saúde em diagnosticá-la e tratar os humanos acometidos.

Nossa maior preocupação é o diagnóstico precoce da doença e a eliminação, não só dos reservatórios caninos, mas também dos vetores. A Leishmaniose Visceral Canina encontra-se entre as doenças de maior preocupação da saúde pública, sendo assim, doença com caráter de notificação compulsória e, uma vez que o animal é diagnosticado como positivo, legalmente tem o sacrifício como obrigatório. Essa doença tem caráter crônico, e pode causar a morte em indivíduos imunossuprimidos e em crianças se não for diagnosticada precocemente e tratada adequadamente.

 No Brasil, o maior número de casos são registrados nas regiões Norte e Nordeste, onde a precariedade das condições sanitárias favorece a propagação da doença. Mas com o aumento do número de registros na Região Sudeste mostram que todo o país corre risco de epidemias de Leishmaniose.

Por fim, observa-se que para o controle da doença é preciso que as medidas sejam aplicadas concomitantemente, com comprometimento em todas as áreas da saúde, no sentido de reduzir a incidência e expansão da doença.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        6

2.        LEISHMANIOSE        7

2.1 O que é a doença?        7

2.2 A transmissão        7

2.3 Os Sintomas        7

3.DIFERENTES TIPOS DA DOENÇA        8

3.1 Leishmaniose Cutanea         8

3.2 Leishmaniose Visceral         8

3.3 Leishmaniose Mucocutanea         8

4. O CICLO DA DOENÇA        9

4.1 Ciclo do Vetor         10

5. VIAS DE TRANSMISSAO        10

6. PERIODO DE INCUBAÇÃO        11

7. DIAGNOSTICO DA LEISHMANIOSE        11

7.1 Diagnostico do Calazar - Parasitologico         11

           7.1.1 Diagnostico Sorologico         12

           7.1.2 hemograma         13

7.2 Diagnostico da Leishmaniose Tegumentar         14

            7.2.1 Metodo Parasitologico         14

            7.2.2 Metodo Imunologico        14

7.3 Diagnostico Diferencial         15

8.PREVENÇÃO        15

8.1 Medidas Prevendivas – Humanos          15

8.2 Medidas Preventivas - Vetor         15

8.3 Medidas Preventivas – Populaçao Canina         16

9. CONCLUSÃO         17

10.        BIBLIOGRAFIA        18


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade apresentar a doença Leishmaniose, que é considerada uma zoonose que pode acometer diversas espécies de animais, tais como os animais domésticos, animais silvestres e também acometer a espécie humana, através de contato com insetos vetores ou transmissores, conhecidos como flebotomíneos.

É uma zoonose de grande importância pois encontra-se entre as principais endemias consideradas prioritárias no mundo, leva-se a óbito grande parte humana quando não tratada, e é considerada caso de alta letalidade e periculosidade no caso dos animais.

O seu modo de transmissão é através da picada de inseto, mais conhecido por picada de “mosquito palha” ou “birigui” na qual acomete a espécie canina em sua grande maioria, entre os animais silvestres o macacão é alvo da leshimania também, e raramente acomete a espécie felina, porem todos podem entrar no ciclo deste parasita.

Há diferentes espécies de protozoários do gênero Leshimania, a mais comum na espécie canina é denominada Leishmaniose Visceral Canina -LVC.

No Brasil a maior parte dos casos encontrava-se na região Nordeste, porem atualmente vem abrangendo grande parte na região sudeste, e vem crescendo em todo o território nacional.

Na parte clínica, os cachorros apresentam a leishmaniose de forma cutânea e visceral. Onde forma cutânea é notado por grande lesões na pele e na forma visceral acomete órgãos de suma importância como o baço por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (309.8 Kb)   docx (550 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com