TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Patologia Geral

Por:   •  1/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 2

DISCIPLINA: Patologia Geral

Data: 02-05-2022

Questão 1. Durante um ano um halterofilista levantou peso para ficar musculoso, o que de fato aconteceu. Um estudante de patologia argumentou que isso ocorreu pelo aumento excessivo de fibras musculares. Você concorda com isso? Justifique

R: Sim, pois nesse caso ocorreu o processo chamado hipertrofia muscular que é o aumento do tamanho e volume dos músculos em resultado à sobrecarga imposta.

Questão 2. Durante a gravidez o útero aumenta consideravelmente o seu volume para alojar o concepto. Este é um caso de típico de:

  1. (x) Hiperplasia fisiológica
  2. Hipertrofia patológica
  3. Hipertrofia fisiológica
  4. Anaplasia

Questão 3.  Descreva as principais características da necrose e da apoptose, enfatizando nos seus aspectos patológicos. Enfatize nas alterações mitocondriais, caso esse fenômeno seja importante em um desses tipos de morte celular.

R: Necrose: é sempre patológica, com inflamação adjacente, ocorre o aumento do tamanho da célula, rompimento da membrana, pois é danificada, o conteúdo celular sofre digestão enzimática e o núcleo sofre encolhimento, fragmentação e redução de basofilia.

Apoptose: geralmente fisiológica, sem inflamação adjacente, não há o rompimento da membrana, também há redução do tamanho da célula; conteúdo celular permanece intacto, núcleo não sofre fragmentação.

Questão 4. Durante um AVC, um paciente apresentou obstrução da artéria cerebral média. Uma tomografia foi usada pelo neurologista para diagnosticar o tipo de AVC. Uma ressonância feita 15 dias após a lesão inicial mostrou aumento da lesão primária. Sobre esse evento patológico responda:

  1. Que tipo de AVC acometeu o paciente?

R: AVC isquêmico

  1. O que é responsável pela lesão primária e secundária?

R: Mecanismos como despolarização anóxica, falência energética (devido ao baixo suprimento de oxigênio), excitoxicidade (acúmulo de neurotransmissores), necrose, estresse oxidativo, despolarização peri-infarto (excesso de resposta elétrica no entorno da lesão), entrada excessiva de cálcio no tecido, lesão mitocondrial, inflamação, apoptose (morte celular programada).

  1. Que terapia existe atualmente para pacientes com este tipo de AVC?

      R: Atualmente a terapia que existe para pacientes com este tipo de AVC é a terapia trombolítica.

Questão 5. Durante a resposta inflamatória aguda, leucócitos alinham-se sobre a parede interna do endotélio. Depois eles sofrem transmigração e atravessam o vaso em direção área da lesão. As moléculas importantes para a fase inicial de lesão e a adesão fortes são:

  1. MCP-1 e trombospondina
  2. (x) Seletinas tipos E e P e integrinas
  3. Interleucinas
  4. Citocinas
  5. Não envolve moléculas de adesão celular

Questão 6. Após a transmigração pela parede dos vasos sanguíneos leucócitos migram corretamente para área de lesão tecidual. Como as células sabem o lugar onde existe a lesão e como chegam neste local? Qual o nome que se dá a este fenômeno?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com