TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Patologia geral veterinária

Por:   •  18/11/2017  •  Resenha  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 4

Causas Mecanicas

Dentro dos fatores determinantes de patogenias em animais as causas mecânicas podem apresentar alterações importantes. Essas causas podem ser divididas em 3 tipos básicos de lesões, os traumas, os deslocamentos e as obstruções.

Trauma

E o nome que se da a uma lesão causada por ação mecânica e esta pode ser de origem física ou emocional, sua avaliação quanto a localização, dimensão área afetada é de extrema importância. Dentre os tipos de traumas podemos citar:

A Contusão é uma lesão causada por um objeto onde não há corte ou perfuração na pele, porem geralmente ocorre uma hemorragia interna, mas que pode ser observada pelo subcutâneo.

A Abrasão é um trauma ocorrido por um esfregaço em uma superfície áspera, como o asfalto em caso de atropelamento, essa lesão pode ser superficial ou em casos mais graves aprofundar ate o osso.

A Incisão é o nome que se da a lesão causada por um corte de um objeto afiado, mas apresenta como característica principal as bordas da lesão regulares e uma profundidade que pode atingir diversos planos acompanhados de hemorragia intensa.

A Laceração semelhante ao trauma anterior tambem é causado por um corte, porém apresenta as bordas irregulares e geralmente há uma homeostase natural impedindo a hemorragia, mas isso não é regra pois caso um órgão irrigado seja afetado a hemorragia ocorrerá.

Punctura é um trauma ocasionado por objeto fino e pontiagudo independente do seu calibre, é caracterizada por uma lesão inicial pequena, mas pode atingir estruturas profundas causando lesões graves. A punctura pode apresentar três diferentes formas: Penetrantes quando atinge apenas a pele por exemplo uma agulha de injeção subcutanea. Perfurantes quando atravessa a pele ou a parede do órgão e atingindo sua luz. Transfixantes quando o objeto atravessa as duas paredes por exemplo um projetil de arma de fogo.

Ruptura é um ferimento causado pela interrupção de uma estrutura por força de tração excessiva, comum em tendões e ligamentos.

A Fratura é um trauma ocasionado pelo rompimento de ossos e ou cartilagens, e podem ser classificadas em fraturas traumáticas que ocorre quando o osso é saudável e a quebra se dá por um impacto muito forte, fraturas espontâneas que ocorre por impacto leve devido ao enfraquecimento dos ossos por alguma doença, como a osteoporose e fraturas incompletas quando há o rompimento, mas as partes ósseas não se separam.

A Luxação é considerado trauma quando sua origem não é congênita, como característica esta lesão apresenta um deslocamento de uma articulação alterando sua relação anatômica normal temporariamente ou em alguns casos permanentemente.

Obstrução

É o nome dado a ação de impedir o transito de algo, bloquear a passagem do fluxo. Como causa mecânica a obstrução requer uma avaliação quanto a sua natureza e localização, pois dependendo de seu caráter pode levar a óbito. A obstrução pode ser classificada em:

Compressão  é uma lesão causada por uma pressão exercida externamente, comprimindo assim um órgão.

Estenose é diminuição da luz de um órgão, pelo espessamento de suas paredes por inflamação ou hipertrofia.

Obturação é a obstrução a luz de um órgão causado geralmente pela ingestão ou inalação de pequenos materiais ou ainda por cálculos.

Obstrução Funcional quando ocorre o bloqueio do fluxo de conteúdo de um órgão geralmente por perda da função do mesmo.

Deslocamentos

Os deslocamentos de causas mecânicas se da pela alteração de posição anatômica de alguns órgãos devido a um trauma, compressão, pressão de outros órgãos etc. Os tipos de deslocamentos mais comuns são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com